Quando eu entro no Templo …


O ano era de perda e comoção nacional, o rei Uzias estava morto (Isaias 6.1-6). Uzias foi um rei e engenheiro habilidoso (II Cr 26) que realizou grandes obras, tinha um exército poderoso e era respeitado internacionalmente. Como consequência do seu pecado, por ter queimado incenso no templo no lugar dos sacerdotes, ele foi acometido por uma lepra e morreu isolado de todos no reino. Havia muita expectativa em relação ao seu filho Jotão, sucessor do reino. Quando as coisas ficam difíceis a solução pode estar no Templo do Senhor.

Isaias vai ao templo em busca de uma resposta de Deus. No templo ele vê e ouve coisas espantosas. O que foi que Isaias viu no Templo?

A PRIMEIRA COISA QUE ISAIAS VIU FOI O SENHOR ASSENTADO EM SEU TRONO DE GLÓRIA. A seu coração estava centrado em obter respostas de Deus, na visão ele vê o Senhor assentado em seu trono. Esse privilégio foi alcançado por poucos homens no Antigo Testamento (Moisés, Ex 33.11-23; Ezequiel, Ez 1.1ss). Depois do advento de Cristo, a igreja pode ver e sentir a presença de Deus, pois somos a habitação do Espírito de Deus.

  • A glória do Senhor cobria além do templo, a presença de Deus enche o mundo inteiro. Os seres angelicais estavam ao redor do seu trono e suas vozes faziam tremer o templo. Verso 4:O barulho das vozes dos serafins fez tremer os alicerces do Templo, que foi ficando cheio de fumaça
  • Ele percebeu o quanto Deus é Santo, reverenciado e adorado. Se quisermos ver a glória de Deus no templo, precisamos ter a mesma atitude de Isaias em relação a santidade, reverência e adoração à Deus.

EM SEGUNDO LUGAR, ISAIAS CONTEMPLOU A SI MESMO – “Então eu disse: – Ai de mim! Estou perdido! Pois os meus lábios são impuros…” (5a). Ele compreendeu que espiritualmente não estava em condições de se apresentar perante o Senhor, ele caiu em si e reconheceu seu pecado. Quando estamos na presença de Deus, no templo, é impossível sair do mesmo modo.

  • Quando Moisés saia da tenda sagrada, após falar com Deus, o seu rosto brilhava diante do povo. Era o reflexo da glória de Deus, Êxodo 34.34,35;
  • Quando Jacó teve um encontro com o anjo do Senhor do vale de Jaboque (Gênesis 32.22-30) a sua vida mudou radicalmente. Ele saiu do encontro manco, para nunca mais se esquecer da aliança que fez com Deus e com seu nome mudado para Israel;
  • Quando Paulo teve um encontro com Jesus glorificado no caminho para Damasco a teofania foi tão grande que ele ficou cego por um tempo (Atos 9.8).

EM TERCEIRO LUGAR ISAIAS PERCEBEU A CONDIÇÃO ESPIRITUAL DO POVO. “e moro no meio de um povo que também tem lábios impuros. ” (5b). Ele percebeu que o seu pecado era resultado da sua convivência com um povo distante de Deus.

  • Devemos ter o cuidado para não sermos influenciados pelo espírito do mundo. João afirmou que esse mundo jaz no maligno. I João 5.19 – Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está debaixo do poder do Maligno.
  • O pecado dominou a humanidade, isso é fato. O pecado traz destruição, desigualdades sociais e econômicas, violência, desamor, fome, guerras, etc. A igreja não foi chamada para ser igual ao mundo, mas para fazer a diferença e promover a santidade de Deus. Romanos 3:10-12 “como está escrito: Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer. ”
  • Quem nunca viu e experimentou a glória de Deus, não tem percepção do que está acontecendo no mundo. Mt 24.38,39 Pois, antes do dilúvio, o povo comia e bebia, e os homens e as mulheres casavam, até o dia em que Noé entrou na barca. 39 Porém não sabiam o que estava acontecendo, até que veio o dilúvio e levou todos. Assim também será a vinda do Filho do Homem.

EM QUARTO LUGAR, ISAIAS FOI TRANSFORMADO NO TEMPLO. A igreja tem um papel importante na transformação de vidas, quando o Espírito de Deus encontra liberdade para se manifestar. Versos 6,7 – 6 Aí um dos serafins voou para mim, segurando com uma tenaz uma brasa que havia tirado do altar. 7 Ele tocou a minha boca com a brasa e disse: – Agora que esta brasa tocou os seus lábios, as suas culpas estão tiradas, e os seus pecados estão perdoados.

  • Quando entramos na presença de Deus com o coração aberto alcançamos o perdão. Salmos 103.3 – O SENHOR perdoa todos os meus pecados e cura todas as minhas doenças;
  • Cristo, o Senhor da Igreja, é o advogado que intercede por nós diante de Deus. I João 2.1,2 – Meus filhinhos, escrevo isso a vocês para que não pequem. Porém, se alguém pecar, temos Jesus Cristo, que faz o que é correto; ele nos defende diante do Pai. 2 É por meio do próprio Jesus Cristo que os nossos pecados são perdoados. E não somente os nossos, mas também os pecados do mundo inteiro.
  • Não dá para esconder as nossas fraquezas de Deus, principalmente no templo onde a Sua glória é revelada. Para Isaias alcançar o seu povo, ele precisava ser transformado na maneira de falar, os seus lábios tinham que ser purificados e suas culpas removidas. O encontro com Deus, no templo, trouxe santidade, transformação e capacitou Isaias para dar o passo mais importante em sua vida.

POR ÚLTIMO, ISAIAS OUVIU O CHAMADO DE DEUS E ATENDEU. Depois de ser perdoado e purificado pelo Senhor, ele estava pronto para ouvir os planos de Deus. Verso 8 – Em seguida, ouvi o Senhor dizer: – Quem é que eu vou enviar? Quem será o nosso mensageiro? Então respondi: – Aqui estou eu. Envia-me a mim!

  • Não há como ouvir a voz de Deus e compreender seus planos sem santidade. Eis a razão porque algumas pessoas entram e saem do templo sem ver a glória de Deus ou ter uma experiencia sobrenatural com Deus. Isaias 59.1,2 – Vocês estão pensando que o SENHOR perdeu a força e não pode nos salvar? Ou pensam que ele está surdo e não pode nos ouvir? 2 Pois são os pecados de vocês que os separam do seu Deus, são as suas maldades que fazem com que ele se esconda de vocês e não atenda as suas orações.
  • Não basta ouvir a voz de Deus. É necessário responder ao seu chamado. Muitas pessoas perdem a oportunidade de viver o sobrenatural de Deus em suas vidas e alcançar bênçãos grandiosas porque ouvem, mas não respondem. Êxodo 3.7,19 – Por isso, como diz o Espírito Santo: “Se hoje vocês ouvirem a voz de Deus 19 Portanto, vemos que elas não puderam entrar na Terra Prometida porque não tiveram fé.

 

QUAL DEVE SER A NOSSA ATITUDE QUANDO ENTRAMOS NO TEMPLO?

  • Contemplar a glória do Senhor, através da adoração sincera – João 4.23 – Mas virá o tempo, e, de fato, já chegou, em que os verdadeiros adoradores vão adorar o Pai em espírito e em verdade. Pois são esses que o Pai quer que o adorem.
  • Olhar para nossa real condição diante de Deus – I Co 11.28 – Portanto, que cada um examine a sua consciência e então coma do pão e beba do cálice.
  • Ter consciência da condição espiritual em que as pessoas no mundo estão por opção – Rm 1.21 – Eles sabem quem Deus é, mas não lhe dão a glória que ele merece e não lhe são agradecidos. Pelo contrário, os seus pensamentos se tornaram tolos, e a sua mente vazia está coberta de escuridão.
  • Compreender a importância do culto, Sl 27.4 – A Deus, o SENHOR, pedi uma coisa, e o que eu quero é só isto: que ele me deixe viver na sua casa todos os dias da minha vida, para sentir, maravilhado, a sua bondade e pedir a sua orientação.
  • Estar atento a Palavra do Senhor para que haja crescimento espiritual – I Co 14.25,26 – os seus pensamentos secretos serão revelados, e ele vai se ajoelhar e adorar a Deus, dizendo: “Deus está mesmo no meio de vocês!” 26 Portanto, meus irmãos, o que é que deve ser feito? Quando vocês se reúnem na igreja, um irmão tem um hino para cantar; outro, alguma coisa para ensinar; outro, uma revelação de Deus; outro, uma mensagem em línguas estranhas; e ainda outro, a interpretação dessa mensagem. Que tudo seja feito para o crescimento espiritual da igreja.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s