Continue com entusiasmo até o fim!


O nosso profundo desejo é que cada um de vocês continue com entusiasmo até o fim, para que, de fato, recebam o que esperam. 12 Não queremos que se tornem preguiçosos, mas que sejam como os que creem e têm paciência, para que assim recebam o que Deus prometeu. Hebreus 6.11,12

O início de uma jornada geralmente é acompanhado pelo entusiasmo, mas com o passar do tempo algumas pessoas se cansam e muitos desistem.

Quantas pessoas você conhece que começaram um projeto pessoal e pararam no meio do caminho?

01 – Manter o entusiasmo não é tarefa fácil.

Quando os filhos de Israel saíram do Egito o clima era de alegria, o povo estava cheio de esperança e dispostos a construir uma Nação conforme Deus prometera a Moisés. O clima era de realização e conquista, tudo estava dando certo: Em êxodo 12.36 – O SENHOR Deus fez com que os egípcios dessem de boa vontade aos israelitas tudo o que eles pediam. Assim o povo de Israel tomou as riquezas dos egípcios.

Embora a maioria deles fossem escravos, eles estavam cheios de coragem. O entusiasmo demasiado pode levar a cegueira como se vê em Êxodo 13. 18 – Por isso Deus fez com que o povo desse uma volta pelo caminho do deserto, na direção do mar Vermelho. Os israelitas saíram do Egito armados para guerrear.

O entusiasmo do povo durou pouco tempo. Quando se viram encurralados diante do mar vermelho e perseguidos pelo exército egípcio o que se vê é desespero e medo, Êxodo 14.10 – Quando os israelitas viram o rei e o seu exército marchando contra eles, ficaram apavorados e gritaram pedindo a ajuda de Deus, o SENHOR.

É assim que acontece com boa parte das pessoas, quando as coisas estão bem se mostram cheio de coragem e entusiasmo, mas diante das adversidades ficam apavorados e querem retroceder, basta enxergar a poeira do exército inimigo para se desesperar e perder o ânimo, Êxodo 14.12 – O que foi que lhe dissemos no Egito? Pedimos que nos deixasse em paz, trabalhando como escravos para os egípcios. Pois é melhor ser escravo dos egípcios do que morrer aqui no deserto!

O entusiasmo do povo morreu, eles se esqueceram da promessa de Deus que iria possuir uma terra que manava leite e mel, a única coisa que eles conseguiam enxergar era o mar à sua frente, os montes ao redor e o exército egípcio em sua direção. Nos dias em que o livro de Hebreus foi escrito a situação era a mesma, muitas pessoas estavam perdendo o entusiasmo e sem ele não alcançariam o que esperavam, por isso o autor escreve: que cada um de vocês continue com entusiasmo até o fim.

Quanto te faltar entusiasmo procure ficar próximo de pessoas que tenham fé em Deus. O povo estava desesperado, mas Moisés era um homem cheio de fé que ouvia a voz de Deus e disse o seguinte: Não tenham medo. Fiquem firmes e vocês verão que o SENHOR vai salvá-los hoje. Nunca mais vocês vão ver esses egípcios.  14. Vocês não terão de fazer nada: o SENHOR lutará por vocês.  15. O SENHOR disse a Moisés: – Por que você está me pedindo ajuda? Diga ao povo que marche (Êxodo 14.13-15).

A história dos israelitas na travessia do deserto até entrar na terra da promessa é marcada por altos e baixos. Após atravessar o mar o entusiasmo do povo voltou, o clima era de festa, todos cantaram ao Senhor (Êxodo 15). Mas, a alegria durou pouco tempo e por outras vezes reclamaram e perderam o entusiasmo, se não fosse Moisés eles teriam desistido da terra prometida.

Eu tenho orado ao Senhor nesses dias para que Deus coloque em meu caminho pessoas como Moisés, que sejam cheias de fé e estejam dispostas a enfrentar adversidades até alcançar a terra prometida, ainda que não venham entrar nela. Eu fico imaginando a reação de Moisés quando o Senhor lhe disse que ele não entraria na terra, ele poderia desestimular o povo e deixá-los perecer no deserto, mas não foi isso que ele fez. Moisés deixou um legado, uma nova geração que continuou marchando em direção à terra até possuí-la.

Paulo alcançou êxito em seu apostolado porque tinha ao seu lado um homem chamado Barnabé, conhecido por todos pelo seu entusiasmo, como lemos em Atos 4.36 – Foi assim que José vendeu um terreno dele e entregou o dinheiro aos apóstolos. José era levita e havia nascido na ilha de Chipre. Os apóstolos o chamavam de Barnabé, que quer dizer “Aquele que dá ânimo”.

As promessas de Deus são para aqueles que perseveram entusiasmados até o fim. O que você espera alcançar? A recomendação do autor aos Hebreus é: que cada um de vocês continue com entusiasmo até o fim, para que, de fato, recebam o que esperam.

02 – A preguiça produz falta de entusiasmo

A preguiça (indisposição para o trabalho, negligência, lentidão) é a maior opositora ao entusiasmo. 12 Não queremos que se tornem preguiçosos, mas que sejam como os que creem e têm paciência, para que assim recebam o que Deus prometeu.

Ser cristão não é tarefa fácil. A todo momento sofremos ataques espirituais e naturais. As pessoas que odeiam o evangelho perseguem e atacam a igreja; o secularismo e mundanismo roubam a atenção das pessoas para que não venham à Cristo; as hostes espirituais da maldade tentam interromper a comunhão da igreja com o Espirito Santo. Certa ocasião Jesus disse para Pedro (Lc 22.31,32): Jesus continuou: – Simão, Simão, escute bem! Satanás já conseguiu licença para pôr vocês à prova. Ele vai peneirar vocês como o lavrador peneira o trigo a fim de separá-lo da palha. 32. Mas eu tenho orado por você, Simão, para que não lhe falte fé. E, quando você voltar a mim, anime os seus irmãos.

A recomendação bíblica é para sermos como aqueles que creem e tem paciência.

São duas marcas importantes que devemos carregar em toda a vida:

  • Crer – Hebreus 11.1,2: A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver. 2. Foi pela fé que as pessoas do passado conseguiram a aprovação de Deus.
  • Paciência – Tiago 5.7: Por isso, irmãos, tenham paciência até que o Senhor venha. Vejam como o lavrador espera com paciência que a sua terra dê colheitas preciosas. Ele espera pacientemente pelas chuvas de outono e primavera. 8. Vocês também precisam ter paciência. Não desanimem, pois o Senhor virá logo.

Quando Josué assumiu a liderança de Israel o Senhor lhe deu a fórmula para alcançar êxito como líder (Josué 1.9) – Lembre da minha ordem: “Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o Senhor, seu Deus, estarei com você em qualquer para onde você for!”

Gente animada, que tem fé e paciência constrói e alcança o que Deus prometeu. Neemias 4.6 – Então continuamos a reconstruir as muralhas, e logo elas já estavam na metade da sua altura total porque o povo estava animado para trabalhar.

A maior promessa que Deus nos prometeu e esperamos alcançar é a vida eterna com Jesus.  Ao escrever a carta à igreja em Tessalônica o apóstolo Paulo disse: Portanto, animem uns aos outros com essas palavras. (I Ts 4.18).

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s