Caminhos das provações


Gênesis 12.10 – Naquele tempo houve em Canaã uma fome tão grande, que Abrão foi morar por algum tempo no Egito. 

I – SER UMA PESSOA DE FÉ NÃO TE LIVRA DE PROVAÇÕES.

Os obstáculos fazem parte da nossa jornada, os que superam e perseveram são vencedores, os demais que desistem são derrotados.

Deus já tinha decretado sua promessa sobre a vida de Abraão (Gn 12.2). A promessa fora liberada sobre ele e sua casa, mas haviam barreiras para ser superadas antes que a benção se concretizasse.

  • A fome foi a primeira grande provana vida de Abraão após a promessa, Gn 12.10. “Naquele tempo houve em Canaã uma fome tão grande”;
  • A decisão de Abraão diante da prova foi descer ao Egito.Ele estava num grande dilema entre continuar peregrinando na terra da promessa e sujeitar-se a fome ou descer ao Egito onde havia fartura e encontrar uma solução para aquele momento, enfim ele preferiu descer ao Egito, Gn 12.10 – “Abrão foi morar por algum tempo no Egito”;
  • A precipitação de Abraão em descer ao Egito custou caro.Ele quase perdeu sua esposa que foi cortejada pelos príncipes de Faraó e conduzida ao Palácio Real, Gn 12.15 – Alguns altos funcionários do rei do Egito também a viram e contaram a ele como era linda aquela mulher. Por isso ela foi levada para o palácio do rei. 

II – ABRAÃO SOB A INFLUÊNCIA DO EGITO.

  • A mentira, uma solução humana para um suposto perigo,Gn 12.11-13 Diga, então, que você é minha irmã. Assim, por sua causa, eles me deixarão viver e me tratarão bem”;
  • Quando mentimos, ferimo-nos a nós mesmos. A Bíblia diz em Efésios 4.25“Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros. ”
  • O nono mandamento proíbe a mentira.A Bíblia diz em Êxodo 20.16 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. ”
  • Quando mentimos não estamos seguindo o exemplo de Jesus.A Bíblia diz em Colossenses 3:9-10 Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do homem velho com os seus feitos, e vos vestistes do novo, que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou. ”
  • Deus detesta a mentira.A Bíblia diz em Provérbios 12.22 Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor; mas os que praticam a verdade são o seu deleite. ”
  • Os que mentem são excluídos da presença de Deus.A Bíblia diz em Salmos 101:7 “O que usa de fraude não habitará em minha casa; o que profere mentiras não estará firme perante os meus olhos. ”
  • Os que são desonestos não serão permitidos entrar na cidade de Deus.A Bíblia diz em Apocalipse 22.15 Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo o que ama e pratica a mentira. ”
  • Somos considerados mentirosos se dizemos que somos cristãos, mas não obedecemos a Deus.A Bíblia diz em 1 João 2.4 Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade. ”
  • Os hipócritas são mentirosos.A Bíblia diz em Tiago 3.14 “Mas, se tendes amargo ciúme e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. ”
  • A mentira de Abraão e Sara trouxeram graves consequências,Gn 12.14,15 “Alguns altos funcionários do rei do Egito também a viram e contaram a ele como era linda aquela mulher. Por isso ela foi levada para o palácio do rei”;
  • A misericórdia de Deus foi a salvação de Abraão,Gn 12.17-19 “Por isso o rei mandou chamar Abrão e perguntou: – Por que você me fez uma coisa dessas? Por que não me disse que ela é a sua mulher?
  • Deus nos perdoará.A Bíblia diz em 1 João 1.9 “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. ”

III – O PECADO DA MENTIRA SEMPRE TRAZ PREJUÍZO

  • Perda da comunhão com Deus.Enquanto Abraão esteve no Egito Deus não falou com ele reprovando sua atitude. No Egito Abraão deixa de orar ao Senhor. Não se aprende a orar ouvindo pregações – aprende-se orar, orando. Do mesmo modo a comunhão precisa ser desenvolvida por meio da oração;
  • Ter comunhão com Deus é diferente de ter a vida de Deus.A vida de Cristo em nós é um fato (2 Co 5.17; Cl 1.27; 3.4), independe de qualquer esforço nosso e é produzida pelo Espírito Santo (Rm 8.9-11; Jo 1.13; 3.6). A comunhão, por sua vez, é conquistada com diligência e esforço (1 Co 9.23-27) “Com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito, e para isto vigiando com toda perseverança” (Ef 6.18). A Vida em Deus é fruto do Novo Nascimento – A Comunhão com Deus é fruto do Relacionamento.
  • Se qualquer criança começar a espernear e negar que tem um pai, isto não muda o fato: ela é resultado da vontade e semente do pai (Jo 1.13).Um filho é a extensão da vida dos pais. Também é assim no mundo espiritual: nascemos de Deus, pela vontade de Deus, da semente de Deus (Jo 1.12, 13; 3.3-7; Tg 1.18; 1 Pd 1.23; 1Jo 3.9). Somos filhos de Deus. Temos a vida de Deus. Contudo, o nosso conhecimento de Deus no sentido de experimentar a sua “boa, agradável e perfeita vontade” (1Pd 2.3; Rm 12.1,2), e a nossa capacidade de realizar a sua obra (Jo 4.34) vão depender diretamente do quanto nos relacionamos com Ele;
  • Nenhum filho de Deus é mais filho ou menos filho que outro. Mas, certamente irá conhecê-lo melhor e agradá-lo mais e melhor fará a sua vontade aquele que mais se aproximar d’Ele. Um homem disse a Deus:“Senhor tu tens filhos prediletos; tens aqueles a quem preferes”. O Senhor lhe respondeu: “Eu não prefiro uns mais que outros; alguns há que me preferem mais que outros. Esta é a tônica da comunhão.
  • O que vai determinar a sua vida de oração não é o quanto você sabe sobre oração, mas o quanto você ama estar em oração,o quanto eu amo estar na presença do Pai. “Jesus perguntou a Pedro: amas-me mais do que estes outros? Então apascenta os meus cordeiros” (Jo 21.15). O serviço de Pedro estava condicionado ao seu amor a Jesus.
  • Perda moral.Abraão perdeu o conceito de homem de Deus sendo advertido por um rei pagão. A consciência de Abraão estava cauterizada pelo erro, ele perdeu o senso do correto, do justo e aceitou suborno de Faraó (Gn 12.16) – Por causa dela o rei tratou bem Abrão e lhe deu ovelhas, bois, jumentos, escravos e escravas, jumentas e camelos. Pode ser que entre as servas dadas a Abraão estivesse a egípcia Agar que mais tarde causaria problemas entre o casal Abraão e Sara.

 

IV – ABRAÃO RETORNA À DIREÇÃO DE DEUS.

O “Pai das misericórdias” (II Co 1.3) permitiu que Abraão saísse ileso com Sara do Egito

  • Abraão volta a Canaã, o mesmo ponto onde havia errado.“Ele foi de um lugar para outro até chegar à cidade de Betel; e dali foi para o lugar que fica entre Betel e Ai, onde já havia acampado antes. Abrão chegou ao altar que ele havia construído e adorou a Deus, o Senhor.”  Gn 13.3,4;
  • Abraão faz concerto com Deuse invoca o nome do Senhor (Gn 13.4). Betel é lugar de concerto e de encontro com Deus. BETEL = Casa de Deus“Então levantou-se Jacó pela manhã de madrugada, e tomou a pedra que tinha posto por seu travesseiro, e a pôs por coluna, e derramou azeite em cima dela. E chamou o nome daquele lugar Betel; o nome porém daquela cidade antes era Luz.” Gn 28.19,19

Não importa quantas vezes você tenha caído e se afastado da presença do senhor. Deus deseja que consideremos nossos caminhos e voltemos a sua direção. Provérbios 24.16a – porque sete vezes cairá o justo e se levantará (RA); na NTLH – A pessoa honesta pode cair muitas vezes, que sempre se levanta de novo.

  • 2.5 – Lembrem do quanto vocês caíram! Arrependam-se dos seus pecados e façam o que faziam no princípio. Se não se arrependerem, eu virei e tirarei o candelabro de vocês do seu lugar.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s