A fé que produz milagres!


Marcos 10.46-52 descreve que Jesus levou seus discípulos à Jericó. Ela foi a primeira cidade a ser conquistada por Josué quando entrou em Canaã. Duas curiosidades sobre Jericó:

  1. Ela é lembrada na história pelos seus muros que dificultavam qualquer invasão. O muro era duplo, sendo o externo com 2 metros de largura e o interno com 4 metros, os dois tinham 10 metros de altura.
  2. Seu nome na antiguidade significava maldição, Josué 6.26 – Nessa ocasião Josué amaldiçoou a cidade em nome de Deus, dizendo: – Quem tentar construir de novo esta cidade de Jericó será amaldiçoado pelo SENHOR! Quem puser os alicerces perderá o filho mais velho! Quem colocar os portões perderá o filho mais moço!

Às vezes, em nossa caminhada de fé, nos deparamos com muros de dificuldades; outras vezes uma maldição lançada que atinge por gerações. Porém, o nosso Deus tem o poder para derrubar qualquer muralha e quebrar qualquer maldição.

  • Assim como as muralhas foram derrubadas nos dias de Josué, o Senhor Deus usou Eliseu para quebrar a maldição de Jericó, II Reis 2.19-22: Alguns homens de Jericó foram falar com Eliseu e disseram: – Como o senhor sabe, esta cidade é boa, mas a água não presta e provoca abortos. 20 Então Eliseu mandou: – Ponham um pouco de sal num prato novo e tragam para mim. Eles levaram, 21 e Eliseu foi até a fonte, jogou o sal na água e disse: – O que o SENHOR Deus diz é isto: “Eu fiz esta água ficar pura, e ela não provocará mais mortes nem abortos.” 22 E aquela água ficou pura até hoje, como Eliseu disse que ia ficar.

O texto de Marcos fala sobre um cego chamado Bartimeu que ficava à beira do caminho pedindo esmolas, todos os dias ele ouvia o barulho das pessoas entrando e saindo da cidade. Mas, dessa vez, o barulho era diferente, havia alvoroços, o povo estava falando de um tal Jesus que veio de Nazaré que andava pela Judeia fazendo sinais e prodígios, curando surdos, cegos, paralíticos e enfermidades.

Ao ouvir o que as pessoas diziam a sua esperança em ser curado renasceu, ele sabia que a cegueira era como uma maldição e por isso ele era menosprezado pelas pessoas. Ele deve ter pensado: Ah, como eu queria encontrar-me com Jesus e ser curado Em sua alma ele desejava ser curado, passar por uma mudança radical em sua vida que trouxesse o reconhecimento e respeito das pessoas. Bartimeu precisava ter fé, uma fé capaz de mudar a sua história de vida.

A fé que impulsionou Bartimeu a romper barreiras é a mesma que fé que Deus deseja que tenhamos, uma fé que produz mudança. Como alcançar essa fé transformadora, que opera milagres?

 1º – A fé milagrosa vem pelo ouvir. Verso 47a – Quando ouviu alguém dizer que era Jesus de Nazaré que estava passando… O que o povo dizia chamou a sua atenção. Quem estava passando por ali era Jesus, o homem que curava enfermos e fazia milagres. Nesse momento a fé se apoderou de sua alma. A fé começou a crescer em seu interior

  • Romanos 10.17 – Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo.

A fé cresce dentro de nós quando ouvimos a Palavra de Deus. A fé não nasce simplesmente, ela é resultado daquilo que ouvimos, sentimos ou vemos. Algumas pessoas vivem fracassadas e derrotadas porque emprestam seus ouvidos para ouvir palavras negativas que entristecem e enfraquecem, por isso não possuem fé suficiente para provocar mudanças.

Bartimeu acreditou que aquele era o momento para mudar a sua vida, ele não podia perder a chance de se encontrar com Jesus e mudar o seu destino. Uma grande multidão atrapalhava a sua aproximação de Jesus, mas Ele pensou: Hoje é o dia, não vou deixar passar a oportunidade.

2º – Devemos ter uma fé que gritante. Bartimeu gritou até ser ouvido, ele não se deixou limitar pela multidão, “Quando ouviu alguém dizer que era Jesus de Nazaré que estava passando, o cego começou a gritar: – Jesus, Filho de Davi, tenha pena de mim! ” (Verso 47).

Bartimeu nunca viu um paralítico andar ou um cego ver. Ele somente creu nas palavras que o povo lhe disse acerca de Jesus. Quando soube que Jesus estava passando ali ele se apoderou daquelas palavras e clamou em alta voz.

Ao perceber que o simples ato de gritar não era suficiente para chamar a atenção de Jesus, ele continuou gritando com mais força em alta voz. As suas palavras tinham que ultrapassar aquela multidão para chegar aos ouvidos de Jesus.

Seus gritos incomodaram a multidão, o povo começou a repreendê-lo para que se calasse e detê-lo do seu intento. Mas, ele gritava mais alto ainda. Tem hora que a sua fé incomoda aqueles que estão na zona de conforto, eles andam com Jesus, são expectadores, mas nada recebem porque não ousam pedir ao Mestre. Em Jeremias 33.3 lemos: E Deus continuou: – Jeremias, se você me chamar, eu responderei e lhe contarei coisas misteriosas e maravilhosas que você não conhece. Em outras versões a palavra diz ‘clamar’, significa, gritar em alta voz, suplicar.

3º – A nossa fé deve estar focada em Cristo. Versos 49,50 – Então Jesus parou e disse: – Chamem o cego. Eles chamaram e lhe disseram: – Coragem! Levante-se porque ele está chamando você! 50 Então Bartimeu jogou a sua capa para um lado, levantou-se depressa e foi até o lugar onde Jesus estava.

Jesus vê que Bartimeu estava disposto a tudo para receber a cura. A capa era um acessório importante para o cego, ela o identificava como mendigo. Mas, quando Jesus o chamou, ele abandonou a sua capa demonstrando que estava disposto a abrir mão da velha vida para receber a cura. Essa parte fala sobre romper com o passado, jogá-lo no mar do esquecimento e olhar para frente a partir daquele momento, Filipenses 3.13 – É claro, irmãos, que eu não penso que já consegui isso. Porém uma coisa eu faço: esqueço aquilo que fica para trás e avanço para o que está na minha frente.

Se você deseja viver o milagre da transformação em sua vida precisa deixar para trás tudo aquilo que remete ao seu passado longe de Deus. Algumas pessoas querem vir a Deus, mas trazem consigo a capa da rebeldia, rejeição, pecado, preconceito, mentira, enfermidade, maldade, cobiça, negativismo, etc. Esse tipo de capa é o que mantém as pessoas sob o domínio de satanás, sob maldição e distante de Deus.

  • A atitude de quem tem fé para ser transformado. Efésios 4.22-24: Portanto, abandonem a velha natureza de vocês, que fazia com que vocês vivessem uma vida de pecados e que estava sendo destruída pelos seus desejos enganosos. 23 É preciso que o coração e a mente de vocês sejam completamente renovados. 24 Vistam-se com a nova natureza, criada por Deus, que é parecida com a sua própria natureza e que se mostra na vida verdadeira, a qual é correta e dedicada a ele.

O milagre acontece quando nos despojamos da capa da velha natureza e nos revestimos de Deus. Bartimeu abriu mão de sua capa quando decidiu ir ao encontro de Jesus. Você está disposto abrir mão do que te aprisiona (capa) para receber o milagre em sua vida?

4º – Devemos ter uma fé que sabe o que quer. Verso 51 – O que é que você quer que eu faça? – perguntou Jesus. – Mestre, eu quero ver de novo! – respondeu ele.

Devemos ir a Jesus na certeza que ele nos responderá acerca do que pedimos. Não podemos ir a Ele com dúvidas, desejo vago e receoso. Bartimeu era cego! Para alguns Jesus não precisava perguntar-lhe o que queria. Mas, a verdade é que Jesus precisava ouvir a confissão de Bartimeu sobre o seu desejo específico.

O que é que você quer que eu faça? Eu quero ver de novo. Quando vamos a Jesus é necessário ter uma meta definida. Bartimeu tinha uma meta definida, ele foi explicitamente claro em sua petição.

  • Muitas pessoas oram sem metas claras, por isso não recebem resposta das suas orações. Romanos 10.10 – Porque nós cremos com o coração e somos aceitos por Deus; falamos com a boca e assim somos salvos.
  • Se queremos algo, primeiro devemos vê-lo como se já existisse, crer, orar, confessar e esperar que Deus fará o milagre. Hebreus 11.1 – A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver.
  • É importante ter uma meta definida quando oramos pedimos alguma coisa ao Senhor. Marcos 11.24 – Por isso eu afirmo a vocês: quando vocês orarem e pedirem alguma coisa, creiam que já a receberam, e assim tudo lhes será dado.

5º – Devemos buscar por uma fé capaz de mudar radicalmente e totalmente uma vida. Verso 52. Vá; você está curado porque teve fé! – afirmou Jesus. No mesmo instante, Bartimeu começou a ver de novo e foi seguindo Jesus pelo caminho.

Uma lição importante que aprendemos com Bartimeu é que depois de se encontrar com Jesus e começar a ver ele passou a segui-lo deliberadamente. Jesus não lhe convidou ou obrigou a segui-lo, foi Bartimeu que ao reconhecer quem era Jesus decidiu acompanha-lo.

  • Eu imagino que Bartimeu tenha pensado o seguinte: Esse Jesus é poderoso, se ele me devolveu a visão quando clamei, quanto mais coisas boas ele poderá me dar se eu o seguir.

O mesmo ocorreu com cada um de nós quando um dia decidimos seguir a Jesus. Ele nos devolveu a visão espiritual acerca de Deus, quebrou a parede que nos separava de Deus, nos livrou da maldição do pecado, nos deu uma nova vida em abundância, somos novas criaturas, II Coríntios 5.17 – Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo.

Só uma fé verdadeira pode nos levar ao encontro de Cristo e ao milagre da transformação. A história de Bartimeu nos ensina como deve ser a nossa fé. Ela deve ser capaz de ultrapassar as multidões que nos cercam e impedem de chegar perto de Deus. As multidões podem ser familiares, círculos sociais ou o nosso próprio pecado.

  • A vida de Bartimeu mudou porque ele teve uma fé poderosa e não esmoreceu diante da multidão que tentava impedi-lo de ir até Jesus. Que Deus nos dê graça para alcançarmos uma fé tão poderosa como a fé de Bartimeu.

Para concluir deixo algumas palavras de bênçãos para aqueles que tem fé e foram ao encontro de Jesus:

  • Gálatas 2.20 – Assim já não sou eu quem vive, mas Cristo é quem vive em mim. E esta vida que vivo agora, eu a vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se deu a si mesmo por mim.
  • Gálatas 4.7 – Assim vocês não são mais escravos; vocês são filhos. E, já que são filhos, Deus lhes dará tudo o que ele tem para dar aos seus filhos.
  • Romanos 8.17 – Nós somos seus filhos, e por isso receberemos as bênçãos que ele guarda para o seu povo, e também receberemos com Cristo aquilo que Deus tem guardado para ele. Porque, se tomamos parte nos sofrimentos de Cristo, também tomaremos parte na sua glória.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s