Propósitos e motivações para 2016


Todo ano é sempre a mesma história – as pessoas fazem planos para o novo ano e muitos desses planos jamais serão executados ou alcançados. Isso faz parte da natureza humana, desejar e sonhar novas metas e estabelecer novos propósitos para a vida. Porém, precisamos ter o cuidado e em primeiro lugar submeter qualquer propósito à vontade de Deus, pois alguns propósitos embora pareçam bons na verdade poderão nos conduzir a ruína total.

O significado da palavra propósito: Intenção de fazer ou deixar de fazer alguma coisa; Desígnio, intento, projeto; Objeto que se tem em vista; fim, mira.

A motivação segundo a psicologia representa uma espécie de energia psicológica ou tensão que põe em movimento o organismo humano, determinando um dado comportamento. Ato de motivar; Exposição de motivos.

Há dois tipos de propósitos bastante comuns à vida das pessoas e cada um se enquadra em um deles. Para cada um desses propósitos existe a possibilidade de alcançar e realizar ou não, a nossa motivação está totalmente relacionada a ambas.

  • Propósitos para o mal, podem ser alcançados e não alcançados
  • Propósitos para o bem, podem ser alcançados e não alcançados

01 – Exemplo bíblico de propósito para o mal não alcançado e sua motivação:

  • Propósito: Saul intentava matar Davi (I Sm 18.6-16; 19.1)
  • Motivação: inveja por causa das proezas de Davi

O que aprendemos?

  • Devemos guardar o coração porque ele é a fonte tanto do bem quanto do mal – Mateus 15.18,19: Mas o que sai da boca vem do coração. É isso que faz com que a pessoa fique impura. 19 Porque é do coração que vêm os maus pensamentos, os crimes de morte, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, as mentiras e as calúnias.
  • Embora Saul tivesse um propósito que aparentemente era “politicamente correto”, no seu coração havia maldade e inveja, por isso Deus guardou a Davi. Para aqueles que estão em Cristo: os maus propósitos não prevalecem contra o ungido do Senhor!
  • Salmos 91. 10-14 – Por isso, nenhum desastre lhe acontecerá, e a violência não chegará perto da sua casa. 11 Deus mandará que os anjos dele cuidem de você para protegê-lo aonde quer que você for. 12 Eles vão segurá-lo com as suas mãos, para que nem mesmo os seus pés sejam feridos nas pedras. 13 Com os pés você esmagará leões e cobras, leões ferozes e serpentes venenosas. 14 Deus diz: “Eu salvarei aqueles que me amam e protegerei os que reconhecem que eu sou Deus, o SENHOR. 15 Quando eles me chamarem, eu responderei e estarei com eles nas horas de aflição. Eu os livrarei e farei com que sejam respeitados. 16 Como recompensa, eu lhes darei vida longa e mostrarei que sou o seu Salvador.”

02 – Exemplo bíblico de propósito para o mal alcançado e sua motivação:

  • Propósito: Acabe deseja comprar a vinha de Nabote
  • Motivação: Possuir a vinha de Nabote

O que aprendemos?

  • O rei Acabe tinha outras vinhas, provavelmente melhores que a de Nabote, mas o desejo de possuir o que era do outro, fez sua mulher Jezabel contratar falsos acusadores contra Nabote levando-o a morte.
  • Embora o rei Acabe tenha alcançado o seu propósito derramando sangue inocente, as consequências desse mal praticado foi a sua destruição, da sua esposa e de toda a sua família. II Reis 9.8 Toda a família e todos os descendentes de Acabe devem morrer. Eu vou acabar com todos os homens da família dele, tanto os jovens como os velhos.
  • Algumas pessoas são movidas por propósitos que não são divinos e o perigo ao alcança-los é ser premiado com a sua própria destruição, Pv 14.12 – Há caminhos que parecem certos, mas podem acabar levando para a morte.

03 –Exemplo bíblico de propósito para o bem não alcançado e sua motivação:

  • Propósito: Moisés desejava conduzir o povo até a terra prometida – (Ex 6.8,9; Dt 3.23-38)
  • Motivação – Livrar o povo da escravidão do Egito e construir uma nova Nação, conforme promessa de Deus a Abraão, Isaque e Jacó.

A lição que aprendemos com Moisés:

  • Moisés tinha um grande propósito que era conduzir o povo israelita até a terra que Deus tinha prometido a Abraão, Isaque e Jacó, a terra prometida. Mas, a incredulidade, rebeldia e murmuração do povo o fez passar 40 anos circulando pelo deserto (Nm 14.1-38), quando finalmente ele avistou a terra prometida já não tinha forças e idade para conquista-la.
  • Que triste cena para Moisés, embora o seu propósito fosse digno ele não pode alcançar por causa do povo: – Mas por causa de vocês o SENHOR estava irado comigo e não atendeu o meu pedido. Pelo contrário, ele disse: “Chega! Não fale mais nisso! (Dt 3.26).
  • Não deixe para tomar decisões quando for tarde demais, o tempo passa e quando menos esperamos a nossa vida se esvai, Jó 14.2 O ser humano é como a flor que se abre e logo murcha; como uma sombra ele passa e desaparece.
  • Às vezes deixamos de alcançar determinados propósitos porque nos deixamos ser levados por pessoas descrentes que interrompem as nossas conquistas. Gn 19.26 – E aconteceu que a mulher de Ló olhou para trás e virou uma estátua de sal.

04 –Exemplo bíblico de propósito para o bem alcançado e sua motivação:

  • Propósito: A mulher que tinha um fluxo de sangue havia 12 anos, tinha esgotado seus recursos com os médicos, decide tocar em Jesus para ser curada, Lucas 8.42: porque a sua filha única, de doze anos, estava morrendo. Enquanto Jesus ia caminhando, a multidão o apertava de todos os lados. – Mateus 9.20: Certa mulher, que fazia doze anos que estava com uma hemorragia, veio por trás de Jesus e tocou na barra da capa dele.
  • Motivação: buscar um milagre impossível do ponto de vista humano, Lucas 8.43: Nisto, chegou uma mulher que fazia doze anos que estava com uma hemorragia. Ela havia gastado com os médicos tudo o que tinha, mas ninguém havia conseguido curá-la. – Mateus 9.21: Pois ela pensava assim: “Se eu apenas tocar na capa dele, ficarei curada.” –

Lição que aprendemos:

  • Se você tem um bom propósito, aprovado por Deus, não desista. Nunca será tarde para você alcançar as promessas que Deus tem para você. Um dos objetivos de Jesus vir ao mundo foi trazer cura aos enfermos e essa mulher desejou algo que era perfeitamente aprovado por Deus, a sua cura.
  • Os recursos da mulher acabaram, mas a sua motivação ao romper o círculo formado pela multidão ao redor de Jesus garantiu que o seu propósito fosse alcançado – a sua cura.
  • Quando os seus esforços e recursos estavam acabando e tudo parecia perdido surge uma boa notícia, o homem chamado Jesus estava passando bem perto, a sua motivação se reacendeu e ela não perdeu a oportunidade. Quem tem um propósito deve estar sempre atento às oportunidades, as vezes elas surgem quando o improvável acontece, nesse momento a motivação para alcançar o propósito é essencial. Isaias 26.3 (NTLH) “Tu, ó Senhor, dás paz e prosperidade, AS PESSOAS QUE TÊM UMA FÉ FIRME, às pessoas que confiam em ti

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s