Conquistando através da oração


Mateus 7.7 e Salmos 2.8 nos revelam que é possível conquistar através da oração. Às vezes deixamos de alcançar o que queremos porque não oramos corretamente ou simplesmente deixamos de orar por achar que Deus não está interessado em nos atender.

Exemplo 1: Um grande dilema – orar ou não orar? Imagine alguém que depende de óculos para trabalhar e num determinado dia perde os óculos. A pessoa pensa em orar e pedir a Deus que a ajude encontra-los, mas ao mesmo tempo pensa no quanto Deus é grande e acha que Deus não irá ouvi-la, pois Ele tem coisas mais importantes para fazer do ajuda-la encontrar seus óculos. No final a pessoa decide não orar e ir trabalhar sem os óculos mesmo que isso comprometa sua rotina no serviço.

Exemplo 2: A parábola da mulher que procura pela moeda perdida (Lucas 15.8-10). A mulher não aceitou perder uma moeda em casa e empreita-se numa busca até encontra-la. Para alguns perder uma moeda era algo corriqueiro, mas para a mulher reencontrar a moeda era importante e por isso não descansou até acha-la.

Quantas pessoas deixam de alcançar o que pedem porque são como aquela pessoa que perdeu seus óculos, que prefere aceitar a perda e não pede a ajuda a Deus. Uma verdade que todos nós precisamos saber: Deus se importa com as coisas grandes e pequenas quando são importantes para nós.

Às vezes não recebemos respostas aos dilemas que nos cercam porque deixamos de pedir a Deus, mesmo sabendo que Ele está sempre disposto a dar o que pedimos, Tiago 4.2 – Vocês querem muitas coisas; mas, como não podem tê-las, estão prontos até para matar a fim de consegui-las. Vocês as desejam ardentemente; mas, como não conseguem possuí-las, brigam e lutam. Não conseguem o que querem porque não pedem a Deus.

O segredo para receber algo de Deus está na objetividade e clareza como oramos. Exemplo: O que queriam os dois cegos a beira do caminho clamando por Jesus? Alguém pode dizer que o desejo óbvio dos cegos era ver, mas não foi isso que eles pediram a Jesus, eles clamaram por misericórdia. Mt 20.30 – Dois cegos, sentados na beira do caminho, ouviram alguém dizer que ele estava passando e começaram a gritar: – Senhor, Filho de Davi, tenha pena de nós!

O método empregado por Jesus para ser atendido exige clareza, objetividade naquilo que você deseja. Quando eles falaram objetivamente, Jesus os curou: Mt 20.32,33 – Então Jesus parou, chamou os cegos e perguntou: – O que é que vocês querem que eu faça? 33 – Senhor, queremos poder enxergar! – responderam eles.

Se pedirmos com confiança, com clareza e objetividade, certamente seremos atendidos pelo Senhor.

  • Mateus 7.11 – Vocês, mesmo sendo maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos. Quanto mais o Pai de vocês, que está no céu, dará coisas boas aos que lhe pedirem!
  • Mateus 7.7,8 Peçam e vocês receberão; procurem e vocês acharão; batam, e a porta será aberta para vocês. 8 Porque todos aqueles que pedem recebem; aqueles que procuram acham; e a porta será aberta para quem bate.
  • João 16.24 – Até agora vocês não pediram nada em meu nome; peçam e receberão para que a alegria de vocês seja completa.

A oração com confiança é semelhante à pessoa que bate insistentemente na porta até que ela se abre. Jesus ensinou que as respostas virão quando oramos como uma criança que pede ao seu pai sem hesitação ou constrangimento, Mc 10.15 – Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem não receber o Reino de Deus como uma criança nunca entrará nele.

O diabo não quer que você ore como uma criança porque quando pedimos como uma criança a nossa fé é acionada, a criança geralmente é sincera e franca em seus sentimentos e sente confiança quando seu pai lhe faz a promessa de proteção. Deus espera ouvir de nós a confissão que precisamos dele para nos guiar e conceder o que precisamos.

Por outro lado, tem pessoas que são generalistas e divagam demais em suas orações porque temem pedir e não ser atendidos e então preferem o monólogo enganando a si mesmo. Elas se preocupam tanto com a oração espiritualmente correta que se esquecem dos pequenos detalhes que impedem as respostas e bênçãos de Deus sobre suas vidas. Elas têm facilidades para orar pela paz mundial, pela salvação global de almas, por pessoas que não conhecem e etc., mas temem orar por detalhes específicos em suas vidas. A questão é: se a sua oração não é capaz de realizar coisas menores o que se dirá das coisas maiores.

A falta de especificidade na oração é semelhante à pessoa que euforicamente passeia pelas praças de shopping olhando vitrines. Ela vê o que está dentro das lojas, acha bonito e divertido, mas não toma posse. Deus deseja que seus filhos tomem posse do que está na vitrine de suas almas.

  • A oração não é um automóvel bonito para se dar um passeio turístico pela cidade. Antes, ela é um caminhão que vai direto ao armazém de víveres, estaciona ali, é carregado, e volta para casa com eles. John R. Rice

A oração correta te transporta para a sala dos tesouros que Deus tem para te dar. Tudo está disponível para quem pede, bate e busca de acordo com a vontade Deus, o mais surpreendente é que Deus deseja te dar além do que você pediu ou imaginou. Ele nos diz: Peça, e eu lhe darei todas as nações; o mundo inteiro será seu. Salmos 2.8

A mulher samaritana descobriu que o seu problema de ir todos os dias ao poço buscar água era meramente superficial, ele queria beber da água que nunca mais daria sede, mas Jesus a levou a outra dimensão, curou suas feridas emocionais e através dela alcançou toda a cidade. João 4.25,26 – A mulher respondeu: – Eu sei que o Messias, chamado Cristo, tem de vir. E, quando ele vier, vai explicar tudo para nós. 26 Então Jesus afirmou: – Pois eu, que estou falando com você, sou o Messias.

  • Peçam e vocês receberão; procurem e vocês acharão; batam, e a porta será aberta para vocês. Mateus 7.7.
  • Peça, e eu lhe darei todas as nações; o mundo inteiro será seu. Salmos 2.8

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s