Perguntas bíblicas para refletir


A Bíblia é um livro incomparável. Nela encontramos várias perguntas acerca da nossa existência e relacionamento com Deus. Dentre essas perguntas, escolhi quatro para meditarmos. Deus continua, através da Bíblia, nos questionando todos os dias: Que tipo de resposta lhe daremos? Jó 40.7 – Mostre agora que é valente e responda às perguntas que lhe vou fazer. (NTLH)

I – POR QUE VOCÊ FEZ ISSO?

Gênesis 4.10 – Então Deus disse: – Por que você fez isso? Da terra, o sangue do seu irmão está gritando, pedindo vingança.

Caim não tinha motivos aparentes para odiar o seu irmão. O fato de Deus se agradar mais da oferta de Abel despertou a inveja em Caim. A inveja trouxe maldição para Caim e sua descendência.

Às vezes, pessoas praticam coisas que não deveriam. Pode ser uma pequena mentira ou um ato de grande proporção, a todo instante somos tentados a romper com o padrão cristão. Desde que o pecado entrou no mundo, a natureza humana vive sujeita ao domínio e prática do mal:

  • Tiago 4.1-3: De onde vêm as lutas e as brigas entre vocês? Elas vêm dos maus desejos que estão sempre lutando dentro de vocês. 2. Vocês querem muitas coisas; mas, como não podem tê-las, estão prontos até para matar a fim de consegui-las. Vocês as desejam ardentemente; mas, como não conseguem possuí-las, brigam e lutam. Não conseguem o que querem porque não pedem a Deus. 3. E, quando pedem, não recebem porque os seus motivos são maus. Vocês pedem coisas a fim de usá-las para os seus próprios prazeres.

O que a pessoa faz pode afastá-la de Deus como descreve o profeta Isaias 59.2,3 – Pois são os pecados de vocês que os separam do seu Deus, são as suas maldades que fazem com que ele se esconda de vocês e não atenda as suas orações. 3. Vocês têm as mãos manchadas de sangue e os dedos sujos de crimes; vocês só sabem contar mentiras, e os seus lábios estão sempre dizendo coisas que não prestam.

Nada que alguém faça está oculto diante de Deus, por isso devemos nos achegar a Ele e pedir perdão sempre, Eclesiastes 12.13,14 – De tudo o que foi dito, a conclusão é esta: tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos porque foi para isso que fomos criados.  14 Nós teremos de prestar contas a Deus de tudo o que fizermos e até daquilo que fizermos em segredo, seja o bem ou o mal.

II – QUEM É O SEU DONO? DE ONDE VOCÊ É?

I Samuel 30.14 – Então Davi perguntou: – Quem é o seu dono? De onde você é? – Eu sou egípcio (origem) e sou escravo de um amalequita! (senhorio) – respondeu ele. – O meu dono me deixou aqui há três dias porque fiquei doente. I Sm 30.13

São duas perguntas simultâneas: Quem é o seu dono? Aquele que exerce autoridade, domínio, poder, que tem a sua posse.

De onde você é? Qual a sua origem? Pode estar relacionado a naturalidade (lugar onde nasceu); ascendência (antepassados); causa (pretexto sobre acontecimentos ou problemas).

Não escolhemos a origem sobre onde nascemos, antepassados ou causas que resultaram em situações indesejáveis, mas podemos escolher quem irá exercer o senhorio em nossa vida.

  • Essa escolha é inevitável, você terá que escolher quem será o teu Senhor: Mateus 6.24 – Um escravo não pode servir a dois donos ao mesmo tempo, pois vai rejeitar um e preferir o outro; ou será fiel a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e também servir ao dinheiro.
  • Quem se sujeita ao senhorio do mundo, tornar-se-á inimigo de Deus: Tiago 4.4 – Gente infiel! Será que vocês não sabem que ser amigo do mundo é ser inimigo de Deus? Quem quiser ser amigo do mundo se torna inimigo de Deus.
  • Todos devem tomar uma decisão e escolher a quem servir: Josué 24.15 – Mas, se vocês não querem ser servos do SENHOR, decidam hoje a quem vão servir. Resolvam se vão servir os deuses que os seus antepassados adoravam na terra da Mesopotâmia ou os deuses dos amorreus, na terra de quem vocês estão morando agora. Porém eu e a minha família serviremos a Deus, o SENHOR.
  • Permanecer, praticar ou aceitar o erro torna a pessoa escravo do pecado: João 8.34 – Jesus disse a eles: – Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem peca é escravo do pecado. João 8.34
  • Aceitar o senhorio do diabo torna a pessoa seu filho e semelhante a ele. João 8.44 – Vocês são filhos do Diabo e querem fazer o que o pai de vocês quer. Desde a criação do mundo ele foi assassino e nunca esteve do lado da verdade porque nele não existe verdade. Quando o Diabo mente, está apenas fazendo o que é o seu costume, pois é mentiroso e é o pai de todas as mentiras.
  • Deus deseja ser Senhor em tua vida, como prêmio ele te garante a vida eterna em Cristo. João 3.16 – Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna.
  • Ao aceitar a Cristo assumimos uma naturalidade espiritual, nos tornamos cidadãos do Reino Celestial e temos um Senhor, Filipenses 3.20 – Mas nós somos cidadãos do céu e estamos esperando ansiosamente o nosso Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que virá de lá.

III – DE ONDE VOCÊ VEM E PARA ONDE ESTÁ INDO?

Gênesis 16.8 – e perguntou: – Agar, escrava de Sarai, de onde você vem e para onde está indo? – Estou fugindo da minha dona – respondeu ela.

Qual a diferença nas expressões “de onde você é” e “de onde você vem”?

  • Exemplo: Um brasileiro reside nos EUA e depois de anos retorna ao seu País, quando lhe perguntam de onde você é? Ele diz “eu sou do Brasil”. Mas, quando lhe perguntam de onde você vem? Ele responde “dos EUA”.

De onde você vem indica um ponto de partida, sair de um ponto em direção a outro. Exemplo: o primeiro passo de um projeto pessoal; de uma viagem; de uma decisão; etc.

Para onde está indo, indica foco, objetivo. Agar, serva de Abraão, não sabia ao certo para onde estava indo. Ela estava desesperada, cansada de ser maltratada, fugiu da sua senhora. Sempre que alguém age pela emoção do medo corre-se o risco de se perder, a sorte de Agar foi o anjo do Senhor que a socorreu.

Há pessoas que andam com Jesus, elas estão na igreja aprendendo a Palavra de Deus há anos e mesmo assim não sabem para onde vão. Embora os discípulos caminhassem há anos com Jesus, alguns estavam confusos sobre para onde iam. Jesus lhes mostrou que só existe um caminho para levar o homem à Deus.

  • João 14.4-6 – E vocês conhecem o caminho para o lugar aonde eu vou. 5 Então Tomé perguntou: – Senhor, nós não sabemos aonde é que o senhor vai. Como podemos saber o caminho? 6 Jesus respondeu: – Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim.

Ser cristão exige saber a direção para onde caminha, Hebreus 13.14 – Porque neste mundo não temos nenhuma cidade que dure para sempre; pelo contrário, procuramos a cidade que virá depois.

IV – ONDE É QUE VOCÊ ESTÁ?

Gênesis 3.9 – Mas o SENHOR Deus chamou o homem e perguntou: – Onde é que você está?

Qual a sua posição atual? Onde você se encontra? O pecado trouxe vergonha a Adão que se escondeu da presença de Deus. A pessoa que se entrega ao erro está distante de Deus, se escondendo em meio a mentira, engano, falsidade e tudo aquilo que a afasta de Deus.

  • Naquele tempo vocês estavam separados de Cristo; eram estrangeiros e não pertenciam ao povo escolhido de Deus. Não tinham parte nas suas alianças, que eram baseadas nas promessas de Deus para o seu povo. E neste mundo viviam sem esperança e sem Deus. 13 Mas agora, unidos com Cristo Jesus, vocês, que estavam longe de Deus, foram trazidos para perto dele pela morte de Cristo na cruz. Efésios 2.12,13

Há várias situações que podem tirar a pessoa da presença de Deus. Elias medroso, preferiu a caverna enquanto fugia de Jezabel do que permanecer diante de Deus. Porém, mesmo na caverna Deus lhe encontrou e ordenou para que voltasse a sua condição de profeta.

  • I Reis 19.13 – Quando Elias ouviu a voz, cobriu o rosto com a capa. Então saiu e ficou na entrada da caverna. E uma voz lhe disse: – O que você está fazendo aqui, Elias? 15 Então o SENHOR Deus disse: – Volte para o deserto que fica perto de Damasco. Chegando lá, entre na cidade e unja Hazael como rei da Síria.

Qual a posição que Deus espera de nós? Que estejamos sempre em Cristo. Que Cristo reine sobre a nossa vida, como Paulo declarou em Gálatas 2.20 – Assim já não sou eu quem vive, mas Cristo é quem vive em mim. E esta vida que vivo agora, eu a vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se deu a si mesmo por mim.

Assista abaixo o vídeo com a pregação dessa mensagem ou clique AQUI para assistir direto no YouTube:

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s