Enchei-vos do Espírito


Efésios 5.18 – Não se embriaguem, pois, a bebida levará vocês à desgraça; mas encham-se do Espírito de Deus.

Desde que foi estabelecida, a igreja depende totalmente do Espírito Santo. Não é possível imaginar a igreja de Cristo sem o Espírito Santo. Quando o Espírito se ausenta da igreja, ela deixa de ser de Cristo e passa a ser uma mera instituição formada por pessoas religiosas, sem vida, confusa e sem poder espiritual.

Em nossos tempos vemos com tristeza muitas denominações que se dizem cristãs deixando de buscar o Espírito Santo. Como resultado cresce o número de escândalos, líderes cristãos envolvidos com coisas ilícitas, politicagem nas igrejas e coisas piores que essas.

  • Nós precisamos mais que nunca de um novo Pentecostes, um mover do Espírito Santo como nos dias da igreja primitiva e dos primeiros apóstolos.

I – O Pentecostes é urgente porque a Espiritualidade está em baixa.

Uma igreja sem o Espírito Santo é uma igreja sem o amor verdadeiro. Uma igreja numerosa, imponente, rica, mas que não tem a presença do Espírito de Deus, precisa urgentemente verticalizar sua comunhão espiritual,

  • Efésios 3.5,18 – No passado esse segredo não foi contado aos seres humanos, mas agora, por meio do seu Espírito, Deus o revelou aos seus santos apóstolos e profetas. 18 para que assim, junto com todo o povo de Deus, vocês possam compreender o amor de Cristo em toda a sua largura, comprimento, altura e profundidade.

A igreja em Sardes era uma igreja equivocada em relação a sua comunhão com Deus, eles pensavam que estavam bem quando mesmo estando mal,

  • Apocalipse 3.1,2b – Ao anjo da igreja de Sardes escreva o seguinte: “Esta é a mensagem daquele que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas. Eu sei o que vocês estão fazendo. Vocês dizem que estão vivos, mas, de fato, estão mortos. 2 Acordem e fortaleçam aquilo que ainda está vivo, antes que morra completamente…

 

II – O Pentecostes é urgente – as igrejas vivendo dentro de suas paredes.

A maioria dos eventos que promovem servem para satisfazer o ego de seus membros; não conseguem enxergar além das quatro paredes porque estão cercadas pelas paredes da vaidade.

Há crentes capazes de gastar uma enormidade de dinheiro e viajar quilômetros para participar de um congresso, mas não são capazes de atravessar a rua para falar de Jesus para alguém.

  • João 20.19-22: Naquele mesmo domingo, à tarde, os discípulos de Jesus estavam reunidos de portas trancadas, com medo dos líderes judeus. Então Jesus chegou, ficou no meio deles e disse: – Que a paz esteja com vocês! 20 Em seguida lhes mostrou as suas mãos e o seu lado. E eles ficaram muito alegres ao verem o Senhor. 21 Então Jesus disse de novo: – Que a paz esteja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês. 22 Depois soprou sobre eles e disse: – Recebam o Espírito Santo.

Quatro verdades contidas nesses versos:

  • Os discípulos de Jesus mesmo depois de anos andando com o Mestre estavam reunidos trancados numa sala por causa do medo. Quantos crentes são medrosos porque temem passar vergonha, serem zoados pelas pessoas e desistem de falar do amor de Deus;
  • Eles estavam medrosos porque Jesus não estava com eles. Há muitas igrejas em que suas portas estão fechadas porque Jesus não está presente. Tão logo Jesus chegou o clima mudou e houve alegriaE eles ficaram muito alegres ao verem o Senhor (20b);
  • A primeira palavra que Jesus disse a eles foi “- Que a paz esteja com vocês! ”. Provavelmente o clima naquela reunião não era de comunhão, os discípulos deviam estar se culpando pela covardia de terem fugido enquanto Jesus sofria e era crucificado. Sem comunhão não há poder na igreja e autoridade para sair a evangelizar o mundo. Jesus foi categórico ao dizer “Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês”;
  • Os discípulos estavam com medo, sem alegria e sem comunhão. Eles eram um amontoado de pessoas sem vida no espírito. Estavam juntos sem comunhão, congregando sem Jesus e acovardados pelo medo de sair para fora. Jesus sabia que lhes faltava algo, então Jesus “soprou sobre eles e disse: – Recebam o Espírito Santo”.

III – O Pentecostes é urgente – há fogo estranho nos altares

Se alguém quiser visitar um local onde há fogo estranho, vá a lugares onde vendem artigos religiosos para cultos cristãos. Você irá encontrar coisas que sequer imaginou.

  • Matéria publicada no caderno economia do IG em 02/01/14 fala do crescimento econômico e das novidades no mercado gospel, algumas áreas citadas na matéria: entretenimento; viagens de fé; CDs, DVDs, Camisetas temáticas; Bíblias com estampas, as mulheres preferem a com capa estilo tigre; Pôsteres de cantores e pregadores; etc.

Se você for a certos congressos evangélicos ficará assombrado com o fogo que vem dos altares. Pregadores, cantores, grupos e dirigentes de cultos se parecem com artistas e animadores de palco. Tudo é dito e feito para impressionar as pessoas, para tocar no seu lado sensitivo com o propósito de saquear sua carteira e arrastar a sua alma para o mundo das heresias.

O fogo estranho no altar é humano e diabólico, costuma atrair muitas pessoas, geralmente impressiona e é produzido em grande estilo.

  • Mateus 24.24 – Porque aparecerão falsos profetas e falsos messias, que farão milagres e maravilhas para enganar, se possível, até o povo escolhido de Deus.

Aqueles que produzem fogo estranho no altar são capazes de fazer coisas parecidas com aquelas que homens de Deus fazem, à princípio podem enganar, mas no final serão desmascarados.

  • Êxodo 7.10,11 – Aí Moisés e Arão foram se encontrar com o rei e fizeram como o SENHOR havia mandado. Arão jogou o bastão diante do rei e dos seus funcionários, e o bastão virou uma cobra. 11 Então o rei mandou vir os sábios e os mágicos, e com a sua mágica eles fizeram a mesma coisa. 12 Cada um deles jogou a sua vara de mágico no chão, e elas viraram cobras. Porém o bastão de Arão engoliu as varas de mágico deles.

Do mesmo modo que acontecia nos dias de Jesus, multidões de pessoas vão à igreja em busca de novidades, milagres, negócios, casamentos, etc. o que importa para tais pessoas é que seus desejos sejam alcançados, mesmo que temporário praticado por detentores de fogo estranho. Essas pessoas não foram atraídas pela cruz de Cristo, mas pelas novidades do mundo gospel.

IV – O que a igreja deve fazer?

Despertar do sono da frieza, da negligência, da ausência do Espírito. Usar as armas espirituais da luz para combater o fogo estranho na casa de Deus.

  • Romanos 13.11,12 – Vocês precisam fazer todas essas coisas porque sabem em que tempo nós estamos vivendo; chegou a hora de vocês acordarem, pois, o momento de sermos salvos está mais perto agora do que quando começamos a crer. 12 A noite está terminando, e o dia vem chegando. Por isso paremos de fazer o que pertence à escuridão e peguemos as armas espirituais para lutar na luz.

Assim como a vara nas mãos de Arão quando jogada ao chão se transformou numa cobra que engoliu as cobras dos falsos fazedores de milagres, a igreja irá vencer o fogo estranho nos altares com o verdadeiro fogo do Espírito Santo.

  • O fogo invocado por Elias para vencer os falsos profetas no Monte Carmelo veio do céu, I Reis 18.38 – Então o SENHOR mandou fogo. E o fogo queimou o sacrifício, a lenha, as pedras, a terra e ainda secou a água que estava na valeta
  • Salomão orou ao Senhor consagrando o Templo e Deus enviou fogo do céu sobre o holocausto, II Crônicas 7.1-4 – Quando Salomão terminou a oração, desceu fogo do céu e queimou completamente o animal oferecido em sacrifício e os outros sacrifícios que tinham sido oferecidos; e a glória do SENHOR Deus encheu o Templo. 2 E, por causa dessa luz, os sacerdotes não puderam entrar no Templo. 3 Ao verem o fogo descer e a glória do SENHOR encher o Templo, todos os israelitas que estavam ali no pátio se ajoelharam e encostaram o rosto no chão. Eles adoraram a Deus e o louvaram, dizendo: “Louvem a Deus, o SENHOR, porque ele é bom, e porque o seu amor dura para sempre.” 4 Então o rei e todo o povo ofereceram sacrifícios ao SENHOR.
  • Os discípulos estavam reunidos orando ao Senhor quando o Espírito Santo desceu sobre eles como fogo, Atos 2.3 – Então todos viram umas coisas parecidas com chamas, que se espalharam como línguas de fogo; e cada pessoa foi tocada por uma dessas línguas.
  • O testemunho de João Batista acerca de Jesus afirma que Ele batiza com Espírito Santo e com fogo, Mateus 3.11 – Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.
  • O próprio Jesus declarou que a sua missão era atear fogo sobre a terra, Lucas 12.49 – Eu vim para lançar fogo sobre a terra e bem quisera que já estivesse a arder.

O fogo que Jesus se refere não é no sentido literal de queimar pessoas ou coisas, mas de fervor, paixão, poder e ânimo. Quando recebemos o Espírito Santo esse fogo aquece o nosso coração e se alastra por todo a nossa existência. Não tem como conter, as pessoas percebem que alguma coisa diferente está acontecendo; o fogo chama a atenção das pessoas, ele pode ser visto de longe; esse fogo queima tudo que não presta em nossa vida e traz a santidade, com a santidade a presença de Deus reina em nós.

  • Atos 1.8 – Porém, quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra.

Assista o vídeo com a pregação dessa tema. Assista direto no You Tube

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s