05 propósitos do JOPE


Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem crê em mim fará as coisas que eu faço e até maiores do que estas, pois eu vou para o meu Pai. 13 E tudo o que vocês pedirem em meu nome eu farei, a fim de que o Filho revele a natureza gloriosa do Pai. 14 Eu farei qualquer coisa que vocês me pedirem em meu nome. João 14.12-14

Se vocês ficarem unidos comigo, e as minhas palavras continuarem em vocês, vocês receberão tudo o que pedirem. João 15.7

JOPE – 50 dias de: Jejum – Oração – Palavra – Evangelismo.

NOSSOS DESAFIOS:

  • Fomos desafiados a jejuar nesse período. Significa abster-se de alguma coisa. Embora para a palavra jejum esteja sempre associada a comida, há outras coisas que nos dominam e que através do jejum nos libertamos desse poder, para nos submetermos ao domínio de Cristo.
  • Oração. Nos dedicamos a orar todos os dias. Alguns vieram orar na igreja enquanto outros oraram em seus lares e outros locais. A oração é o ato de dirigir à Deus súplicas em seu favor ou de outrem.
  • Nesse período não poderia faltar a Palavra. Lemos os livros de João e Atos e aprendemos novas coisas. Por mais que alguns já tenham lido a Bíblia em sua totalidade, cada vez que relemos os textos sagrados aprendemos mais de Deus e crescemos espiritualmente.
  • O quarto desafio durante o JOPE foi o ato de compartilhar a leitura bíblica com outras pessoas no sentido de lhes anunciar as boas novas, sem o uso de argumentos extra bíblico. A Bíblia por si fala aos pecadores e comove corações em direção à Deus, isso é evangelismo 100% bíblico.

Todos participaram? Não. Porém, quem participou alcançou resultados maravilhosos ao dedicar-se a autodisciplina através do jejum, a comunhão com Deus através da oração, ao crescimento espiritual através da leitura bíblica e a novos relacionamentos através do evangelismo.

OS PROPÓSITOS DAS ORAÇÕES DURANTE O JOPE

Quando você ora à Deus, nem sempre as respostas são imediatas. Não quer dizer que Deus não ouviu a sua oração, mas que Ele dará a resposta no tempo certo. Eu vejo a oração como uma semente de um fruto precioso plantada no solo, depois de um determinado tempo ela brota, cresce e dá bons frutos. O que você orou pedindo a Deus nesse período não está no esquecimento, Deus já respondeu a sua oração e no tempo certo você alcançará a sua vitória.

Nós apresentamos cinco propósitos relacionados a vida pessoal, de livre escolha por cada participante e outros cinco propósitos relacionados a nossa Igreja. No mundo espiritual isso significa muito, se um crente sozinho orar o resultado será tremendo, agora imagine muitos crentes orando pelos mesmos propósitos, quão tremendo serão os resultados.

Não houve uma escala de ordem nos propósitos da igreja. Cada pessoa orou com liberdade e com a mesma intensidade por cada um deles.

Unção de Provisão e Riquezas em abundância sobre a ADI e seus filhos:

Em tempos de abundância é muito fácil orar por mais riquezas, mas o que aumenta a nossa fé é orar pedindo por abundâncias quando há escassez. O Brasil passa por grande crise financeira há algum tempo, o desemprego nos últimos anos e as dívidas pessoais aumentaram. Porém, todas as vezes em que o povo de Deus clamou ao Senhor em meio as necessidades, o Senhor lhes respondeu com provisão. A nossa oração nesse sentido é para que a Igreja seja o reflexo da vida abençoada que tem seus membros.

  • Quando oramos pela nossa igreja, atraímos as bênçãos da casa sobre todos. Ageu 2.7-9: Vou fazer com que tremam todas as nações, e as suas riquezas serão trazidas para o meu Templo aqui em Jerusalém. E assim encherei o meu Templo de beleza. 8 Toda a prata e todo o ouro do mundo são meus. 9 Então o novo Templo será ainda mais belo do que o primeiro, e dali eu darei prosperidade e paz ao meu povo. Eu, o SENHOR Todo-Poderoso, falei.
  • Quando somos fieis ao Senhor. Deus garante bênçãos gloriosas sobre seu povo. Malaquias 3.10: Eu, o SENHOR Todo-Poderoso, ordeno que tragam todos os seus dízimos aos depósitos do Templo, para que haja bastante comida na minha casa. Ponham-me à prova e verão que eu abrirei as janelas do céu e farei cair sobre vocês as mais ricas bênçãos.
  • Deus prepara caminhos e mostra estratégias para o seu povo adquirir riquezas. Isaias 45.2-4: Eu irei na sua frente e aplanarei as montanhas; arrebentarei portões de bronze e quebrarei as suas trancas de ferro. 3 Eu lhe darei tesouros escondidos, riquezas guardadas em lugares secretos a fim de que você saiba que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel, que o chama pelo nome.

Sede Social. Construção e consolidação dos planos para o local.

  • Quando ganhamos uma casinha velha para crianças brincar, decidimos colocá-la no lugar onde um dia pretendemos construir uma escola com princípios cristãos para nossos filhos. Pode parecer loucura para alguns, mas esse ‘sonho’ se tornará possível um dia. Quando Moisés dizia ao povo que eles irão morar numa terra que mana leite e mel, muitos duvidaram e pereceram pelo caminho, mas a geração dos que acreditavam puderem, depois de 40 anos de peregrinação, colocar seus pés na terra prometida.
  • Em novembro passado não pudemos realizar o batismo de 5 novos membros. Naquele momento o Senhor falou ao meu coração para que construíssemos um Tanque Batismal no local. Não tínhamos recursos e pessoal disponível para construir. De repente surgiram pessoas para trabalhar voluntariamente e a igreja colaborou com recursos e ontem, pela misericórdia de Deus, 13 novos membros foram batizados, inaugurando o Tanque de Batismo oficial da ADI.
  • Em janeiro, devido as crises que atravessamos no País, não tínhamos recursos para continuar o pagamento da Sede Social em dia, sem atrasos. Algumas provas surgiram no caminho que dificultaram nossos recursos, mas até esse momento não atrasamos os pagamentos e na próxima semana quitaremos mais uma parcela, depois ficarão restando 5 parcelas para finalizarmos a quitação da Sede Social.

Mover sobrenatural do Espírito Santo.

  • Enquanto liamos o livro de João e de Atos dos Apóstolos, por muitas vezes me deparei com textos falando sobre o Espírito Santo na vida da igreja. A conclusão é esta: Não podemos viver sem o Espírito Santo, pois Ele representa a presença de Jesus em nossa Vida. João 14.26 – Mas o Auxiliador, o Espírito Santo, que o Pai vai enviar em meu nome, ensinará a vocês todas as coisas e fará com que lembrem de tudo o que eu disse a vocês.
  • Existem muitos espíritos agindo no mundo: o espírito do homem; engano; mentira; diabo; mundo; dinheiro; etc.. Mas, só um espírito é capaz de agir sobrenaturalmente na vida das pessoas, revelando-lhes a vontade de Deus. I Coríntios 2.14-16: Mas quem não tem o Espírito de Deus não pode receber os dons que vêm do Espírito e, de fato, nem mesmo pode entendê-los. Essas verdades são loucura para essa pessoa porque o sentido delas só pode ser entendido de modo espiritual. 15 A pessoa que tem o Espírito Santo pode julgar o valor de todas as coisas, porém ela mesma não pode ser julgada por ninguém. 16 Como dizem as Escrituras Sagradas: “Quem pode conhecer a mente do Senhor? Quem é capaz de lhe dar conselhos?” Mas nós pensamos como Cristo pensa.
  • O Espírito Santo é capaz de tornar a igreja poderosa, atrativa e cheia de pessoas. Atos 2.17,18: “É isto o que eu vou fazer nos últimos dias – diz Deus -: Derramarei o meu Espírito sobre todas as pessoas. Os filhos e as filhas de vocês anunciarão a minha mensagem; os moços terão visões, e os velhos sonharão. 18 Sim, eu derramarei o meu Espírito sobre os meus servos e as minhas servas, e naqueles dias eles também anunciarão a minha mensagem.

Crescimento através de Salvação, Novos membros e Obreiros.

  • Nós desejamos que a igreja cresça. Fomos chamados por Deus para anunciar as boas novas, não podemos ignorar a realidade do mundo em que vivemos, temos que pregar o evangelho. O problema é que a maioria das pessoas já ouviram falar do evangelho e estão decepcionadas com igrejas e seus líderes, não querem saber de ir à igreja e ser um bom cristão. Nós precisamos levar as pessoas a olharem para Jesus, porque ele é o único perfeito e capaz de salvá-las da condenação eterna, Hebreus 12.2 – Conservemos os nossos olhos fixos em Jesus, pois é por meio dele que a nossa fé começa, e é ele quem a aperfeiçoa. Ele não deixou que a cruz fizesse com que ele desistisse. Pelo contrário, por causa da alegria que lhe foi prometida, ele não se importou com a humilhação de morrer na cruz e agora está sentado do lado direito do trono de Deus.
  • Desejamos que a nossa igreja, se encha de pessoas. Mas, também precisamos de obreiros (as) que ajudem no processo de acolhimento, ensino e preparação dos novos membros. Jesus disse que devemos orar ao Senhor e pedir que envie obreiros, Mateus 9.35-38: Jesus andava visitando todas as cidades e povoados. Ele ensinava nas sinagogas, anunciava a boa notícia sobre o Reino e curava todo tipo de enfermidades e doenças graves das pessoas. 36 Quando Jesus viu a multidão, ficou com muita pena daquela gente porque eles estavam aflitos e abandonados, como ovelhas sem pastor. 37 Então disse aos discípulos: – A colheita é grande mesmo, mas os trabalhadores são poucos. 38 Peçam ao dono da plantação que mande mais trabalhadores para fazerem a colheita.

Comunhão e Unidade como exposto no Salmo 133.

Comunhão = trabalhar em conjunto pelos mesmos objetivos; Unidade = ser um, único.

Salmos 133.1: Como é bom e agradável que o povo de Deus viva unido como se todos fossem irmãos!

A igreja é como um prédio onde todas as partes são importantes e contribuem para a sua edificação. Efésios 2.20,22: Vocês são como um edifício e estão construídos sobre o alicerce que os apóstolos e os profetas colocaram. E a pedra fundamental desse edifício é o próprio Cristo Jesus. 22 Assim vocês também, unidos com Cristo, estão sendo construídos, junto com os outros, para se tornarem uma casa onde Deus vive por meio do seu Espírito.

A comunhão envolve a presença e participação nos cultos e reuniões. Hebreus 10.24,25: Pensemos uns nos outros a fim de ajudarmos todos a terem mais amor e a fazerem o bem. 25 Não abandonemos, como alguns estão fazendo, o costume de assistir às nossas reuniões. Pelo contrário, animemos uns aos outros e ainda mais agora que vocês vêem que o dia está chegando.

A Santa Ceia é um exemplo típico de comunhão e unidade: Somos igreja de Deus e Corpo de Cristo. I Coríntios 10.16,17: Pensem no cálice pelo qual damos graças a Deus na Ceia do Senhor. Será que, quando bebemos desse cálice, não estamos tomando parte no sangue de Cristo? E, quando partimos e comemos o pão, não estamos tomando parte no corpo de Cristo? 17 Mesmo sendo muitos, todos comemos do mesmo pão, que é um só; e por isso somos um só corpo.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s