O perdão que agrada a Deus


Em Mateus 5.21-26, Jesus inicia sua lição falando sobre um mandamento do decálogo mosaico conhecido por todos os judeus – ‘não matarás’. Embora os judeus fossem capazes de obedecer cabalmente aos mandamentos da Lei, Jesus queria mostrar-lhes que isso era insuficiente para torna-los puros aos olhos de Deus.

A nova interpretação dada por Jesus sobre o tema se encontra no verso 22, qualquer pessoa que odiar ou difamar moralmente alguém já está passível de ser julgada. A palavra ‘não matarás’ ganha uma nova conotação, ela não se refere apenas ao ato, mas a atitude gerada interiormente que reflete no ato. Para Jesus a pessoa não precisa cometer o ato em si, basta desejar ou dizer a respeito e já estará cometendo erro: Mas eu lhes digo que qualquer um que ficar com raiva do seu irmão será julgado. Quem disser ao seu irmão: “Você não vale nada” será julgado pelo tribunal. E quem chamar o seu irmão de idiota estará em perigo de ir para o fogo do inferno.

Jesus não está condenando a indignação justa que ocorre quando aquilo que o puro, justo e santo é imaculado ou desprezado. Sua palavra diz respeito aquele que se ira contra seu irmão ‘sem motivo’ (RC/RA). Portanto, sujeito a julgamento como se houvesse cometido homicídio.

Jesus vai adiante ao afirmar que se alguém se coloca em posição superior a seu irmão, tratando-o com desdém, chamando-o de ‘tolo ou sem valor/ você não vale nada’, em seu coração já pecou contra a santidade de Deus.

Para o apostolo Paulo os cristãos podem até se irar, mas não devem conservar a ira no coração a fim de que não pequem, Efésios 4.26 Se vocês ficarem com raiva, não deixem que isso faça com que pequem e não fiquem o dia inteiro com raiva. ”

Qualquer pessoa fica irada sem razão está cometendo pecado e permanece distanciada de Deus. A ira injusta é o mesmo que homicídio diante de Deus e a Bíblia afirma que os assassinos não herdarão o Reino dos Céus (Ap 22.15 NTLH) – “Mas fora da cidade estão os que cometem pecados nojentos, os feiticeiros, os imorais e os assassinos, os que adoram ídolos e os que gostam de mentir por palavras e ações. ”

Diante de Deus, qualquer manifestação de ódio ou ira, sem motivo, é pecado. Se quisermos entrar na presença de Deus é necessário conformar-se com a sua santidade e expulsar toda ira do coração. Que a oração de Paulo aos Efésios 3.17b-19 (NTLH) se torne real em nossas vidas “… E oro para que vocês tenham raízes e alicerces no amor, 18 para que assim, junto com todo o povo de Deus, vocês possam compreender o amor de Cristo em toda a sua largura, comprimento, altura e profundidade. 19 Sim, embora seja impossível conhecê-lo perfeitamente, peço que vocês venham a conhecê-lo, para que assim Deus encha completamente o ser de vocês com a sua natureza. ”

O amor de Deus é a manifestação de sua santidade. Portanto, se há santidade não existe ira ou ódio. Aquelas pessoas estavam preocupadas com a justiça, santidade e piedade. Jesus cita as exigências requeridas por Deus as pessoas que queiram viver retamente diante Dele.

1º – Deus não se agrada de ofertas impuras (Mt 5.23,24 NTLH). “Portanto, se você estiver oferecendo no altar a sua oferta a Deus e lembrar que o seu irmão tem alguma queixa contra você, 24 deixe a sua oferta ali, na frente do altar, e vá logo fazer as pazes com o seu irmão. Depois volte e ofereça a sua oferta a Deus. ”

Não basta oferecer boas ofertas e sacrifícios, é preciso estar com o coração puro ao oferecer qualquer oferta para Deus. Se a pessoa sabe que tem alguma coisa errada em relação ao seu irmão na fé, deverá deixar a oferta no altar e ir se reconciliar com seu irmão para depois entregar sua oferta. Muitas pessoas falham em sua comunhão com Deus porque não querem a comunhão com seu irmão, guardam a ira no coração e fazem papel de ‘tolos’ quando ofertam algo para o Senhor, pois, Deus não se agrada de oferta impura.

Outro detalhe importante é que, basta a pessoa saber que o seu irmão está irado contra ela, por motivos justos – os versos anteriores falam de atitudes que provocam a ira do irmão (Você não vale nada/idiota), para que deixe a oferta e se ajuste com seu irmão (deixe a sua oferta ali, na frente do altar, e vá logo fazer as pazes com o seu irmão. Depois volte e ofereça a sua oferta a Deus).

2º – Jesus ensina a remover a causa da ira a fim de evitar graves complicações, versos 25 a 26: “Se alguém fizer uma acusação contra você e levá-lo ao tribunal, entre em acordo com essa pessoa enquanto ainda é tempo, antes de chegarem lá. Porque, depois de chegarem ao tribunal, você será entregue ao juiz, o juiz o entregará ao carcereiro, e você será jogado na cadeia. 26. Eu afirmo a você que isto é verdade: você não sairá dali enquanto não pagar a multa toda. ”

A única dívida aceitável perante Deus é o amor. Deus coloca sobre seu povo uma grande responsabilidade: Não fiquem devendo nada a ninguém. A única dívida que vocês devem ter é a de amar uns aos outros. Quem ama os outros está obedecendo à lei. Rm 13.8 NTLH.

No meio do povo de Deus não pode haver divisão, porque onde há divisão não reina o amor e as exigências da santidade de Deus não são satisfeitas. Cl 3.8 (NTLH) “Mas agora livrem-se de tudo isto: da raiva, da paixão e dos sentimentos de ódio. E que não saia da boca de vocês nenhum insulto e nenhuma conversa indecente. ”

O caráter de Deus é tão inflexível quanto sua santidade. Se quisermos viver em comunhão com Deus, devemos aceitar e viver em conformidade com sua Palavra, em ações e sentimentos. Fp 2.5 (RA) “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus

A nossa vida deve sujeitar-se a autoridade e vontade de Deus, conforme as escrituras, não só no exterior, mas também em nosso interior. Se abrigarmos sentimentos contrário a palavra de Deus no coração nos afastaremos do Senhor, mas se tivermos sua presença em nós, manifestaremos o verdadeiro amor. João 13.34,35: Eu lhes dou este novo mandamento: amem uns aos outros. Assim como eu os amei, amem também uns aos outros. 35 Se tiverem amor uns pelos outros, todos saberão que vocês são meus discípulos.

Contribua com o nosso ministério através de depósito bancário no Banco Itaú – Agência 4807 – conta corrente 16747-5 – Assembleia de Deus Independente MICC

Se preferir pode doar pelo PagSeguro clicando no link https://pag.ae/7V9AtbrTM

Se preferir pode doar pelo PayPal 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s