Não olhe para trás, nem pare…


Então um dos anjos disse a Ló: – Agora corra e salve a sua vida! Não olhe para trás, nem pare neste vale. Fuja para a montanha; se não, você vai morrer. Gênesis 19.17

I – A DECISÃO EM HOSPEDAR O SENHOR EM CASA É PESSOAL, INDIVIDUAL E INTRANSFERÍVEL

Os anjos do Senhor chegaram a Sodoma e Gomorra com a missão de destruir aquelas cidades por causa dos seus pecados. Ló ao vê-los entrando na Cidade vai ao seu encontro e os convida para se hospedarem em sua casa, ele insistiu para que aceitassem o seu convite:

  • Gn 19.1-3: Estava anoitecendo quando os dois anjos chegaram a Sodoma. Ló estava sentado perto do portão de entrada da cidade. Quando viu os anjos, levantou-se e foi recebê-los. Ajoelhou-se, encostou o rosto no chão 2 e disse: – Senhores, estou aqui para servi-los; por favor, aceitem o meu convite e venham se hospedar na minha casa. Os senhores podem lavar os pés e passar a noite ali. Depois se levantarão bem cedo e continuarão a sua viagem. Eles disseram: – Não; nós vamos passar a noite na praça. 3 Mas Ló insistiu tanto, que eles aceitaram e foram com ele para a sua casa. Ló mandou preparar um bom jantar e assar pães sem fermento. E os visitantes jantaram.

Em nosso tempo, na era da graça, o Senhor não espera ser convidado. Ele bate à porta esperando que a pessoa abra para Ele entrar, Ap. 3.20 – Escutem! Eu estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa, e nós jantaremos juntos.

  • Zaqueu ouviu o convite de Jesus e o recebeu em casa com alegria, Lucas 19.2-9 – 5 Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e disse a Zaqueu: – Zaqueu, desça depressa, pois hoje preciso ficar na sua casa. 6 Zaqueu desceu depressa e o recebeu na sua casa, com muita alegria. 9 Então Jesus disse: – Hoje a salvação entrou nesta casa, pois este homem também é descendente de Abraão.
  • Cristo bate à porta dos corações desejando entrar, Hb. 4.7 – A prova disso é que Deus marca outro dia, chamado “hoje”. Ele falou disso, muitos anos depois, por meio de Davi, no trecho das Escrituras já citado: “Se hoje vocês ouvirem a voz de Deus, não sejam teimosos.”

II – O DIABO VAI TENTAR TIRAR A PRESENÇA DE DEUS DE SUA CASA, RESISTA

Os homens de Sodoma queriam tirar os anjos de dentro da casa de Ló para destruí-los. Ló sai em defesa dos anjos e quase é morto. Os anjos intervêm e garantem o livramento de todos na casa (Gn 19.4-11), verso 5 – Eles chamaram Ló e perguntaram: – Onde estão os homens que entraram na sua casa esta noite? Traga-os aqui fora para nós, pois queremos ter relações com eles.

  • Enquanto a presença de Jesus garante conforto e paz, a presença do inimigo traz destruição, João 10.10 – O ladrão só vem para roubar, matar e destruir; mas eu vim para que as ovelhas tenham vida, a vida completa.
  • O inimigo é especialista em semear joio (coisas ruins) a fim de destruir o trigo (aquilo que é bom) semeado. Ele vem quando todos estão dormindo, planta o que é ruim comprometendo o bom e depois vai embora, Mateus 13.25 – Certa noite, quando todos estavam dormindo, veio um inimigo, semeou no meio do trigo uma erva ruim, chamada joio, e depois foi embora.
  • O inimigo age como o Rei Ben-Hadade quis fazer com a casa do Rei Acabe e seu Reino, I Reis 20.1ss – 3 e disseram a Acabe, rei de Israel: – O rei Ben-Hadade exige que o senhor entregue a ele a sua prata e o seu ouro, as suas mulheres e os seus filhos mais fortes. 6 No entanto, amanhã a esta hora, eu vou mandar os meus servidores, e eles vão examinar o seu palácio e as casas dos seus servidores. Eles vão tirar tudo aquilo que acharem que tem valor.
  • Devemos vigiar constantemente para não perder a salvação, Marcos 14.38 – Vigiem e orem para que não sejam tentados. É fácil querer resistir à tentação; o difícil mesmo é conseguir.
  • O inimigo não descansa, ele sempre irá tentar novas investidas contra tua vida, Lc 11.24-26:Jesus continuou: – Quando um espírito mau sai de alguém, anda por lugares sem água, procurando onde descansar, mas não encontra. Então diz: “Vou voltar para a minha casa, de onde saí.” 25 Aí volta e encontra a casa varrida e arrumada. 26 Depois sai e vai buscar outros sete espíritos piores ainda, e todos ficam morando ali. Assim a situação daquela pessoa fica pior do que antes.
  • A nossa batalha é diária. Devemos ter uma posição firme e não ceder as investidas do inimigo de nossas almas, Tiago 4.7 – Portanto, obedeçam a Deus e enfrentem o Diabo, que ele fugirá de vocês.

III – A IGREJA DE CRISTO É A ORDEM, SEM ELA O MUNDO É UM CAOS

Os anjos ofereceram a Ló e sua família a oportunidade para salvar-se. Os parentes e genros zombaram dele, levaram na brincadeira a sua mensagem; os anjos apressaram Ló, sua esposa e filhas para que saíssem logo por causa da misericórdia de Deus, Gênesis 19.16 – E, como ele estava demorando, os anjos pegaram pela mão Ló, a sua mulher e as suas filhas e os levaram para fora da cidade, pois o SENHOR teve compaixão de Ló.

A salvação era para toda família de Ló, mas muitos recusaram o convite. A Bíblia mostra que a presença de Cristo ‘pode’ trazer salvação a toda família, mas eles precisam crer, aceitar e obedecer, Atos 16.29-32: Aí o carcereiro pediu que lhe trouxessem uma luz, entrou depressa na cela e se ajoelhou, tremendo, aos pés de Paulo e Silas. 30 Depois levou os dois para fora e perguntou: – Senhores, o que devo fazer para ser salvo? 31 Eles responderam: – Creia no Senhor Jesus e você será salvo – você e as pessoas da sua casa. 32 Então eles anunciaram a palavra do Senhor ao carcereiro e a todas as pessoas da casa dele.

A mensagem do evangelho tem sido ignorada pela geração atual. Muitas pessoas não acreditam no arrebatamento, ignoram os apelos da igreja para que se salvem – II Pedro 2.3,4,9-11 : Primeiro vocês precisam saber que nos últimos dias vão aparecer homens dominados pelas suas próprias paixões. Eles vão zombar de vocês, 4 dizendo: “Ele prometeu vir, não foi? Onde está ele? Os nossos pais morreram, e tudo continua do mesmo jeito que era desde a criação do mundo.”  9 O Senhor não demora a fazer o que prometeu, como alguns pensam. Pelo contrário, ele tem paciência com vocês porque não quer que ninguém seja destruído, mas deseja que todos se arrependam dos seus pecados. 10 Porém o Dia do Senhor chegará como um ladrão. Naquele dia os céus vão desaparecer com um barulho espantoso, e tudo o que há no Universo será queimado. A terra e tudo o que existe nela vão sumir. 11 Sabendo que tudo isso vai ser destruído assim, então que tipo de gente vocês precisam ser? A vida de vocês deve ser agradável a Deus e dedicada a ele.

Jesus alertou sobre alguns sinais dos fins do tempo: falsos Cristos; rumores de guerras; nação contra nação; fome; terremotos; sinais do céu; cristãos perseguidos, presos e mortos; ódio e traição contra a fé cristã; falsos profetas; ausência do amor; intrigas familiares; etc. (Mt 24.4-44);

Quando o Evangelho for anunciado em toda a terra, para testemunho das nações, então virá o fim. Entendo que não se trata de anunciar o evangelho a cada pessoa, mas as nações, Mateus 24.14: E a boa notícia sobre o Reino será anunciada no mundo inteiro como testemunho para toda a humanidade. Então virá o fim.

 

IV – JESUS ADVERTE-NOS: LEMBREM DA MULHER DE LÓ Lucas 17.32

Os anjos deram uma ordem para Ló e sua família. Ela deveria ser obedecida integralmente para garantir suas vidas. A mensagem dos anjos: … – Agora corra e salve a sua vida! Não olhe para trás, nem pare neste vale. Fuja para a montanha; se não, você vai morrer. (Gn 19.17);

Não devemos voltar nossos olhos para as coisas que deixamos para trás: É claro, irmãos, que eu não penso que já consegui isso. Porém uma coisa eu faço: esqueço aquilo que fica para trás e avanço para o que está na minha frente.  14 Corro direto para a linha de chegada a fim de conseguir o prêmio da vitória. Esse prêmio é a nova vida para a qual Deus me chamou por meio de Cristo Jesus. Filipenses 3.13,14.

Ló e sua família deveriam correr para se salvarem, do mesmo modo que a igreja corre em direção à Cristo, nossa salvação, Hebreus 12.1-2a: Assim nós temos essa grande multidão de testemunhas ao nosso redor. Portanto, deixemos de lado tudo o que nos atrapalha e o pecado que se agarra firmemente em nós e continuemos a correr, sem desanimar, a corrida marcada para nós. 2  Conservemos os nossos olhos fixos em Jesus, pois é por meio dele que a nossa fé começa, e é ele quem a aperfeiçoa…

Errar é humano, mas a mulher de Ló não perseverou na hora certa, na reta final. Mais um pouco e ela estaria salvo com sua família. Você não pode parar ou olhar para trás, Hebreus 10.35-38: Portanto, não percam a coragem, pois ela traz uma grande recompensa. 36 Vocês precisam ter paciência para poder fazer a vontade de Deus e receber o que ele promete. 37 Pois, como ele diz nas Escrituras Sagradas: “Um pouco mais de tempo, um pouco mesmo, e virá aquele que tem de vir; ele não vai demorar. 38 E todos aqueles que eu aceito terão fé em mim e viverão. Mas, se uma pessoa voltar atrás, eu não ficarei contente com ela.” 39 Nós não somos gente que volta atrás e se perde. Pelo contrário, temos fé e somos salvos.

A mensagem dos anjos ecoa aos ouvidos da Igreja de Cristo ainda hoje: corra e salve a sua vida! Não olhe para trás, nem pare – Gn 19.17

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s