Melhor estar no Templo de Deus


Salmos 84.10 – É melhor passar um dia no teu Templo do que mil dias em qualquer outro lugar. Eu gostaria mais de ficar no portão de entrada da casa do meu Deus do que morar nas casas dos maus.

Hebreus 10.25 – Não abandonemos, como alguns estão fazendo, o costume de assistir às nossas reuniões. Pelo contrário, animemos uns aos outros e ainda mais agora que vocês vêem que o dia está chegando.

Algumas pessoas costumam ter uma ideia errada acerca da comunidade cristã que denominamos igreja, eles a vê como um clube social, onde se paga a mensalidade ou anuidade que garantem direitos aos benefícios que ele deveria proporcionar. Mas, esse não é papel da igreja, ela é uma comunidade de discípulos que geram discípulos desde o dia em que surgiu no Dia de Pentecostes, conforme Atos 2.37-47, com funções específicas. A igreja também é uma comunidade de adoradores, que se considera administradora dos bens de Deus e que compreende a importância de invocar a Deus através da oração e lhe dar glórias, honras e louvores sem cessar.

Alguns aspectos que devemos considerar na igreja quando é vista como uma comunidade:

I – A igreja é uma comunidade que se expande, ela está sempre crescendo, como uma família!

  • A sua mensagem é mostrar as pessoas o verdadeiro caminho para alcançar a Deus – Jesus Cristo é o único caminho, Marcos 16.15 – Então ele disse: – Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a todas as pessoas;
  • Para se tornar membro dessa comunidade é necessário arrepender-se, ser batizado e receber o Espírito Santo, Atos 2.38 – Pedro respondeu: – Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para que os seus pecados sejam perdoados, e vocês receberão de Deus o Espírito Santo;
  • As pessoas que aceitam a mensagem de Cristo e cumprem o processo de ingresso à comunidade cristã constituem a Grande Família da Fé, Efésios 2.19 – Portanto, vocês, os não-judeus, não são mais estrangeiros nem visitantes. Agora vocês são cidadãos que pertencem ao povo de Deus e são membros da família dele.

 

II – A Igreja é uma comunidade onde as pessoas aprendem uns com os outros

Versos 42,43: E todos continuavam firmes, seguindo os ensinamentos dos apóstolos, vivendo em amor cristão, partindo o pão juntos e fazendo orações. 43 Os apóstolos faziam muitos milagres e maravilhas, e por isso todas as pessoas estavam cheias de temor. Lucas nos diz que eles perseveravam (RA/RC), ou continuavam (NTLH) dando nos uma ideia de uma ação contínua. Os primeiros cristãos nunca deixavam de aprender.

  • Eles perseveravam no ensino apostólico. Todos sabiam claramente quais as funções que deveriam exercer na igreja (evangelizar, ensinar, batizar e discipular). Os novos cristãos que eram ingressos a comunidade cristã passavam um período junto com os apóstolos para serem doutrinados.
  • Eles tinham comunhão e comiam o pão juntos. A palavra comunhão (koinonia) significa ter coisas em comum ou compartilhar, esse era o espírito daqueles cristãos, como consequência da comunhão a igreja crescia.
  • Eles oravam juntos. A comunhão se deva também nos momentos de oração, embora cada cristão tenha o seu momento em particular com Deus para orar, não podemos ignorar a importância da comunhão na oração, através dela os cristãos são fortalecidos quando oramos uns pelos outros. Tiago 5.16:Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e façam oração uns pelos outros, para que vocês sejam curados. A oração de uma pessoa obediente a Deus tem muito poder.

 

III – A igreja é uma comunidade onde as pessoas se interessam pelo outro

Atos 2.44,45: Todos os que criam estavam juntos e unidos e repartiam uns com os outros o que tinham. 45 Vendiam as suas propriedades e outras coisas e dividiam o dinheiro com todos, de acordo com a necessidade de cada um. A igreja primitiva foi ensinada pelos apóstolos a ser uma comunidade, no sentido de ter as coisas em comum e a considerar literalmente os outros como a si mesmo.

  • Eles estavam sempre juntos: É impossível afirmar que estamos em comunhão se cada um de nós vive desunido, os primeiros cristãos aceitaram o regime da autoridade apostólica e respeitavam os apóstolos como seus líderes. Aqueles que criam no evangelho estavam sempre unidos no templo, nas casas e em qualquer lugar. Eles eram de fato uma família espiritual e se alegravam com aqueles que estavam felizes e choravam com aqueles que estavam tristes, Romanos 12.15 – Alegrem-se com os que se alegram e chorem com os que choram.
  • Eles tinham as coisas em comum. Nenhum deles se sentia proprietário de qualquer coisa, mas apenas mordomos dos bens que Deus lhes deram.

 

IV – A igreja é uma comunidade de pessoas que adoram a Deus

Atos 2.46,47: Todos os dias, unidos, se reuniam no pátio do Templo. E nas suas casas partiam o pão e participavam das refeições com alegria e humildade. 47 Louvavam a Deus por tudo e eram estimados por todos. E cada dia o Senhor juntava ao grupo as pessoas que iam sendo salvas.

  • O templo era o seu lugar de reunião. Neste local os cristãos se reuniam, louvavam e adoravam a juntos como irmãos. Notem que o Evangelho era pregado à todas as pessoas fora do templo, mas nas reuniões o foco principal era a adoração coletiva. Conselho de Salomão para quem vai ao Templo, Eclesiastes 5.1 – Tenha cuidado quando for ao Templo. Não ofereça o seu sacrifício como fazem os tolos, que nem sabem que não estão fazendo isso da maneira certa. Vá pronto para ouvir e obedecer a Deus;
  • Em outras ocasiões eles se reuniam nas casas, mas nesse caso a reunião era mais íntima, onde os irmãos podiam se conhecer melhor e animar-se uns aos outros, Atos 5.42 – E, todos os dias, no pátio do Templo e de casa em casa, eles continuavam a ensinar e a anunciar a boa notícia a respeito de Jesus, o Messias;
  • O foco principal das suas reuniões era a adoração à Deus. Todas as ações que aconteciam nas reuniões tinham por objetivo adorar a Deus. Essa adoração no templo ou nos lares não era algo interno, mas uma adoração externa através dos salmos, cânticos, orações, profecias, pregações, etc., I Coríntios 14.26 – Portanto, meus irmãos, o que é que deve ser feito? Quando vocês se reúnem na igreja, um irmão tem um hino para cantar; outro, alguma coisa para ensinar; outro, uma revelação de Deus; outro, uma mensagem em línguas estranhas; e ainda outro, a interpretação dessa mensagem. Que tudo seja feito para o crescimento espiritual da igreja.

 

V – Qual o resultado alcançado pelos primeiros cristãos? O mesmo que hoje objetivamos = Crescimento.

  • O crescimento era consequência do modo de vida que aqueles cristãos levavam. Porém, eles não se preocuparam com o crescimento, apenas seguiram a doutrina que os apóstolos aprenderam de Jesus e transmitiu aos novos crentes. Não havia cristãos desesperados e fazendo concessões com o pecado para que a igreja crescesse numericamente. Eles apenas cumpriam a sua missão e Deus lhes dava o crescimento.
  • O programa de discipulado ou qualquer outra ação promovida pela igreja não podem garantir o seu crescimento, mas contribuem para que a vontade de Deus seja estabelecida e haja crescimento. Exemplo gráfico de crescimento a partir do discipulado:

discipulado

  • Para encerrar leiamos as recomendações do escritor aos Hebreus 13.15-17Por isso, por meio de Jesus Cristo, ofereçamos sempre louvor a Deus. Esse louvor é o sacrifício que apresentamos, a oferta que é dada por lábios que confessam a sua fé nele. 16 Não deixem de fazer o bem e de ajudar uns aos outros, pois são esses os sacrifícios que agradam a Deus. 17 Obedeçam aos seus líderes e sigam as suas ordens, pois eles cuidam sempre das necessidades espirituais de vocês porque sabem que vão prestar contas disso a Deus. Se vocês obedecerem, eles farão o trabalho com alegria; mas, se vocês não obedecerem, eles trabalharão com tristeza, e isso não ajudará vocês em nada.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s