Crendo e esperando em Deus!


Romanos 4.18-25: Abraão teve fé e esperança, mesmo quando não havia motivo para ter esperança, e por isso ele se tornou “o pai de muitas nações”. Como dizem as Escrituras: “Os seus descendentes serão muitos.” 19 Abraão tinha quase cem anos. Mas, mesmo quando ele pensou a respeito do seu corpo, que já estava como morto, ou quando lembrou que Sara não podia ter filhos, a sua fé não enfraqueceu. 20 Abraão não perdeu a fé, nem duvidou da promessa de Deus. A sua fé o encheu de poder, e ele louvou a Deus 21 porque tinha toda a certeza de que Deus podia fazer o que havia prometido. 22 Por isso Abraão, por meio da fé, “foi aceito por Deus.” 23 As palavras “foi aceito” não falam somente dele. 24 Falam também de nós, que seremos aceitos, nós os que cremos em Deus, o qual ressuscitou Jesus, o nosso Senhor. 25 Jesus foi entregue para morrer por causa dos nossos pecados e foi ressuscitado a fim de que nós fôssemos aceitos por Deus.

TER FÉ E ESPERANÇA É SER COMO UMA CRIANÇA

Certa vez Jesus estava ensinando quando um grupo de pessoas foram repreendidas pelos discípulos porque levaram algumas crianças para serem abençoadas por Jesus. Ele então respondeu que qualquer pessoa que quiser entrar no Seu reino precisa agir como se fosse uma criança, Marcos 10.13-16. Qual a lição que Jesus queria ensinar aos discípulos?

A criança tem um comportamento diferente dos adultos, exemplo: quando alguém lhe pede alguma coisa e lhe faz uma promessa, ele simplesmente acredita, ainda que a pessoa não cumpra, a criança está sempre disposta a acreditar. A simplicidade das crianças despertou o interesse de Jesus porque elas conseguem enxergar coisas e projetar imagens que os adultos não são capazes. Se queremos viver experiências extraordinárias com Deus, precisamos ser como uma criança.

QUANDO NÃO HÁ ESPERANÇA, AINDA RESTA UMA ESPERANÇA.

Romanos 4.18-25: Romanos 4.18-25: Abraão teve fé e esperança, mesmo quando não havia motivo para ter esperança, e por isso ele se tornou “o pai de muitas nações”. Como dizem as Escrituras: “Os seus descendentes serão muitos.”

Abraão é um exemplo de fé exatamente por causa da sua atitude em relação a Deus. Ele não sabia quando chegaria ao fim da jornada ou quando pisaria na terra prometida, mas de uma coisa ele tinha certeza – Deus estava guiando seus passos para a terra prometida, a qualquer ele ouviria a voz do Senhor dizendo: parabéns, você chegou aonde eu quero!

A esperança só tem valor quando está associada a fé, em Hebreus 11.1 o autor nos explica que A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver.” A nossa fé não pode ser uma fé apenas para o enfrentamento de batalhas ou conquista no presente, ela deve estar direcionada para o futuro – você lembra do passado, vive o presente e crê no futuro. A direção da nossa fé é o futuro, por isso temos esperança no que Deus irá fazer.

Quando Deus chamou Abraão e prometeu fazer dele uma grande Nação, foi como um pai que chama o filho e lhe diz para ir a determinado lugar e que lá encontrará um tesouro, não existe nenhuma garantia real, senão a fé e esperança. Abraão não duvidou, ele arrumou suas coisas e partiu imediatamente, sem uma direção certa, ele foi pela fé porque creu em Deus. O apostolo Paulo disse em Romanos que Abraão não havia motivos para ter esperança, ou seja, Abraão não saiu com o mapa em mãos ou tinha GPS com endereço certo para onde ir, ele simplesmente ouviu a voz de Deus e obedeceu.

ABRAÃO TINHA ESPERANÇA NA PROMESSA DE DEUS

Romanos 4.19-20: Abraão tinha quase cem anos. Mas, mesmo quando ele pensou a respeito do seu corpo, que já estava como morto, ou quando lembrou que Sara não podia ter filhos, a sua fé não enfraqueceu. 20 Abraão não perdeu a fé, nem duvidou da promessa de Deus. A sua fé o encheu de poder, e ele louvou a Deus.

Abraão não se deixou levar pela idade avançada, ele não criou impedimentos para deixar de viver a promessa em sua vida. Infelizmente, em nossos dias, muitas crentes deixam de fazer a obra de Deus e de experimentar algo extraordinária da parte de Deus em sua vida porque olham para as circunstâncias e se detém diante das dificuldades. Às vezes é preciso agir como uma criança, sonhar como José sonhou e acreditar tão somente que Deus está no controle. Uma criança pode se machucar e sofrer danos se desobedecer ao comando dos pais, mas se ela ouvir e fazer o que seus pais desejam, ela não irá se machucar e desfrutará boas experiências.

Deus é o nosso pai celestial e jamais irá nos colocar em situação de risco, se Deus quer que você ouse mais, avance e faça algo diferente, fique seguro que Deus irá te guiar até o fim.

A fé de Abraão era segura: ele olhou para si e viu a sua incapacidade para gerar filhos; ele olhou para Sara e também não viu nela a possibilidade de ser mãe; ele olhou para Deus e viu que o impossível poderia acontecer. Quando Abraão olha para Deus a Bíblia diz que “a sua fé o encheu de poder, e ele louvou a Deus”. Eu te convido hoje a olhar para Deus, encha o teu coração de fé e terás poder, louve a Deus e verá o milagre acontecer em tua vida.

Ao ler o chamado de Abraão temos a impressão que Deus é cruel com Abraão ao convidá-lo para uma longa jornada, mesmo ele sendo velho, prometer-lhe um filho como sucessor de uma terra e riquezas que o Senhor lhe daria quando chegasse a terra prometida. Abraão tinha 75 anos quando o Senhor lhe chamou e a promessa de um filho se cumpriu quando ele completou 100 anos.

 

ABRAÃO SOUBE ESPERAR NA PROMESSA DE DEUS

O que Abraão fez enquanto o Senhor não lhe deu um filho? Ele esperou em Deus. Mesmo que em determinados momentos ele tenha vacilado ao ter um filho com sua serva Hagar ou descido ao Egito sem consentimento de Deus, mas no final ele estava no lugar certo onde Deus queria e por isso foi recompensado com o nascimento de Isaque. Esse tempo de espera eu acredito que tenha sido o tempo de preparação e aprendizado para que Abraão valorizasse o nascimento e a vida de Isaque.

  • Os versos 21,22 diz: porque tinha toda a certeza de que Deus podia fazer o que havia prometido. 22 Por isso Abraão, por meio da fé, “foi aceito por Deus.”

Ninguém espera por algo ou alguém se não valer a pena. Abraão esperou porque sabia que Deus tinha algo importante para lhe dar e que valia a pena esperar. A sua fé não era irracional ou imatura, ele esperou porque tinha uma fé racional – quem crê, pensa, ele sabia que humanamente era impossível ter filhos com Sara, mas ele acreditava no Deus que faz milagres. Por onde Abraão passava ele erguia um altar de adoração a Deus, aqueles altares representavam a sua confiança nas promessas de Deus.

O DEUS DE ABRAÃO É O NOSSO DEUS

Romanos 4.22-25: Por isso Abraão, por meio da fé, “foi aceito por Deus.” 23 As palavras “foi aceito” não falam somente dele. 24 Falam também de nós, que seremos aceitos, nós os que cremos em Deus, o qual ressuscitou Jesus, o nosso Senhor. 25 Jesus foi entregue para morrer por causa dos nossos pecados e foi ressuscitado a fim de que nós fôssemos aceitos por Deus.

Tenha uma fé verdadeira em Deus, Romanos 1.17 declara que “o justo viverá da fé” e em Hebreus 10.38,39 lemos: E todos aqueles que eu aceito terão fé em mim e viverão. Mas, se uma pessoa voltar atrás, eu não ficarei contente com ela.” 39 Nós não somos gente que volta atrás e se perde. Pelo contrário, temos fé e somos salvos.

Deus procura por pessoas que creiam que Ele existe. Alguém capaz de confiar em sua Palavra. A falta de fé era a principal causa da tristeza de Jesus e a sua maior alegria era quando alguém cria Nele e no Seu poder. A verdade que muitos cristãos ignoram: DEUS NÃO RESPONDE ÀS NOSSAS NECESSIDADES E DESEJOS; DEUS RESPONDE A NOSSA FÉ!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s