Deus aceitou as suas orações!


Na cidade de Cesaréia havia um homem chamado Cornélio, que era comandante de um batalhão romano chamado “Batalhão Italiano”. 2 Ele era um homem religioso; ele e todas as pessoas da sua casa adoravam a Deus. Cornélio ajudava muito os judeus pobres e orava sempre a Deus. 3 Um dia, ali pelas três horas da tarde, Cornélio teve uma visão. Ele viu claramente um anjo de Deus, que chegou perto dele e disse: – Cornélio! 4 Ele ficou olhando para o anjo e, com muito medo, perguntou: – O que é, senhor? O anjo respondeu: – Deus aceitou as suas orações e a ajuda que você tem dado aos pobres e ele não esqueceu você. Atos 10.1-4.

Quatro coisas que Cornélio fazia e que chamou a atenção de Deus:

  • Homem religioso;
  • Todos da sua casa adoravam a Deus;
  • Era solidário, ajudava os pobres;
  • Orava sempre.

Não há registro bíblico de quanto tempo Cornélio vinha praticando a religiosidade, adoração, solidariedade e oração contínua. O que sabemos é que Deus estava atento à sua vida, observando tudo que ele praticava (v.31.

Do mesmo modo, Deus nos observa e sabe tudo que praticamos ou pensamos:

  • Salmos 44.21b – pois conheces os pensamentos secretos das pessoas.
  • Salmos 33.13-15: O SENHOR Deus olha do céu e vê toda a humanidade. 14 Do lugar onde mora, ele observa todos os que vivem na terra. 15 É Deus quem forma a mente deles e quem sabe tudo o que fazem.

O texto sagrado mostra-nos que Cornélio era um homem que orava sempre, embora o autor de Atos não mencione o que ele dizia na oração, com base no verso 33 eu entendo que Cornélio queria saber mais sobre Deus, o seu desejo era ter uma experiência real com Deus (46) – Então eu mandei chamar você logo, e você fez muito bem em vir. Agora estamos todos reunidos aqui na presença de Deus, prontos para ouvir o que o Senhor mandou você dizer.

DEUS SEMPRE OUVE QUEM BUSCA A ELE EM ORAÇÃO COM SINCERIDADE

Há muitos exemplos na Bíblia sobre pessoas que oraram e Deus ouviu as suas orações e lhes respondeu. Mas, há também exemplos de pessoas que oraram e não foram correspondidas. Vejamos alguns exemplos bíblicos de pessoas que oraram a Deus e tiveram as suas orações respondidas:

  1. Agar e seu filho Ismael, mostra o clamor de uma mãe desesperada e o choro do seu filho faminto. Deus lhes ouviu e acalmou o coração de Agar assegurando que as suas promessas fossem cumpridas na vida de Ismael, Gn 21.15-17: Quando acabou a água do odre, ela deixou o menino debaixo de uma arvorezinha 16 e foi sentar-se a uns cem metros dali. Ela estava pensando: “Não suporto ver o meu filho morrer. ” Ela ficou ali sentada, e o menino começou a chorar. 17 Deus ouviu o choro do menino; e, lá do céu, o Anjo de Deus chamou Agar e disse: – Por que é que você está preocupada, Agar? Não tenha medo, pois Deus ouviu o choro do menino aí onde ele está.
  2. Os amigos de Jó o acusou injustamente, foram repreendidos por Deus e lhe procurou para que orasse por eles. Quando Jó orava pelos seus amigos, o Senhor ouviu sua oração e lhe abençoou, Jó 42.8-10: Agora peguem sete touros e sete carneiros, levem a Jó e ofereçam como sacrifício em favor de vocês. O meu servo Jó orará por vocês, e eu aceitarei a sua oração e não os castigarei como merecem, embora vocês não tenham falado a verdade a meu respeito, como Jó falou. 9 Então Elifaz, que era da região de Temã, Bildade, que era da região de Sua, e Zofar, que era da região de Naamá, foram e fizeram o que o SENHOR havia mandado, e ele aceitou a oração de Jó. 10 Depois que Jó acabou de orar pelos seus três amigos, o SENHOR fez com que ele ficasse rico de novo e lhe deu em dobro tudo o que tinha tido antes.
  3. Sara foi tomada de Abraão por Abimeleque, rei de Gerar. O Senhor pesou as mãos sobre o seu reino e as mulheres se tornaram estéreis até que Abraão orou ao Senhor por eles, Gn 20.17,18: Por causa do que tinha acontecido com Sara, a mulher de Abraão, o SENHOR Deus havia feito com que nenhuma das mulheres do palácio de Abimeleque pudesse ter filhos. Aí Abraão orou em favor de Abimeleque, e Deus o curou. E também curou a mulher dele e as suas escravas, e assim puderam ter filhos novamente.
  4. Isaque e Rebeca tinham a promessa de que Deus faria deles uma grande Nação, mas Rebeca era estéril. Então Isaque orou ao Senhor, Gn 25.21: Rebeca não podia ter filhos, e por isso Isaque orou a Deus, o SENHOR, em favor dela. O SENHOR ouviu a oração dele, e Rebeca ficou grávida.
  5. A oração de Elias pelo único filho da viúva de Sarepta, trouxe a ressureição naquela casa. I Reis 17.21-23: Aí Elias se deitou em cima do menino três vezes e orou deste modo: – Ó SENHOR, meu Deus, faze com que esta criança viva de novo! 22 E o SENHOR Deus respondeu à oração de Elias. O menino começou a respirar outra vez e tornou a viver. 23 Elias pegou o menino, e o levou para baixo, para a sua mãe, e disse: – Veja! O seu filho está vivo!
  6. Daniel foi perseguido pelos príncipes invejosos que criaram uma lei que lhe proibia de adorar a Deus. Porém, Daniel continuou fazendo o que sempre fez, orar três vezes ao dia, Dn 6.10,22: Quando Daniel soube que o rei tinha assinado a ordem, voltou para casa. No andar de cima havia um quarto com janelas que davam para Jerusalém. Daniel abriu as janelas, ajoelhou-se e orou, dando graças ao seu Deus. Ele costumava fazer isso três vezes por dia. 22 O meu Deus mandou o seu Anjo, e este fechou a boca dos leões para que não me ferissem. Pois Deus sabe que não fiz nada contra ele. E também não cometi nenhum crime contra o senhor.

AS ORAÇÕES DE CORNÉLIO MUDAM A HISTORIA DA SUA CASA

Retornando a história de Cornélio. Deus falou com Pedro sobre Cornélio e lhe mostrou que Deus não faz acepção de pessoas. Embora Cornélio fosse gentio, as suas obras agradaram a Deus. Atos 10.34,35: Então Pedro começou a falar. Ele disse: – Agora eu sei que, de fato, Deus trata a todos de modo igual, 35 pois ele aceita todos os que o temem e fazem o que é direito, seja qual for a sua raça.

A oração de Cornélio trouxe a sua casa Pedro e demais irmãos e o mais importante, trouxe a plenitude do Espírito Santo e salvação. Atos 10.44-48: Quando Pedro ainda estava falando, o Espírito Santo desceu sobre todos os que estavam ouvindo a mensagem. 45 Os judeus seguidores de Jesus que tinham vindo de Jope com Pedro ficaram admirados por Deus ter derramado o dom do Espírito Santo sobre os não-judeus. 46 Pois eles ouviam os não-judeus falarem em línguas estranhas e louvarem a grandeza de Deus. Então Pedro disse: 47 – Estas pessoas receberam o Espírito Santo como nós também recebemos. Será que alguém vai proibir que sejam batizadas com água? 48 Então mandou que aquelas pessoas fossem batizadas em nome de Jesus Cristo. E elas pediram a Pedro que ficasse ali alguns dias.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s