Formas de amar a Deus


Marcos 12.28-30: – Um mestre da Lei que estava ali ouviu a discussão. Viu que Jesus tinha dado uma boa resposta e por isso perguntou: – Qual é o mais importante de todos os mandamentos da Lei? 29 – Jesus respondeu: – É este: “Escute, povo de Israel! O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. ” 30 – “Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com toda a mente e com todas as forças. ”

COMO DEVEMOS AMAR A DEUS?

Desde os primórdios vimos o homem buscando meios para relacionar-se com o Criador. Os ritos e sacrifícios, as leis e religiões são os meios mais comuns que muitos utilizam para buscar essa aproximação.

As escrituras revelam que Deus também tem interesse nessa relação com as pessoas, visto que o pecado afastou toda a humanidade da presença de Deus.

Mas, como deve ser esse relacionamento com Deus? Quais são os requisitos para manter um relacionamento melhor com Deus? São inúmeros os requisitos, vejamos alguns:

  • Fidelidade para com Deus

Jeremias 5.3- O que o SENHOR quer é fidelidade. Ele os castigou, mas vocês não se importaram. Ele os esmagou, mas vocês não aprenderam a lição; foram teimosos e não quiseram voltar para ele. ”

Gálatas 5.22- “Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade.

  • Reconhecimento da soberania divina

Gálatas 2.20- Assim já não sou eu quem vive, mas Cristo é quem vive em mim. E esta vida que vivo agora, eu a vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se deu a si mesmo por mim. ”;

  • Dependência total de Deus;

Salmos 51.11- Não me expulses da tua presença, nem tires de mim o teu santo Espírito. ”

  • Adoração racional a Deus.

Romanos 12.1- “Portanto, meus irmãos, por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele. Esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer a Deus. ”

Surge outra questão importante: Como satisfazer todos esses e outros requisitos? Jesus nos deu a resposta, ela está explícita em Marcos 12.30 – Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com toda a mente e com todas as forças. ”

Nenhuma virtude está mais qualificada do que o amor, ele suplanta qualquer requisito. O amor como mandamento principal resume tudo aquilo que o Senhor espera de nós, para que tenhamos comunhão plena com Ele precisamos amá-Lo.

Moisés ao orientar o povo de Israel ele afirmou: “Escute, povo de Israel! O SENHOR, e somente o SENHOR, é o nosso Deus5, Portanto, amem o SENHOR, nosso Deus, com todo o coração, com toda a alma e com todas as forças. ” Deuteronômio 6.4,5. No ensino de Jesus ele acrescenta – amar a Deus com toda a mente, fala de um amor racional.

Vamos refletir um pouco mais sobre o tema, com base em três personagens bíblicos que viveram em épocas distintas.

I – JACÓ, DEMOSTROU UM AMOR BASEADO NA CONDICIONALIDADE.

“E Jacó votou um voto dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestidos para vestir; e eu em paz tornar à casa de meu pai, o Senhor será o meu Deus.” Genesis 28.20.

Não restam dúvidas de que a experiência de Jacó fora extraordinária; Todavia, não era esta a melhor resposta a ser dada para Deus, nem este tipo de amor que o Senhor espera dos que são seus.

  • É um amor que se baseia na condicionalidade. Eu amo desde que haja algum retorno;
  • É um amor extremamente materialista. A adoração, o culto, a devoção esta totalmente ligada ao que se vê. Só se crê, quando se vê ou quando se tem alguma coisa. Amor que não sofre;
  • É um amor que busca seu próprio interesse. Está voltado para si mesmo. SE ME HONRARES EU TE HONRAREI.

 

II – PEDRO UM AMOR CONFESSO DA BOCA E NÃO DO CORAÇÃO.

“E Jesus disse aos discípulos: – Esta noite todos vocês vão fugir e me abandonar, pois as Escrituras Sagradas dizem: “Matarei o pastor, e as ovelhas serão espalhadas.” 32 Mas, depois que eu ressuscitar, irei adiante de vocês para a Galileia. 33 Então Pedro disse a Jesus: – Eu nunca abandonarei o senhor, mesmo que todos o abandonem.” Mateus 26.31-33.

Embora Pedro tenha feito uma linda declaração de amor a Jesus perante todos, esta forma de amar a Deus não deve ser aquela a qual possamos enquadrar como paradigma ou modelo.

  • O sentimento de Pedro poderia ser forte, porém não o suficiente para suportar as pressões da vida;
  • É um amor que não confessa e se envergonha diante das ameaças;
  • Não pode servir de padrão, pois é um sentimento dominado pela instabilidade, com a mesma boca que confessa, se nega.

 

III – HABACUQUE DECLARA O VERDADEIRO AMOR QUE DEUS ESPERA DE NÓS.

Habacuque em sua oração nos ensinou o melhor exemplo de como devemos amar a Deus. O que faltou a Jacó e a Pedro evidenciou-se em Habacuque. Isto porque a confiança de Habacuque não se estribava nas riquezas, comida, vestimenta, ou ausência de perigo. Ela estava em Deus.

  • 17 Ainda que as figueiras não produzam frutas, e as parreiras não deem uvas; ainda que não haja azeitonas para apanhar nem trigo para colher; ainda que não haja mais ovelhas nos campos nem gado nos currais, 18 mesmo assim eu darei graças ao SENHOR e louvarei a Deus, o meu Salvador. 19 O SENHOR Deus é a minha força. Ele torna o meu andar firme como o de uma corça e me leva para as montanhas, onde estarei seguro. ” Habacuque 3.17-19 NTLH. O amor de Habacuque:
  • Não estava firmado nas situações negativas do nosso dia-a-dia;
  • Não lhe roubava ou minava o ânimo para adoração;
  • Atribuía a Deus toda sua estrutura de sustentação emocional;
  • Demonstrava total confiança na provisão de Deus. Verso 18 – “mesmo assim eu darei graças ao SENHOR e louvarei a Deus, o meu Salvador”.

 

IV – QUAL É O SEU TIPO DE AMOR POR DEUS?

  • Baseado na condicionalidade, eu o amo desde que…
  • Baseado em palavras vazias sem sentimento algum…
  • Baseado na confiança do Senhor, independente do momento em que está vivendo…

O amor que Deus espera de nós é o amor verdadeiro, que se manifesta tanto em situações favoráveis quanto adversas. É o amor que envolve todo o CORAÇÃO, com toda a ALMA, com toda a MENTE e com todas as FORÇAS.

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s