Cuidado com os falsos líderes!


Embora a palavra de Paulo aos líderes das igrejas que estavam reunidos em Mileto, especialmente os de Éfeso, tenha sido dura, o seu propósito era revelar sua grande preocupação com relação ao futuro da igreja de Deus. Atos 20.28-30: Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho que o Espírito Santo entregou aos seus cuidados, como pastores da Igreja de Deus, que ele comprou por meio do sangue do seu próprio Filho. 29 Pois eu sei que, depois que eu for, aparecerão lobos ferozes no meio de vocês e eles não terão pena do rebanho. 30 E chegará o tempo em que alguns de vocês contarão mentiras, procurando levar os irmãos para o seu lado.

Paulo reconhece o alto valor que Deus pagou pela igreja ao entregar seu próprio filho na cruz e entende que o surgimento de falsos líderes era consequência natural do crescimento do evangelho, o que ele pretende é alertar à igreja que tenham cuidado com os falsos líderes, pois eles irão agir impiedosamente, sem temor à Deus, com um único propósito – atrair as pessoas para si, ao invés de Deus.

Essa não foi a única vez em que Paulo advertiu à igreja sobre o perigo dos falsos líderes, em várias ocasiões ele lembrou aos irmãos que tivessem cuidado e ficassem atentos a maneira como eles costumam agir na igreja. Para Paulo os cristãos devem estar preparados para enfrentar os inimigos internos que agem no meio da igreja, agindo como se fossem de Deus quando na verdade são inimigos da cruz de Cristo, Filipenses 3.18: Já disse isto muitas vezes e agora repito, chorando: existem muitos que, pela sua maneira de viver, se tornam inimigos da mensagem da morte de Cristo na cruz.

O apóstolo Pedro também advertiu aos irmãos sobre o perigo dos falsos mestres. II Pedro 2.17-19: Esses falsos mestres são como poços sem água e como nuvens levadas pelo vento. Deus reservou para eles um lugar na mais profunda escuridão. 18. Eles dizem coisas orgulhosas e loucas e com os seus desejos impuros e imorais enganam as pessoas que estão quase escapando daqueles que vivem no erro. 19. Prometem liberdade a essas pessoas, mas eles mesmos são escravos de hábitos imorais. Pois cada pessoa é escrava daquilo que a domina.

Jesus também advertiu seus discípulos sobre os falsos profetas. Mateus 7.15: – Cuidado com os falsos profetas! Eles chegam disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos selvagens.

Falsos líderes sempre existiram em meio ao povo de Deus. No Antigo Testamento o Senhor usou os profetas para advertir a nação israelita sobre os mensageiros e embaixadores de satanás que enganam, iludem e fazem as pessoas erraram.

  • Jeremias 23.13,14: Eu vi o pecado dos profetas de Samaria: eles anunciaram mensagens em nome do deus Baal e desviaram Israel, o meu povo. 14. Mas vejo que os profetas de Jerusalém fazem pior ainda: cometem adultério, dizem mentiras, ajudam os outros a fazerem o mal, e assim ninguém para de fazer o que é errado. Para mim, todos eles são como a cidade de Sodoma, são tão maus como o povo de Gomorra.
  • Miquéias 3.5-7: Os profetas enganam o povo. Para os que lhes pagam eles prometem paz, mas ameaçam com guerra os que não lhes dão nada. O SENHOR diz a esses profetas: 6 – Em vez de visões vocês terão a escuridão, e em vez de revelações haverá somente trevas para vocês. A luz do dia vai desaparecer para vocês, e a escuridão da noite cairá sobre vocês. 7 Os adivinhos e os que dizem o que vai acontecer no futuro passarão vergonha. Não receberão resposta de Deus e por isso ficarão desmoralizados.

Como podemos evitar de ser enganados pelos ensinos e palavras dos falsos líderes, profetas, mestres, apóstolos, etc.… que encantam e atraem multidões de séquitos dispostos até mesmo a travar batalhas campais em defesa desses mensageiros de satanás?

Há duas maneiras para evitar o engano: a primeira é através do relacionamento com Deus pela oração; a segunda que darei ênfase é através do conhecimento da Palavra de Deus.

Passagens bíblicas sobre falsos líderes, suas características e o modo como eles agem:

1º – São bajuladores

Eles gostam de elogiar as pessoas mesmo quando estão erradas. Alguns são animadores, demonstram ter bons conhecimentos bíblicos, citam textos isolados da Bíblia somente para agradar seus ouvintes.

  • O compromisso de Paulo era agradar a Deus. Gálatas 1.10: Por acaso eu procuro a aprovação das pessoas? Não! O que eu quero é a aprovação de Deus. Será que agora estou querendo agradar as pessoas? Se estivesse, eu não seria servo de Cristo.
  • O que muitos querem ouvir? Isaias 30.10: Eles pedem aos videntes que não tenham visões e dizem aos profetas: ‘Não nos anunciem a verdade; inventem coisas que nos agradem’.
  • Jeremias 5.30-31: Uma coisa horrível, espantosa está acontecendo na terra: 31 os profetas não falam a verdade, e, apoiados por eles, os sacerdotes dominam o povo. E o meu povo gosta disso. Porém o que é que eles vão fazer quando essa situação chegar ao fim?
  • Jeremias 23.16,17: O SENHOR Todo-Poderoso diz ao povo de Jerusalém: – Não escutem o que os profetas dizem, pois eles estão iludindo vocês com falsas esperanças. Dizem coisas que eles mesmos inventam e não aquilo que eu falei. 17 Eles continuam dizendo aos que desprezam a minha mensagem: “Tudo irá bem.” E dizem aos teimosos: “A desgraça não cairá sobre vocês.”

2º – São prepotentes

Eles se consideram superiores, gostam de ostentação e desprezam as pessoas que julgam inferiores.

  • Os profetas do rei Acabe desprezaram, agrediram e provocaram a prisão de Micaías porque ele disse a verdade, eles se consideram os verdadeiros profetas por causa da influência que tinham sobre o rei. Tem muitos líderes se julgando superiores a outros por causa da sua influência política e econômica, I Reis 22.24-26: Então o profeta Zedequias chegou perto de Micaías, deu um tapa na cara dele e perguntou: – Quando foi que o Espírito do SENHOR saiu de mim e falou com você? 25 – Você descobrirá isso quando entrar em algum quarto dos fundos, tentando se esconder! – respondeu Micaías. 26 Aí o rei Acabe deu a seguinte ordem a um dos seus oficiais: – Prenda Micaías e o leve a Amom, o governador da cidade, e ao príncipe Joás.
  • Paulo era desprezado por alguns por causa da sua baixa estatura e maneira simples de agir, algumas pessoas o considerava ignorante, embora ele fosse doutor, II Coríntios 10.10: Alguém vai dizer: “As cartas de Paulo são severas e duras; mas, quando ele está conosco, é tímido e, quando fala, é um fracasso.”

3º – São exibicionistas

Eles são especialistas em inovações, tem visões deturpadas, gostam de promover cenas cinematográficas. Suas mentes são doentias, mentirosas e satânicas.

  • Jeremias 14.14: Mas o SENHOR respondeu: – Esses profetas estão profetizando mentiras em meu nome. Eu não os enviei, nem lhes dei ordens e nunca lhes disse nada. As suas visões são mentiras, e as suas adivinhações não valem nada; eles inventam profecias só para enganar.
  • Jeremias 23.16: O SENHOR Todo-Poderoso diz ao povo de Jerusalém: – Não escutem o que os profetas dizem, pois eles estão iludindo vocês com falsas esperanças. Dizem coisas que eles mesmos inventam e não aquilo que eu falei.

4º – São hipócritas

Eles dão muita importância a coisas pequenas e ignoram as grandes e importantes verdades do evangelho. Levam o povo a praticar coisas irrelevantes que nada acrescentam a fé, como usos, costumes e liturgias.

  • I Timóteo 1.5-7: Essa ordem está sendo dada a fim de que amemos uns aos outros com um amor que vem de um coração puro, de uma consciência limpa e de uma fé verdadeira. 6 Alguns abandonaram essas coisas e se perderam em discussões inúteis. 7 Eles querem ser mestres da Lei de Deus, mas não entendem nem o que eles mesmos dizem, nem aquilo que falam com tanta certeza.
  • I Timóteo 6.3-5: Se alguém ensina alguma doutrina diferente e não concorda com as verdadeiras palavras do nosso Senhor Jesus Cristo e com os ensinamentos da nossa religião, 4 essa pessoa está cheia de orgulho e não sabe nada. Discutir e brigar a respeito de palavras é como uma doença nessas pessoas. E daí vêm invejas, brigas, insultos, desconfianças maldosas 5 e discussões sem fim, como costumam fazer as pessoas que perderam o juízo e não têm mais a verdade. Essa gente pensa que a religião é um meio de enriquecer.
  • Mateus 23.2-4: Ele disse: – Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para explicar a Lei de Moisés. 3 Por isso vocês devem obedecer e seguir tudo o que eles dizem. Porém não imitem as suas ações, pois eles não fazem o que ensinam. 4 Amarram fardos pesados e os põem nas costas dos outros, mas eles mesmos não os ajudam, nem ao menos com um dedo, a carregar esses fardos.
  • Mateus 24.23,24: – Portanto, se alguém disser para vocês: “Vejam! O Messias está aqui” ou “O Messias está ali”, não acreditem. 24 Porque aparecerão falsos profetas e falsos messias, que farão milagres e maravilhas para enganar, se possível, até o povo escolhido de Deus.

5º – São ritualistas

Eles encobrem suas verdadeiras intenções malignas e perniciosas com discursos que falam de justiça, sacrifícios, usam expressões bíblicas clássicas a fim de impressionar. Muitos se vestem como santos e escondem seus demônios por trás das vestes, roubam a identidade das pessoas persuadindo-as para que sigam seus modelos e se vangloriam quando conseguem catequizar alguém para que sejam como eles.

  • Gálatas 6.12,13: Os que estão forçando vocês a se circuncidarem são pessoas que querem ficar orgulhosas de coisas de pouca importância. Eles fazem isso somente para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo. 13. Pois nem mesmo os que praticam a circuncisão obedecem à lei. Porém eles querem que vocês se circuncidem para que eles possam se gabar de terem colocado o sinal da circuncisão no corpo de vocês. 14 Mas eu me orgulharei somente da cruz do nosso Senhor Jesus Cristo. Pois, por meio da cruz, o mundo está morto para mim, e eu estou morto para o mundo.
  • Filipenses 3.2,3: Cuidado com os que fazem coisas más, esses cachorros, que insistem em cortar o corpo! Porque os que receberam a verdadeira circuncisão fomos nós, e não eles. Nós adoramos a Deus por meio do seu Espírito e nos alegramos na vida que temos em união com Cristo Jesus em vez de pormos a nossa confiança em cerimônias religiosas como a circuncisão.
  • II Coríntios 11.13-15: Aqueles homens são apóstolos falsos e não verdadeiros. Eles mentem a respeito dos seus trabalhos e se disfarçam, apresentando-se como verdadeiros apóstolos de Cristo. 14 E isso não é de admirar, pois até Satanás pode se disfarçar e ficar parecendo um anjo de luz. 15 Portanto, não é nada demais que os servidores dele se disfarcem, apresentando-se como pessoas que fazem o bem. Mas no fim eles receberão exatamente o que as suas ações merecem.
  • Romanos 16.17,18: Meus irmãos, peço que tomem cuidado com as pessoas que provocam divisões, que atrapalham os outros na fé e que vão contra o ensinamento que vocês receberam. Afastem-se dessas pessoas 18 porque os que fazem essas coisas não estão servindo a Cristo, o nosso Senhor, mas a si mesmos. Por meio de conversa macia e com bajulação, eles enganam o coração das pessoas simples.
  • Mateus 16.6,11,12: Jesus disse: – Fiquem alertas e tomem cuidado com o fermento dos fariseus e dos saduceus. 11 Vocês não entendem que eu não estou falando a respeito de pães? Tenham cuidado com o fermento dos fariseus e dos saduceus! 12 Então os discípulos entenderam que ele não estava dizendo que tivessem cuidado com o fermento usado no pão, mas com os ensinamentos dos fariseus e dos saduceus.
  • Mateus 7.15: – Cuidado com os falsos profetas! Eles chegam disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos selvagens.
  • Mateus 23.15: – Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês atravessam os mares e viajam por todas as terras a fim de procurar converter uma pessoa para a sua religião. E, quando conseguem, tornam essa pessoa duas vezes mais merecedora do inferno do que vocês mesmos.

6º – São amantes dos prazeres e dinheiro

Eles usam a igreja para alcançar seus objetivos financeiros, fazem negócios com a igreja de Deus como se ela fosse sua propriedade. O seu deus é a riqueza e fama, eles estão sempre dispostos a fazer qualquer negócio para obter vantagens, por amor ao dinheiro abrem mão de princípios bíblicos e mentem, são verdadeiros adoradores do bezerro de ouro.

  • II Pedro 2.1-3: No passado apareceram falsos profetas no meio do povo, e assim também vão aparecer falsos mestres entre vocês. Eles ensinarão doutrinas destruidoras e falsas e rejeitarão o Mestre que os salvou. E isso fará com que caia sobre eles uma rápida destruição. 2 Mesmo assim, muita gente vai imitar a vida imoral deles, e por causa desses falsos mestres muitas pessoas vão falar mal do Caminho da verdade. 3. Em sua ambição pelo dinheiro, esses falsos mestres vão explorar vocês, contando histórias inventadas. Mas faz muito tempo que o Juiz está alerta, e o Destruidor deles está bem acordado.
  • Jeremias 6.13: Todos, ricos e pobres, procuram ganhar dinheiro desonestamente. Até os profetas e os sacerdotes enganam as pessoas.

Se realmente queremos viver uma vida que agrade a Deus e andar segundo o evangelho é necessário estudarmos a Palavra de Deus todos os dias. Finalizando, cito alguns conselhos do apostolo Paulo à igreja de Colosso:

  • Colossenses 2.4,8,12: Eu digo isso a vocês para que não deixem que ninguém os engane com explicações falsas, mesmo que pareçam muito boas. 8. Tenham cuidado para que ninguém os torne escravos por meio de argumentos sem valor, que vêm da sabedoria humana. Essas coisas vêm dos ensinamentos de criaturas humanas e dos espíritos que dominam o Universo e não de Cristo. 16. Portanto, que ninguém faça para vocês leis sobre o que devem comer ou beber, ou sobre os dias santos, e a Festa da Lua Nova, e o sábado. 17 Tudo isso é apenas uma sombra daquilo que virá; a realidade é Cristo. 18. Não deixem que ninguém os humilhe, afirmando que é melhor do que vocês porque diz ter visões e insiste numa falsa humildade e na adoração de anjos. Essas pessoas não têm nenhum motivo para estarem cheias de si, pois estão pensando como qualquer outra criatura humana pensa. 19 Elas não estão ligadas a Cristo, que é a cabeça. Cristo controla o corpo todo, o alimenta e mantém unido por meio das juntas e ligamentos, e assim o corpo cresce como Deus quer que cresça. 20 Vocês morreram com Cristo e por isso estão livres dos espíritos maus que dominam o Universo. Então, por que é que vocês estão vivendo como se fossem deste mundo? Não obedeçam mais a regras como estas: 21 “Não toque nesta coisa”, “não prove aquela”, “não pegue naquela”. 22. Todas essas proibições têm a ver com coisas que se tornam inúteis depois de usadas. São apenas regras e ensinamentos que as pessoas inventam. 23. De fato, essas regras parecem ser sábias, ao exigirem a adoração forçada dos anjos, a falsa humildade e um modo duro de tratar o corpo. Mas tudo isso não tem nenhum valor para controlar as paixões que levam à imoralidade.

O que Paulo pediu aos irmãos aos colossenses?

  • Que ninguém os engane;
  • Que ninguém os torne escravos;
  • Que ninguém faça para vocês leis;
  • Que ninguém os humilhe;
  • Não obedeçam às regras ritualistas.

O desejo de Paulo:

  • Colossenses 3.16: Que a mensagem de Cristo, com toda a sua riqueza, viva no coração de vocês! Ensinem e instruam uns aos outros com toda a sabedoria. Cantem salmos, hinos e canções espirituais; louvem a Deus, com gratidão no coração.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s