Multiplicando a 30,60 e 100 por um


Mateus 13.23 – E as sementes que foram semeadas em terra boa são aquelas pessoas que ouvem, e entendem a mensagem, e produzem uma grande colheita: umas, cem; outras, sessenta; e ainda outras, trinta vezes mais do que foi semeado.

Uma grande multidão se reuniu para ouvir os ensinamentos de Jesus, o número era tão grande que ele precisou subir em um barco enquanto o povo ficou em pé na praia. Jesus queria ensinar para as pessoas várias coisas e por isso contou-lhes uma parábola. Com base no texto sagrado da parábola do semeador eu aprendo algumas lições:

Primeira lição. O semeador saiu com a missão de semear as sementes em todo o terreno (v.3).

Jesus disse aos discípulos que eles eram como aquele semeador e que deveriam semear a boa semente, que é a palavra de Deus. O terreno representa o mundo em sua totalidade geográfica; as pessoas são parte desse terreno representada pelas áreas onde as sementes são lançadas, por isso onde houver uma pessoa que possa ouvir o evangelho é o nosso dever alcançá-la.

Segunda lição. Algumas sementes se perderam porque foram lançadas na beira do caminho.

Jesus disse que essas sementes representam as pessoas que ouvem a palavra, mas elas não entendem, o maligno vem e tira o que foi semeado no coração delas. Essas pessoas embora ouçam o evangelho são mentalmente confusas e presas fáceis para os ataques do maligno.

Terceira lição. Algumas sementes caíram entre as pedras, brotaram e tiveram uma vida curta porque não tinham raízes.

Elas representam as pessoas emotivas que ouvem e aceitam com alegria a palavra, porém não são capazes de enfrentar sofrimentos ou perseguições por causa do evangelho, a sua melhor opção é o abandono da fé. Elas estão na igreja enquanto a palavra for conveniente e desistem quando são confrontadas acerca da sua fé, são os consumidores de bênçãos que não resistem às provações.

Quarta lição. Algumas sementes caíram em meios dos espinhos, cresceram, foram sufocadas e se tornaram infrutíferas.

Elas representam as pessoas que ouvem e recebem a mensagem e chegam a se desenvolver na fé, mas são tomadas pelas preocupações do mundo e pela ilusão das riquezas que sufocam a palavra em seus corações tornando-as espiritualmente infrutíferas.

Quinta lição. Uma boa parte das sementes caiu em terra boa e deram grandes resultados.

É exatamente isso que devemos esperar daqueles que se dizem discípulos de Jesus, que sejam capazes de produzir bons resultados gerando novas sementes que serão lançadas em novos terrenos. É o efeito multiplicador do Evangelho de Cristo lançado nos corações das pessoas, alguém recebe a palavra e compartilha com outras pessoas. Algumas prerrogativas importantes dessas pessoas:

  1. Elas ouvem a palavra. Esse é um mandamento Bíblico e o maligno não quer que as pessoas ouçam a mensagem do Evangelho: II Coríntios 4.4 – Eles não podem crer, pois o deus deste mundo conservou a mente deles na escuridão. Ele não os deixa ver a luz que brilha sobre eles, a luz que vem da boa notícia a respeito da glória de Cristo, o qual nos mostra como Deus realmente é.
    • A terra representando o coração é boa. Às vezes o solo não é bom suficiente para receber sementes, o lavrador então prepara o solo tirando as imperfeições até que se torne apto para plantar; do mesmo modo, algumas pessoas passam por situações na vida que mudam a sua maneira de pensar sobre o evangelho e quando ouvem a palavra, aceitam com alegria.
    • Quem ouve a palavra recebe a Cristo como seu convidado especial. Todos os dias a semente do evangelho está sendo lançada e muitas pessoas estão recebendo à Cristo em seus corações, o segredo é bem simples – ouvir o que Ele diz (Ap 3.20) – Escutem! Eu estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa, e nós jantaremos juntos.
  1. Elas entendem a Palavra. Muitas pessoas vêm a Cristo, mas não entendem sua Palavra e vivem perdidos dentro da igreja, nem todo aquele que se julga cristão entende a Palavra de Deus, alguns são frequentadores de reuniões na igreja, mas quando estão nas rotinas diárias continuam agindo na ignorância porque não entendem a palavra.
    • Nos dias do profeta Oseias o povo estava sendo destruído porque não tinham entendimento, até os sacerdotes deixaram de buscar o conhecimento. Em nossos dias ocorre à mesma situação, muitas pessoas vão às igrejas e não buscam ao Senhor, líderes se inspiram em fontes duvidosas ao invés de buscar subsídios bíblicos para suas ministrações, muitos estão deixando de buscar a Deus pelo entendimento e preferem viver de emoções e filosofias humanas que não garantem salvação eterna (Os 4.6 RA) – O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento…
    • Sem entendimento a igreja fracassa em sua missão. Quando o diabo não consegue impedir as pessoas de ouvirem o evangelho, ele cria outras situações para evitar que o evangelho que receberam germine em seus corações. Há muitas pessoas frustradas que vieram a Cristo esperando se livrar dos problemas e acabaram sufocadas nas suas fraquezas e nos interesses mundanos, deixaram de buscar ao Senhor e por isso fracassaram na fé. A recomendação bíblica é que devemos crescer gradativamente a cada dia no conhecimento, II Pedro 3.18 – Porém continuem a crescer na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Glória a ele, agora e para sempre! Amém!
  1. Elas produzem grande colheita. O reino de Deus é um reino de multiplicação, mesmo quando há divisões ou evasão o propósito será sempre de crescimento, as sementes que são lançadas em terra boa sempre se multiplicarão.
  • Atos 8.1,4: E Saulo aprovou a morte de Estêvão. Naquele mesmo dia a igreja de Jerusalém começou a sofrer uma grande perseguição. E todos os cristãos, menos os apóstolos, foram espalhados pelas regiões da Judéia e da Samaria. 4 Aqueles que tinham sido espalhados anunciavam o evangelho por toda parte.
  • Atos 9.31: Em toda a região da Judéia, Galiléia e Samaria, a Igreja estava em paz. Ela ficava cada vez mais forte, crescia em número de pessoas com a ajuda do Espírito Santo e mostrava grande respeito pelo Senhor Jesus.
    • Se a terra for boa haverá uma grande colheita. Todo cristão foi chamado para ser um multiplicador no reino de Deus. Nesse ano nós trabalhamos o lema ‘produzindo bons frutos para o reino de Deus’; para o próximo ano o nosso lema baseado em Mateus 13.23 será ‘2016 o ano da multiplicação’. Todos nós podemos ser um agente multiplicador no reino de Deus, depende do quanto o nosso coração está disposto a se encher do Espírito de Deus e obedecer a sua vontade. A ordem continua a mesma para todos, Marcos 16.15 – Então ele disse: – Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a todas as pessoas.
  1. A produção não é igual para todas, algumas sementes reproduzem trinta, outras sessenta e outras cem por um. A semente lançada era a mesma para todo o terreno assim como o evangelho é único em todo o mundo, mas o tipo de solo faz com que algumas se percam. Que grande revelação temos nessa palavra: embora a palavra anunciada seja a mesma, algumas pessoas são mais producentes do que outras e consequentemente geram mais resultados do que as outras.
    • A multiplicação está totalmente relacionada ao tipo de solo, assim como o crescimento da ADI em 2016 está relacionado ao tipo de coração que ocupa a vida de cada um de seus membros. Se nós queremos crescer e multiplicar-se como uma igreja que representa o reino de Deus na terra, nós devemos dar três passos:
  • O primeiro passo é aprender a ouvir com mais atenção à palavra de Deus. Não existe outra maneira de aprender se não for ouvindo a mensagem da salvação. Você pode louvar e adorar a Deus de várias maneiras, mas somente ouvindo a mensagem saberá o que o Senhor deseja para a tua vida, Romanos 10.17 – Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo. Quando eu falo sobre ouvir eu me refiro a ouvir muitas vezes o que Deus a dizer a fim de não ser enganado pelo coração ou motivações pessoais, quanto mais ouvimos mais sabemos o que Deus deseja para nós.
  • O segundo passo é entender a palavra de Deus, só entende quem aprende a ouvir. Quando a pessoa aprende ela rompe com certos paradigmas, conceitos de santidade camuflada pela religiosidade e permite que o Espírito Santo conduza a sua vida para os propósitos de Deus. Quem entende não se engana acerca da vontade de Deus, Salmos 40.8 – Eu tenho prazer em fazer a tua vontade, ó meu Deus! Guardo a tua lei no meu coração.”
  • Lançar a semente que é a palavra de Deus. Cada pessoa ao seu redor representa um tipo de solo onde será lançada a semente, você não sabe se há no solo aves de rapina, pedras, espinhos ou outras dificuldades que impeçam o crescimento da semente. A sua função no reino como semeador é apenas lançar a semente e esperar o tempo da colheita. II Timóteo 4.2 – pregue a mensagem e insista em anunciá-la, seja no tempo certo ou não. Procure convencer, repreenda, anime e ensine com toda a paciência

O resultado esperado ao darmos esses três passos é alcançar uma boa colheita. Embora muitas sementes se percam no processo de semeadura e crescimento, aquelas que caírem em terra boa se reproduzirão em 30, 60 e até por um.

Para que as sementes lançadas em terra boa se reproduzam é necessário um período de espera, leva um tempo até que os frutos se tornem visíveis e gerem novas sementes. Faz 07 anos que a ADI vem lançando sementes nos corações das pessoas, infelizmente muitas sementes se perderam, mas das que caíram em terra boa algumas brotaram e começaram a se reproduzir, outras em breve também se reproduzirão. Em 2016 eu creio que nós veremos muitas sementes se reproduzindo através de vocês, pois será o ano da MULTIPLICAÇÃO.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s