Quem é Jesus para você?


Quem é Jesus para você? Mateus 16.13-18

Nunca houve na face da terra outro homem mais sublime do que Jesus, ninguém pode oferecer o que Jesus oferece aos que creem Nele: o perdão dos pecados; a vida eterna com Deus. Ao falar da sublimidade de Jesus, reconheço que na história da humanidade alguns personagens tenham contribuído para o desenvolvimento humano, mas afirmo com convicção: ninguém pode superar Jesus.

A história, a filosofia e a ciência não conseguem explicar o poder que envolve o nome Jesus em toda a humanidade, ainda que tentem reduzi-lo a um mero homem mortal, não podem alterar a sua relevância e influência na humanidade, e queiram sim ou não, um dia quando ele se manifestar novamente, “todas as criaturas no céu, na terra e no mundo dos mortos cairão de joelhos e todos declararão abertamente que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus, o Pai (Fp 2.9-11).

O texto em apreço revela a diferença de pensamentos entre as pessoas que não conhecem Jesus e os seus discípulos. Enquanto para uns ele é nivelado como um profeta, para os seus discípulos ele era o Filho de Deus. Jesus disse para Pedro que somente aqueles que estão em sintonia com os céus são capazes de receber a revelação do Espírito para discernir as coisas espiritualmente.

O nosso tempo não difere daquela época, geralmente ouvimos muitas coisas sobre Jesus:

  • Algumas pessoas levadas pela natureza pecaminosa dizem coisas horríveis sobre ele e a sua igreja;
  • Outros que se dizem cristãos cometem erros e escândalos abomináveis que denigrem o nome de Jesus;
  • Há outros grupos que negam a divindade de Jesus, a sua ressurreição e volta triunfal.

Naquele tempo haviam opiniões distorcidas sobre Jesus, Ele queria saber se os discípulos que andavam com ele tinham alguma dúvida sobre a sua identidade. Ele não estava interessado em saber a opinião dos outros, mas dos seus discípulos. A resposta de Pedro serviu de fundamento para a expansão do evangelho. Do mesmo modo, a sua resposta acerca de Jesus fará a diferença.

Pedro reconheceu que Jesus não era um simples mortal ou um profeta poderoso, mas o Filho de Deus. Essa revelação foi dada a Pedro pelo próprio Deus. Para Pedro não importava o que as pessoas diziam sobre Jesus, mas o que ele cria.

PARA VOCÊ, QUEM É JESUS? Vejamos três passagens bíblicas que revelam um pouco sobre Jesus para nós.

 Jesus é aquele que transforma, João 2.1-11 – Jesus fez esse seu primeiro milagre em Caná da Galileia. Assim ele revelou a sua natureza divina, e os seus discípulos creram nele (11).

  • A mãe de Jesus ao perceber que o vinho tinha acabado, não disse a Jesus o que Ele tinha que fazer, mas apenas informou: “… O vinho acabou. ” (v.3)
  • Haviam naquele lugar 6 potes que cabiam entre 80 a 120 litros de água, Jesus ordenou aos empregados da casa para enchê-los de água; depois pediu-lhes para tirar um pouco da água e levar ao dirigente da festa que provou e aprovou o melhor vinho da festa.
  • Jesus continua promovendo transformações em nossos dias, ele transforma pessoas, alguém declarou em certa ocasião que “a natureza nos forma, o pecado nos deforma, a educação nos informa, a penitência nos reforma, mas só Jesus nos transforma.

Jesus é aquele que nos surpreende, João 4.1-30 – A mulher respondeu: – Agora eu sei que o senhor é um profeta! (19).

  • Jesus se encontra com uma mulher samaritana que vem tirar água do poço, e ele pede para ela um pouco de água. O problema é que os judeus não se davam bem com samaritanos, a mulher se surpreende com o pedido de Jesus, isso não era comum pois os judeus se consideravam superiores aos samaritanos.
  • Jesus não leva em conta a condição social e cultural da mulher, ele deseja alcançá-la e a surpreende primeiro quando afirma ter uma água que mata a sede para sempre, segundo quando demonstra conhecer a vida pessoal da mulher ao afirmar que ela tivera 6 maridos ilegítimos.
  • A mulher está convicta que Jesus é um profeta, ela demonstra interesse nas coisas de Deus e deseja saber quem está certo, os judeus ou os samaritanos. Jesus responde para a mulher que os verdadeiros adoradores não irão adorar a Deus nos montes, mas em Espírito e em verdade.
  • A mulher abre o coração para Jesus e declara que espera pela vinda do Messias que irá revelar as verdades de Deus. Jesus a surpreende mais uma vez ao afirmar: Então Jesus afirmou: – Pois eu, que estou falando com você, sou o Messias. (26).
  • A mulher está encantada com o que ouviu de Jesus, ela esqueceu o seu pote no poço e foi correndo até a Cidade anunciar ao povo sobre Jesus.

Jesus é aquele restaura, João 21.17 – E perguntou pela terceira vez: – Simão, filho de João, você me ama? Então Pedro ficou triste por Jesus ter perguntado três vezes: “Você me ama?” E respondeu: – O senhor sabe tudo e sabe que eu o amo, Senhor! E Jesus ordenou: – Tome conta das minhas ovelhas.

  • O primeiro encontro de Pedro com Jesus foi no lago da Galileia, quando Jesus usou seu barco para falar a multidão (Lc 5.1-10). Após o sermão Jesus saiu para pescar com Pedro e seus irmãos e quando retornaram trouxeram uma grande quantidade de peixes que deixou todos admirados. Jesus, fez um convite para Pedro, Lc 5.10b,11 – “… Então Jesus disse a Simão: – Não tenha medo! De agora em diante você vai pescar gente. 11 Eles arrastaram os barcos para a praia, deixaram tudo e seguiram Jesus. ”
  • Quando Jesus é preso e levada a casa do grande sacerdote, Pedro fica no pátio acompanhando a distância o julgamento de Jesus. Por três vezes ele negou a Jesus (empregada, guarda, pessoas). Na terceira negativa ele caiu em si e se lembrou das palavras de Jesus, Lucas 22.61-62: Então o Senhor virou-se e olhou firme para Pedro, e ele lembrou das palavras que o Senhor lhe tinha dito: “Hoje, antes que o galo cante, você dirá três vezes que não me conhece.” 62 Então Pedro saiu dali e chorou amargamente.
  • Algumas pessoas podem ter imaginado que Pedro nunca mais veria Jesus. Certo dia ele está de volta ao velho ofício, no lago da Galileia, pescando com seus irmãos. Quando eles retornam da pesca sem nada apanhar, Jesus está na praia os esperando (Jo 21.7) – Aí o discípulo que Jesus amava disse a Pedro: – É o Senhor Jesus! Quando Simão Pedro ouviu dizer que era o Senhor, vestiu a capa, pois havia tirado a roupa, e se jogou na água.
  • João afirma que esse foi o terceiro encontro que Jesus teve com seus discípulos depois de ter ressuscitado (Jo 21.14). Quando se encontrou a sós com Pedro, Jesus lhe perguntou por três vezes – ‘Você me ama? ’ Ao responder afirmativamente, Jesus lhe deu uma ordem: ‘Tome conta das minhas ovelhas’.
  • Jesus restaurou a comunhão de Pedro. Ele não levou em conta o medo de Pedro e o fato de tê-lo negado. Jesus apenas exigiu de Pedro uma confissão sincera e um compromisso de a partir daquele momento ser o líder dos seus irmãos até o fim.

QUEM É JESUS PARA VOCÊ?

  • Para aqueles que estavam na festa em Caná da Galileia, Ele é o transformador da água em vinho que evita que você seja humilhado em dia de festa;
  • Para a mulher samaritana, Ele é aquele que surpreende revelando seus segredos mais ocultos;
  • Para Pedro, Ele é o restaurador que te dá uma segunda chance para recomeçar.
  • E para você, quem é Jesus?

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s