5 Palavras para 2016


Na passagem de I Coríntios 14.19, o apóstolo Paulo está falando sobre dons espirituais, mas o que me atraiu nesse verso é a declaração paulina que diz: “Porém nas reuniões da igreja prefiro dizer cinco palavras que possam ser entendidas,…”.

Eu pensei sobre cinco palavras que possam ser aplicadas à minha vida, principalmente em relação ao ministério pastoral e a igreja, e cheguei as seguintes palavras que compartilho com você.

 PRIMEIRA PALAVRA: FIDELIDADE

Se você deseja seguir a Cristo conforme ensina a Bíblia é necessário ser fiel a Ele em toda a sua vida. Segundo o dicionário fidelidade significa: lealdade, constância, firmeza, perseverança. A fidelidade é dever de todo cristão.

A fidelidade depende de uma ação direta do Espírito Santo na vida da pessoa. Dificilmente você conseguirá ser 100% fiel sem contar com a ajuda do Espírito Santo, pois a natureza humana irá tenta-lo a todo o momento para quebrar sua aliança com Deus. Gálatas 5.22 – Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade,

A Fidelidade do cristão inclui sua vocação ministerial, significa ser fiel a sua chamada e a utilização dos dons que recebeu do Senhor. Veja a recomendação de Paulo ao presbítero Timóteo, I Tm 6.14 – Cumpra a sua missão com fidelidade, para que ninguém possa culpá-lo de nada, e continue assim até o dia em que o nosso Senhor Jesus Cristo aparecer.

A Fidelidade inclui apoiar e lutar por seus líderes, uma virtude que somente os corajosos adquirem. Êxodo 17.8-13, fala da peleja israelita contra Amaleque. Josué foi fiel a Moisés na batalha e só parou de lutar quando Moisés abaixou os braços. Arão e Hur foram apoiadores de Moisés ao manter seus braços erguidos durante toda a batalha. No final, Israel prevaleceu porque seus homens eram fiéis a Moisés.

A fidelidade a Deus permite que você desfrute boas promessas na vida, Números 14.24 – Mas o meu servo Calebe tem um espírito diferente e sempre tem sido fiel a mim. Por isso eu farei com que ele entre na terra que espionou, e os seus descendentes vão possuir aquela terra.

A fidelidade deve seguir a pessoa até o fim da sua vida, a coroa eterna será dada somente aos que perseverarem suportando todas as aflições por causa da sua fidelidade. Tiago 1.12 – Feliz é aquele que nas aflições continua fiel! Porque, depois de sair aprovado dessas aflições, receberá como prêmio a vida que Deus promete aos que o amam.

 SEGUNDA PALAVRA: COMPROMETIMENTO

A palavra comprometimento vem do verbo ‘comprometer’, significa: fazer uma promessa e empenhar-se para cumprir. Não basta assumir um compromisso o que precisamos de fato é estar comprometido com o compromisso assumido. Veja a diferença entre uma pessoa com compromisso e uma pessoa comprometida.

  • Compromisso é algo assumido, uma palavra empenhada, um gesto de apoio, um sentimento de dever e atitude de responsabilidade diante de alguma coisa;
  • Comprometimento é como você faz para cumprir o compromisso assumido, dedicação total e intensa a um objetivo, causa, meta, desafio ou missão, seja individualmente ou coletivamente.

O comprometimento leva você a suportar outras as pessoas que pensam diferente com amor, o teu alvo principal é contribuir para que Cristo estabeleça a sua igreja através da unidade da fé. Efésios 4.1-3 – Por isso eu, que estou preso porque sirvo o Senhor Jesus Cristo, peço a vocês que vivam de uma maneira que esteja de acordo com o que Deus quis quando chamou vocês. 2 Sejam sempre humildes, bem educados e pacientes, suportando uns aos outros com amor. 3 Façam tudo para conservar, por meio da paz que une vocês, a união que o Espírito dá.

O comprometimento te leva a abdicar dos interesses pessoais para agradar a Cristo, Marcos 8.34 – Aí Jesus chamou a multidão e os discípulos e disse: – Se alguém quer ser meu seguidor, que esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhe.

 TERCEIRA PALAVRA: OBEDIÊNCIA

Cristo é o nosso maior exemplo de obediência, Fp 2.8 – ele foi humilde e obedeceu a Deus até a morte – morte de cruz.

A obediência a Palavra de Deus é o caminho para uma vida abençoada. Is 1.19 – Se forem humildes e me obedecerem, vocês comerão das coisas boas que a terra produz. Porém, a pessoa que não aprende obedecer pode sofrer perdas irreparáveis na vida, Is 1.20 – Mas, se forem rebeldes e desobedientes, serão mortos na guerra. Eu, o SENHOR, falei.”

A obediência deve ser parte da nossa vida no lar, na igreja, nos relacionamentos, nos negócios, em todas as áreas. Exemplo: os filhos que desejam prolongar seus dias na terra devem obedecer aos pais, Ef 6.2,3 – Como dizem as Escrituras: “Respeite o seu pai e a sua mãe.” E esse é o primeiro mandamento que tem uma promessa, a qual é: 3 “Faça isso a fim de que tudo corra bem para você, e você viva muito tempo na terra.”

A obediência aos líderes e pastores é uma recomendação bíblica. Quando alguém me procura para dizer que não obedece ao seu pastor eu aconselho essa pessoa a rever seus conceitos com base em Hebreus 13.17 – Obedeçam aos seus líderes e sigam as suas ordens, pois eles cuidam sempre das necessidades espirituais de vocês porque sabem que vão prestar contas disso a Deus. Se vocês obedecerem, eles farão o trabalho com alegria; mas, se vocês não obedecerem, eles trabalharão com tristeza, e isso não ajudará vocês em nada.

A obediência agrada mais a Deus do que os rituais de sacrifícios a fim de agradá-Lo, I Sm 15.22 – Samuel respondeu: – O que é que o SENHOR Deus prefere? Obediência ou oferta de sacrifícios? É melhor obedecer a Deus do que oferecer-lhe em sacrifício as melhores ovelhas.

 QUARTA PALAVRA: COMUNHÃO

Comunhão significa realizar algo em comum com outras pessoas, ter a mesma sintonia de sentimentos; uniformidade no modo de pensar, agir ou sentir, sinergia. No sentido bíblico essa palavra possui uma amplitude ainda maior, ela também representa a unidade que Jesus deseja para os seus seguidores, Jo 17.21 – E peço que todos sejam um. E assim como tu, meu Pai, estás unido comigo, e eu estou unido contigo, que todos os que crerem também estejam unidos a nós para que o mundo creia que tu me enviaste.

Uma das qualidades da igreja primitiva é a atmosfera de comunhão em que eles viviam. Atos 2.42 – E todos continuavam firmes, seguindo os ensinamentos dos apóstolos, vivendo em amor cristão (COMUNHÃO), partindo o pão juntos e fazendo orações.

O Salmo 133.1-3 descreve o quanto a comunhão é benéfica na vida da igrejaComo é bom e agradável que o povo de Deus viva unido como se todos fossem irmãos! 2 É como o azeite perfumado sobre a cabeça de Arão, que desce pelas suas barbas e pela gola do seu manto sacerdotal. 3 É como o orvalho do monte Hermom, que cai sobre os montes de Sião. Pois é em Sião que o SENHOR Deus dá a sua bênção, a vida para sempre.

A comunhão cristã é uma excelente forma para atrair outras pessoas à família da fé. Geralmente as pessoas estão buscando relacionamentos e boas amizades e a igreja pode propiciar tudo isso através da comunhão. Muitas pessoas conheceram o evangelho e se converteram a Cristo através da comunhão com parentes e amigos, agora imagine quantas pessoas poderão ser atraídas para uma igreja que tenha a comunhão como sua marca. Atos 2.47 – Louvavam a Deus por tudo e eram estimados por todos. E cada dia o Senhor juntava ao grupo as pessoas que iam sendo salvas.

 QUINTA PALAVRA: COMPETÊNCIA

Essa palavra está relacionada às nossas atribuições, capacidades e suficiência. Porém, essa palavra não deve ser confundida com o desempenho, algumas pessoas cumprem suas obrigações com desempenho insatisfatório porque não são competentes naquilo que fazem. Segundo a psicologia a competência se baseia numa tríade conhecida como CHA – Conhecimento, Habilidade e Atitudes.

Quando me refiro a igreja e aos dons espirituais a nossa competência é alcançada pela graça de Deus. Portanto, se você deseja ser um cristão competente no Reino de Deus deve buscar a plenitude do Espírito Santo que graciosamente oferece os dons necessários para servir, Romanos 12.6-8 – Portanto, usemos os nossos diferentes dons de acordo com a graça que Deus nos deu. Se o dom que recebemos é o de anunciar a mensagem de Deus, façamos isso de acordo com a fé que temos. 7 Se é o dom de servir, então devemos servir; se é o de ensinar, então ensinemos; 8 se é o dom de animar os outros, então animemos. Quem reparte com os outros o que tem, que faça isso com generosidade. Quem tem autoridade, que use a sua autoridade com todo o cuidado. Quem ajuda os outros, que ajude com alegria. 11 Trabalhem com entusiasmo e não sejam preguiçosos. Sirvam o Senhor com o coração cheio de fervor.

Quando o assunto se refere às habilidades naturais, Deus te dá responsabilidades na medida certa como descreve a parábola dos talentos, o patrão entregou a cada empregado uma quantia em dinheiro segundo a capacidade de cada um, Mateus 25.14,15 – Jesus continuou: – O Reino do Céu será como um homem que ia fazer uma viagem. Ele chamou os seus empregados e os pôs para tomarem conta da sua propriedade. 15 E lhes deu dinheiro de acordo com a capacidade de cada um: ao primeiro deu quinhentas moedas de ouro; ao segundo deu duzentas; e ao terceiro deu cem. Então foi viajar.

A competência espiritual e a natural podem ser encontradas através da Bíblia, ele irá te ensinar tomar as melhores decisões e obter os melhores dons e habilidades, II Tm 3.16,17 – Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. 17 E isso para que o servo de Deus esteja completamente preparado e pronto para fazer todo tipo de boas ações.

5 palavras para 2016_MPorém nas reuniões da igreja prefiro dizer cinco palavras que possam ser entendidas: fidelidade; comprometimento; obediência; comunhão; competência.

Aplicar essas palavras a nossa vida irá exigir de cada um de nós um espírito de sacrifício no cumprimento da nossa missão a fim de alcançarmos a recompensa que vem de Deus. Aqueles que não se dedicam e não buscam desenvolver suas habilidades e competências caminham lentamente ladeira abaixo ao encontro da mediocridade. Os sábios reconhecem seus caminhos e por isso serão vitoriosos.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s