Para o Senhor Deus é fácil!


II Reis 3.17-20: Pois vocês não vão ver chuva nem vento, mas mesmo assim o leito deste ribeirão vai se encher de água. E vocês, o seu gado e os seus animais de carga terão muita água para beber.” 18 E Eliseu continuou: – E para o SENHOR Deus é fácil fazer isso; ele também lhes dará a vitória contra os moabitas. 19 Os senhores conquistarão todas as melhores cidades deles e as cidades cercadas de muralhas, cortarão todas as suas árvores frutíferas, taparão todas as suas fontes de água e estragarão todas as suas terras de plantação, cobrindo-as de pedras. 20 No dia seguinte, na hora do sacrifício da manhã, a água veio correndo da direção de Edom e cobriu o chão.

O rei Jorão e o rei Josafá foram a guerra contra o rei de Moabe. Depois de sete dias marchando a água acabou para os homens e os animais.

O desespero tomou o coração do rei Jorão que exclamou: Estamos perdidos! O SENHOR Deus nos entregou, os três, ao rei de Moabe! (v.11).

Porém, o rei Josafá lembrou do Deus de Israel e dos seus profetas. Verso 11 – O rei Josafá perguntou: – Existe por aqui algum profeta de Deus, o SENHOR, para que consultemos o SENHOR por meio dele?

O ESPIRITO DE DEUS SE MANIFESTOU EM MEIO AO LOUVOR

Elizeu, o profeta sucessor de Elias, decidiu orar e buscar uma palavra da parte de Deus para aqueles reis. Ele pediu que trouxessem um músico e enquanto ele tocava a harpa o Espírito do Senhor veio sobre Eliseu. Deus habita em meio os louvores do seu povo, Salmos 22.3 – Tu, porém, és santo e, sentado no teu trono, recebes os louvores do povo de Israel.

 

02 COISAS QUE OS EXÉRCITOS TIVERAM QUE FAZER

Primeiro eles deveriam cavar buracos no leito seco do ribeiro, verso 16: e ele disse: – O que o SENHOR diz é isto: Façam muitas covas em todo o leito seco deste ribeirão.

O ato de cavar buracos para se encher de água indica fé e ação atuando conjuntamente. Não haveria qualquer evidência de chuva ou barulho de vento, a ordem do Senhor é simples e direta – cavar buracos e esperar a provisão de Deus.

Em segundo lugar eles deveriam sacrificar ao Senhor como costumeiramente faziam, verso 20a: No dia seguinte, na hora do sacrifício da manhã

  • Confessar a Cristo e fazer o bem é um tipo de sacrifício que agrada a Deus segundo Hebreus 13.15,16: Por isso, por meio de Jesus Cristo, ofereçamos sempre louvor a Deus. Esse louvor é o sacrifício que apresentamos, a oferta que é dada por lábios que confessam a sua fé nele. 16 Não deixem de fazer o bem e de ajudar uns aos outros, pois são esses os sacrifícios que agradam a Deus.
  • As ofertas que oferecemos à igreja, também são sacrifícios que agradam a Deus, Filipenses 3.18: Aqui está o meu recibo de tudo o que vocês me enviaram e que foi mais do que o necessário. Tenho tudo o que preciso, especialmente agora que Epafrodito me trouxe as coisas que vocês mandaram, as quais são como um perfume suave oferecido a Deus, um sacrifício que ele aceita e que lhe agrada.

Trabalho e sacrifício agradam a Deus. Foi isso que Deus exigiu daqueles exércitos. Quando nos entregamos à vontade de Deus e agimos despreocupadamente, o Senhor Deus promove o milagre em nossas vidas.

 

03 COISAS QUE PROMETEU E CUMPRIU

  • Deus prometeu fazer o impossível. Verso 17a – Pois vocês não vão ver chuva nem vento, mas mesmo assim o leito deste ribeirão vai se encher de água… Ele não precisa de chuva ou da força do vento para agir, tudo o que Deus precisava era da fé em ação do povo cavando buracos para reter a água que Deus enviaria.
  • O que as pessoas julgam impossível de ser realizado, Deus realiza, Mateus 19.26Jesus olhou para eles e respondeu: – Para os seres humanos isso não é possível; mas, para Deus, tudo é possível.
  • Quem crê em Jesus vive milagres, Marcos 9.22, 23 – Muitas vezes o espírito o joga no fogo e na água para matá-lo. Mas, se o senhor pode, então nos ajude. Tenha pena de nós! 23 Jesus respondeu: – Se eu posso? Tudo é possível para quem tem fé.

  • Vitória contra os inimigos. Verso 18: E Eliseu continuou: – E para o SENHOR Deus é fácil fazer isso; ele também lhes dará a vitória contra os moabitas. Os moabitas causaram temor a Israel e Judá, eles se vangloriaram achando que a guerra estava vencida. Mas, agora Deus estava na batalha ao lado do seu povo.
  • Quando o Senhor está do nosso lado não tememos os inimigos, Deuteronômio 20.3,4 – “Israelitas, escutem o que estou dizendo! Vocês estão aqui para lutar contra os inimigos. Não se assustem, não se apavorem, não fiquem com medo, 4 pois o SENHOR, nosso Deus, está com vocês para lutar ao seu lado e salvá-los do inimigo.”
  • Mesmo que você esteja em batalha, o Senhor te protegerá dos ataques dos inimigos, Salmos 91.7-9 – Ainda que mil pessoas sejam mortas ao seu lado, e dez mil, ao seu redor, você não sofrerá nada. 8 Você olhará e verá como os maus são castigados. 9 Você fez do SENHOR Deus o seu protetor e, do Altíssimo, o seu defensor.
  • Deus prepara um banquete para você na presença dos inimigos e te enche de alegria. Salmo 123.5: Preparas um banquete para mim, onde os meus inimigos me podem ver. Tu me recebes como convidado de honra e enches o meu copo até derramar.

  • Conquistas de Cidades. Verso 19a: Os senhores conquistarão todas as melhores cidades deles e as cidades cercadas de muralhas… A vitória sobre os inimigos seria completa, eles seriam despojados de suas cidades, os muros edificados seriam derrubados.
  • O salmista reconhece que a vitória do seu povo foi obra de Deus, Salmos 44.3 – Não foi com espadas que os nossos antepassados conquistaram aquela terra; não foi com o seu próprio poder que eles venceram. Eles venceram com o teu poder, com a tua força e com a luz da tua presença. Assim tu mostraste o teu amor por eles.
  • Deus fará de você uma máquina de realizações, Isaias 41.10-13 – Não fiquem com medo, pois estou com vocês; não se apavorem, pois eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças e os ajudo; eu os protejo com a minha forte mão. 11 “Todos os seus inimigos serão derrotados e humilhados; todos os que lutam contra vocês serão destruídos e morrerão. 12 Se vocês procurarem os seus inimigos, não os acharão, pois todos eles terão desaparecido. 13 Eu sou o SENHOR, o Deus de vocês; eu os seguro pela mão e lhes digo: ‘Não fiquem com medo, pois eu os ajudo.’ ” 14 O SENHOR diz ao seu povo: “Você é pequeno e fraquinho, mas não tenha medo, pois eu, o Santo Deus de Israel, sou o seu Salvador e o protegerei. 15 Farei com que você seja como uma máquina de debulhar trigo, que tem pontas de ferro novas e afiadas: você passará sobre os montes, eles virarão pó, e as montanhas ficarão como palha. 16 Você os jogará para cima, o vento os levará, e a ventania os espalhará. Então você ficará alegre porque eu, o SENHOR, sou o seu Deus, e você louvará a mim, o Santo Deus de Israel.
  • A vitória da igreja se dá no plano físico e espiritual, Colossenses 2.15 – E foi na cruz que Cristo se livrou do poder dos governos e das autoridades espirituais. Ele humilhou esses poderes publicamente, levando-os prisioneiros no seu desfile de vitória.

O QUE DEUS TEM PROMETIDO PARA VOCÊ NESSE ANO?

A Bíblia não diz qual foi a reação dos reis quando ouviram a palavra do profeta. Porém, podemos deduzir que eles obedeceram ao profeta e cavaram os poços. No dia seguinte a profecia se cumpriu, a sentença de morte que estava sobre aqueles reis, soldados e animais foi extinta e no lugar do sofrimento ouviu-se o júbilo do povo quando os ribeiros se encheram de água e venceram os inimigos.

Os soldados não ficaram olhando para o céu esperando a chuva; eles foram cavar os buracos. Eles não ficaram esperando o soprar do vento; eles continuaram cavando os buracos. Eles não perderam tempo traçando estratégias de guerra para vencer os inimigos; pela manhã eles sacrificaram e adoraram ao Senhor. Às aguas vieram sobre o ribeiro porque o povo obedeceu ao profeta.

Á agua representa a solução e encorajamento que o povo precisava para vencer os inimigos. As águas de Deus estão vindo sobre você, sua família, trabalho, ministério, etc., verso 20 – No dia seguinte, na hora do sacrifício da manhã, a água veio correndo da direção de Edom e cobriu o chão.

  • Deus sempre cumpre suas promessas, Números 23.19 – Deus não é como os homens que mentem; não é um ser humano, que muda de ideia. Quando foi que Deus prometeu e não cumpriu? Ele diz que faz e faz mesmo.

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s