Se o Senhor não edificar…


Se o SENHOR Deus não edificar a casa, não adianta nada trabalhar para construí-la. Se o SENHOR não proteger a cidade, não adianta nada os guardas ficarem vigiando. 2, Não adianta trabalhar demais para ganhar o pão, levantando cedo e deitando tarde, pois é Deus quem dá o sustento aos que ele ama, mesmo quando estão dormindo. 3, Os filhos são um presente do SENHOR; eles são uma verdadeira bênção. 4, Os filhos que o homem tem na sua mocidade são como flechas nas mãos de um soldado. 5, Feliz o homem que tem muitas dessas flechas! Ele não será derrotado quando enfrentar os seus inimigos no tribunal. Salmos 127.1-5

Quando Israel saiu do Egito, Deus estabeleceu através de Moisés um princípio muito simples para todo o povo – As famílias israelenses deveriam conhecer a Palavra de Deus (Dt 6.6-9): Guardem sempre no coração as leis que eu lhes estou dando hoje 7, e não deixem de ensiná-las aos seus filhos. Repitam essas leis em casa e fora de casa, quando se deitarem e quando se levantarem. 8, Amarrem essas leis nos braços e na testa, para não as esquecerem; 9, e as escrevam nos batentes das portas das suas casas e nos seus portões.

O povo passaria muitos anos peregrinando pelo deserto estando vulneráveis a ataques e influências de outras culturas pagãs, Deus queria que o seu povo fosse especial, conhecido por sua diferença. As famílias deveriam meditar na Palavra que Deus lhes ensinaria através de Moisés; os pais deveriam ensinar aos filhos em casa ou andando pelo caminho, ao deitar-se ou levantar-se; o povo deveria agarrar-se a Palavra de Deus e tê-la entre seus olhos o tempo todo.

Eu penso que é isso que estamos precisando nessa geração, uma revolução para a leitura e meditação da Palavra de Deus nos lares. Não podemos continuar negligenciando a Palavra de Deus em nossos lares ou trocando-a por um passeio, uma brincadeira, conversas improdutivas, evento esportivo, etc.

A geração atual está repleta de pais frustrados que não conseguem lidar com os seus filhos, alguns abrem mão da educação familiar e outros ganham a atenção dos filhos fazendo barganhas como dar presentes, aumento da mesada ou um passeio. O resultado disso tudo é que temos uma nova geração de filhos mimados, indisciplinados, egoístas, que não respeitam aos pais e tampouco a Palavra de Deus.

A Igreja, como uma organização, tenta municiar pais e filhos com a educação cristã bíblica, mas o tempo que passamos na Igreja é pouco se comparado ao tempo que gastamos no computador, na escola, nos lazeres, etc.

A igreja não pode se responsabilizar assumindo o papel que pertence aos pais, a nossa função é alertar e instruir segundo a Palavra de Deus para que os pais sejam despertos e resgatem princípios divinos que trarão bênçãos e paz sobre a sua família.

Eu conclamo a todos os pais que voltem a ler e meditar na Palavra de Deus em seu lar. Não quero dizer que se isso acontecer você não terá mais problemas em sua casa, mas que se você abrir a porta da sua casa para a Palavra de Deus há de encontrar forças que jamais imaginou para superar adversidades e ter uma família feliz cheia da Palavra de Deus. Ouçam o conselho de Paulo aos Colossenses 3.16: Que a mensagem de Cristo, com toda a sua riqueza, viva no coração de vocês! Ensinem e instruam uns aos outros com toda a sabedoria. Cantem salmos, hinos e canções espirituais; louvem a Deus com gratidão no coração.

Você não precisa começar lendo longos trechos da Bíblia, faça isso gradativamente, comece lendo alguns versos e medite sobre eles, aplique a leitura à todas as áreas da vida diária e a sua família.

Ler a Palavra de Deus em nossa casa é ouvir a voz de Deus dentro do lar e reconhecer a sua soberania na família. A Palavra de Deus traz a sua presença até nós, o Espírito Santo passa a instruir-nos acerca da sua vontade. A sua família não será transformada se cada um pensar de modo diferente, a Palavra de Deus como árbitro trará segurança e conforto para todos.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s