Atitudes que superam adversidades


Provérbios 24.10 – Quem é fraco numa crise é realmente fraco. (NTLH) – Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena. (RA)

Deus nos chamou para sermos como águias, um povo destemido, guerreiro e forte com desejo para conquistar sempre, infelizmente a realidade de muitos cristãos é totalmente diferente dessa verdade. O modo como nós reagimos diante de determinadas batalhas diz as pessoas quem realmente somos, ou seja, as nossas atitudes refletem nossas potencialidades ou fragilidades.

Nós estamos sempre pregando sobre as nossas potencialidades, me refiro aqueles que dizem acreditar no poder de Deus, pregamos sobre um Deus que prometeu ao seu povo uma terra prometida, mas esquecemos de dizer que parte desse povo temeu entrar na terra. Nos dias de Moisés a maioria do povo ao saber que haviam gigantes na terra prometida preferiram continuar no deserto a ter que enfrentá-los, somente Josué e Calebe se mostraram corajosos e dispostos a entrar na terra e conquista-la.

Muitas pessoas são derrotadas, a exemplo dos israelitas, não pelos gigantes, mas pelas circunstâncias e pelo que ouvem. Aquele povo preferiu ouvir a voz dos espias medrosos, mesmo sabendo que a terra era boa e rica. Provavelmente nenhum deles tinham visto um gigante antes, mas só de ouvir falar temeram e desistiram.

Nós que aceitamos a Cristo recebemos como presente as promessas de Deus para a nossa vida e muitas dessas promessas dizem respeito a conquistar algo, o Senhor promete estar conosco e nos ajudar, então por que temer?

Em Números 13.1-31 temos a história dos espias enviados para olhar a terra prometida. Os escolhidos eram príncipes, líderes, chefes de cada tribo, homens que tinham autoridade e eram respeitados pelo povo. As palavras desses homens tinham poder para motivar ou desanimar o povo. A atitude desses homens era fundamental para a conquista da terra.

A sua atitude determina a sua força na batalha. Se ela for negativa a derrota será sua companhia. Pessoas com atitudes negativas geralmente são pessimistas, céticos, deprimidos e desencorajados. Jhon C. Maxwell disse em certa ocasião: “Uma equipe precisa de bons atletas para vencer… Não dá para vencer sem eles, mas dá para perder com eles. Ou seja, é preciso muito mais que talento para vencer

A atitude positiva é importante – a Palavra diz: Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena. Uma pessoa pode ser talentosa, ter bons conhecimentos e recursos, mas se não tiver atitudes positivas não terá êxito por muito tempo.

  • O escritor Denis Waitley, comentou : “A vantagem da pessoa vitoriosa não é nascer em berço de ouro, ter um Q. I. altíssimo ou muito talento. A vantagem dos vencedores reside totalmente em sua atitude, não nas aptidões. A atitude é o critério básico do sucesso. Mas você não consegue comprar uma atitude positiva nem por um milhão de dólares. Atitudes não estão à venda”.

Atitude negativa. Quando os espias voltaram da incursão à terra prometida disseram para Moisés e o povo – Não. Não podemos atacar aquela gente, pois é mais forte do que nós. (Nm 13.31b). A pessoa que com atitudes negativas anula as promessas de Deus sobre si, a dúvida gera obstáculos para uma vida vitoriosa, é como se a pessoa tirasse os olhos das promessas de Deus para admirar os problemas.

  • A pessoa negativa ao olhar para as circunstâncias ou ouvir alguém dizer sobre as dificuldades, diz: Não posso.

Atitude de inferioridade. A atitude dos espias demonstrou um grande complexo de inferioridade – Não. Não podemos atacar aquela gente, pois é mais forte do que nós. (Nm 13.31b). Eles ficaram mais admirados com o tamanho e a força dos gigantes do que com as belezas que poderiam conquistar ao entrar na cidade. As muralhas, os gigantes e os guerreiros daquelas cidades não eram páreos para o Deus que abriu o Mar Vermelho e o Rio Jordão.

  • A atitude de inferioridade faz a pessoa olhar para os outros como se fossem deuses enquanto ela se considera a mais vil e ordinária criatura.

Atitude positiva. Deus espera que o seu povo tenha sempre atitude positiva como Calebe, Nm 13.30 – Aí o povo começou a reclamar contra Moisés, mas Calebe os fez calar e disse: – Vamos atacar agora e conquistar a terra deles; nós somos fortes e vamos conseguir isso!

  • Sua atitude em relação ao que fazer são expressas em duas palavras de ação – atacar e conquistar, mostra a positividade de Calebe.
  • Sua atitude em relação ao seu pensamento sobre o povo expressas em duas palavras de identificação – somos fortes, vamos conseguir.

Eu percebo nesse verso a convicção de um homem que acreditava na promessa de Deus. Ele estava ali diante do povo dizendo:

  • Aquela terra é nossa, Deus nos deu por herança, só precisamos tomar posse … os gigantes e os muros são meras casualidades a ser superadas.

A atitude negativa dos espias e a atitude positiva de Josué e Calebe influenciaram na decisão do povo. Eles escolheram gritar de desespero, chorar e reclamar colocando a culpa em Moisés e também em Deus, Nm 14.1-3 – Então, naquela noite, todo o povo gritou e chorou. 2 Todos os israelitas reclamaram contra Moisés e Arão e disseram: – Seria melhor se tivéssemos morrido no Egito ou mesmo neste deserto! 3 Por que será que o SENHOR Deus nos trouxe para esta terra? Nós vamos ser mortos na guerra, e as nossas mulheres e os nossos filhos vão ser presos. Seria bem melhor voltarmos para o Egito!

Moisés estava diante de uma grande e difícil decisão – avançar em direção à terra prometida ou permanecer por mais alguns anos no deserto.

  • Algumas pessoas perdem oportunidades de realização e conquistas porque tem atitudes erradas – param quando deveriam marchar; aceitam o fracasso quando deveriam lutar; preferem o calor escaldante e a escassez do deserto a ter que levantar-se e guerrear contra as adversidades que impede de conquistar a benção prometida.

Josué e Calebe insistem tentando animar o povo revoltado. Mesmo diante de tanto pessimismo eles continuam acreditando, Nm 14.7-9 – e disseram ao povo: – A terra que fomos espionar é muito boa mesmo. 8 Se o SENHOR Deus nos ajudar, ele fará com que entremos nela e nos dará aquela terra, uma terra boa e rica. 9 Porém não sejam rebeldes contra o SENHOR e não tenham medo do povo daquela terra. Nós os venceremos com facilidade. O SENHOR está com a gente e derrotou os deuses que os protegiam. Portanto, não tenham medo.

Infelizmente o povo com atitudes negativas e inferiorizado optou pela manutenção do mesmo, não quiseram mudar. Então, o Senhor deu a sentença, Nm 14.22-24 – nenhum desses homens viverá para entrar naquela terra. Eles viram a minha glória e os milagres que fiz no Egito e no deserto. No entanto dez vezes puseram à prova a minha paciência e não quiseram me obedecer. 23 Eles nunca entrarão na terra que jurei dar aos seus antepassados. Nenhum daqueles que me abandonaram verá aquela terra. 24 Mas o meu servo Calebe tem um espírito diferente e sempre tem sido fiel a mim. Por isso eu farei com que ele entre na terra que espionou, e os seus descendentes vão possuir aquela terra.

  • II Timóteo 1.7 – Pois o Espírito que Deus nos deu não nos torna medrosos; pelo contrário, o Espírito nos enche de poder e de amor e nos torna prudentes.

As palavras de Secanias a Esdras revela qual a atitude que devemos ter diante de qualquer situação que queira nos atrapalhar em relação as promessas de Deus, Esdras 10.4 – Levante-se, pois é o Senhor quem deve fazer isso. Nós o apoiaremos. Portanto, anime-se e mãos à obra!

Ouçam ainda as palavras de Paulo aos Romanos 8.31 – Diante de tudo isso, o que mais podemos dizer? Se Deus está do nosso lado, quem poderá nos vencer? Ninguém.

  • Joel 3.10 – Transformem os seus arados em espadas e das suas foices façam lanças. Que até os fracos digam que são valentes!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s