Tenho uma coisa para lhe dizer!


Lucas 7.40-50:   Jesus então disse ao fariseu: – Simão, tenho uma coisa para lhe dizer:Fale, Mestre! – respondeu Simão. 

OS PERSONAGENS DA HISTÓRIA

O fariseu que convidou Jesus para jantar em sua casa. Os fariseus eram membros de um grupo religioso formalista judaico ultraconservador, eles se apegavam a detalhes mínimos da Lei, as tradições e costumes dos antepassados. O grupo era fechado e valorizavam demasiadamente a religiosidade por aparência.

A mulher de má fama, prostituta, que morava na mesma Cidade. Naqueles dias a mulher era visto como um objeto. O valor de uma mulher casada era semelhante aos servos, propriedades ou demais posses do marido. Agora, imagine uma sociedade onde a mulher casada é vista por princípio como infiel, sem virtudes e falsa. O que dizer de uma mulher de má fama?

Jesus Cristo, o profeta. Ele é o verbo encarnado, segundo João. A expressão máxima do amor de Deus pela humanidade. O cordeiro pascoal que tira o pecado do mundo e redime o homem, aquele que restabelece a comunhão entre criatura e o criador. Ele é o caminho, a verdade e a vida, o único que pode conduzir os seres humanos a presença de Deus.

O ENCONTRO COM A PECADORA NA CASA DO FARISEU

A pecadora quando soube que Jesus estava jantando na casa do fariseu Simão, pegou um vaso de alabastro (espécie de mármore na antiguidade) cheio de perfume (Mc 14.5) equivalente a 300 denários (1 denário = 1 dia trabalho x 60,00 = $18.000,00).

A mulher não se conteve diante de Jesus e começou a chorar ajoelhada diante de Jesus, enquanto derramava perfume em seus pés. Ela ainda beijava seus pés e enxugava seus pés banhados por lágrimas e perfume com seus cabelos.

O fariseu, representando o legalismo religioso da época, dizia em seu coração: Se este homem fosse, de fato, um profeta, saberia quem é esta mulher que está tocando nele e a vida de pecado que ela leva. Lc 7.39. O pensamento desse homem é o mesmo que cerceia a mente de muitas pessoas em nossos dias. Por não compreenderem o quão grande é a misericórdia divina, murmuram contra os arrependidos que se prostram diante de Deus em busca do perdão.

JESUS TEM UMA PALAVRA PARA O FARISEU

Segundo o evangelista Marcos, o fariseu era um leproso, e provavelmente sofria com o preconceito de outras pessoas. Mas, agora ele tem Jesus sentado a sua mesa em sua casa e ao invés de ser agradecido, ele prefere murmurar pensando no pecado da mulher e se esquecendo da sua própria condição.

Quantas pessoas agem como o fariseu, pensando coisas erradas sobre outras pessoas. Eles esquecem que Deus conhece tudo que passa na mente e coração humano. I Reis 8.39b – … “Só tu conheces os pensamentos secretos do coração humano. Trata cada pessoa como merecer”.

Jesus observa tudo ao seu redor, ele ouve os pensamentos das outras pessoas. Muitos estavam murmurando contra a mulher, alguns diziam que ela estava desperdiçando um valor considerável nos pés de Jesus e que deveria vender o perfume e dar o dinheiro aos pobres.

O mesmo pensamento ocorre em nossos dias, uma onda de cristãos preocupados com a pobreza global, com o meio ambiente, com a economia, etc. e não são capazes de compreender a ajudar quem está na sua frente.

As pessoas estavam murmurando. Elas consideravam um desperdício a mulher aplicar seus recursos em Jesus, o único capaz de compreende-la. Tem cristãos que murmuram contra as contribuições ofertadas na igreja, uma instituição que recupera pessoas. Para Simão faltava saúde, para a mulher faltava honra. Jesus estava ali para ajudar e abençoar aos dois.

JESUS TEM UMA COISA PARA TE DIZER

De um lado da história estava Simão o leproso, do outro lado estava uma Mulher de má fama. Entre eles está Jesus e a multidão. Quem você irá ouvir?

O QUE DIZ A MULTIDÃO? Não desperdice seus recursos com Jesus. Faça a sua vida valer a pena. Pegue seus recursos e faça algo grandioso. Ajude os pobres. Etc… Em nenhum momento a multidão se mostrou preocupada em ajudar a mulher mudar de vida. Eles só estavam interessados no seu perfume, para uma ‘boa causa’.

O QUE JESUS DISSE PARA SIMÃO, O FARISEU?

Em primeiro lugar, reconheça a misericórdia de Deus em tua vida. Deus é aquele que entende a sua vida, falhas, complexidades, sentimentos e se mostra capaz de te perdoar quando se aproxima dele. Tito 3.4,5 – Porém, quando Deus, o nosso Salvador, mostrou a sua bondade e o seu amor por todos, 5 ele nos salvou porque teve compaixão de nós, e não porque nós tivéssemos feito alguma coisa boa. Ele nos salvou por meio do Espírito Santo, que nos lavou, fazendo com que nascêssemos de novo e dando-nos uma nova vida.

  • Simão era leproso, não era perfeito. Ele tinha inúmeras falhas, não precisou se esforçar tanto, Jesus estava em sua casa. Mas, a mulher era de má fama, teve que ir ao encontro de Jesus, não teve o privilégio de ser recebida à mesa e se contentou em ajoelhar-se aos pés do Mestre.

Em segundo lugar, aquele que é mais perdoado será mais agradecido. O Salmo 136 revela em seus versos o quanto devemos ser gratos a Deus por sua misericórdia. (1) – Dêem graças a Deus, o SENHOR, porque ele é bom; o seu amor dura para sempre.

  • Simão fez bem ao receber Jesus, mas não se preocupou em oferecer água para lavar seus pés, não lhe cumprimentou devidamente com o beijo como era costume, não lhe derramou azeite sobre a cabeça. Simão tratou Jesus como uma pessoa qualquer, não levou em consideração que Jesus poderia lhe curar, abençoar sua casa e perdoar seus pecados, etc.
  • A mulher não tinha uma bacia com águas, mas tinha suas lágrimas; ela não tinha uma toalha, mas usou seus cabelos para enxugar os pés de Jesus; ela não tinha óleo para ungir a cabeça, mas derramou seu perfume precioso nos pés de Jesus.

Quem demonstrou mais amor? Quem de fato reconheceu a misericórdia de Deus? Verso 47 – Eu afirmo a você, então, que o grande amor que ela mostrou prova que os seus muitos pecados já foram perdoados. Mas onde pouco é perdoado, pouco amor é mostrado.

O QUE JESUS DISSE PARA A MULHER DE MÁ FAMA?

Uma palavra de perdão. Todos naquela sala estavam esperando que Jesus repreendesse a mulher, mas o que ele diz surpreende a todos: Os seus pecados estão perdoados (48). A multidão esperava uma palavra de acusação, quem sabe Jesus expulsaria aquela mulher da sala ou pedisse para entregar seu perfume a Judas, o tesoureiro. Se Deus agisse movido pelos sentimentos de muitas pessoas, não haveria perdão na terra, somente condenações.

Uma palavra de libertação e salvação. Ele não apenas perdoa os pecados daquela mulher, mas a absolve de toda e qualquer condenação. A mulher correu o risco para se encontrar com Jesus, a multidão enfurecida poderia acusa-la e apedrejá-la. As palavras de Jesus lhe trazem alivio, quando diz: A sua fé salvou você. Vá em paz. (50).

Qual a palavra que você espera ouvir de Jesus neste dia?

  • Para Simão não há registro que ele tenha sido curado. Ele não reconheceu a misericórdia e tampouco foi agradecido por ter Jesus em sua casa.
  • Para a mulher a certeza que ela foi perdoada e salva de toda e qualquer condenação.

Devemos ser agradecidos a Deus em todo momento. O Salmo 103 expressa o sentimento de gratidão daquele que alcança a misericórdia de Deus:

1 Ó SENHOR Deus, que todo o meu ser te louve! Que eu louve o Santo Deus com todas as minhas forças! 2 Que todo o meu ser louve o SENHOR, e que eu não esqueça nenhuma das suas bênçãos! 3 O SENHOR perdoa todos os meus pecados e cura todas as minhas doenças; 4 ele me salva da morte e me abençoa com amor e bondade. 5 Ele enche a minha vida com muitas coisas boas, e assim eu continuo jovem e forte como a águia. 6 O SENHOR Deus julga a favor dos oprimidos e garante os seus direitos. 7 Ele revelou os seus planos a Moisés e deixou que o povo de Israel visse os seus feitos poderosos. 8 O SENHOR é bondoso e misericordioso, não fica irado facilmente e é muito amoroso. 9 Ele não vive nos repreendendo, e a sua ira não dura para sempre. 10 O SENHOR não nos castiga como merecemos, nem nos paga de acordo com os nossos pecados e maldades. 11 Assim como é grande a distância entre o céu e a terra, assim é grande o seu amor por aqueles que o temem. 12 Quanto o Oriente está longe do Ocidente, assim ele afasta de nós os nossos pecados. 13 Como um pai trata com bondade os seus filhos, assim o SENHOR é bondoso para aqueles que o temem. 14 Pois ele sabe como somos feitos; lembra que somos pó. 15 A nossa vida é como a grama; cresce e floresce como a flor do campo. 16 Aí o vento sopra, a flor desaparece, e nunca mais ninguém a vê. 17 Mas o amor de Deus, o SENHOR, por aqueles que o temem dura para sempre. A sua bondade permanece, passando de pais a filhos, 18 para aqueles que guardam a sua aliança e obedecem fielmente aos seus mandamentos. 19 O SENHOR Deus colocou o seu trono bem firme no céu; ele é Rei e domina tudo. 20 Louvem o SENHOR, fortes e poderosos anjos, que ouvem o que ele diz, que obedecem aos seus mandamentos! 21 Louvem o SENHOR, todos os anjos do céu, todos os seus servos, que fazem a sua vontade! 22 Louvem o SENHOR, todas as suas criaturas, em todo lugar onde ele reina! Que todo o meu ser te louve, ó SENHOR!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s