Qualidades que mostram maturidade!


O apóstolo Pedro escreveu a sua segunda carta (I Pedro 1.5-11) com a finalidade de animar os cristãos a seguir adiante em sua vida cristã e permanecerem firmes mesmo diante das adversidades. Pedro menciona oito qualidades que os cristãos deveriam buscar para alcançar a maturidade espiritual. Qual a importância que essas qualidades têm em nossas vidas?

1º.   Possuir essas qualidades nos torna mais ativos e producentes no Reino de Deus, verso 8 – Pois são essas as qualidades que vocês precisam ter. Se vocês as tiverem e fizerem com que elas aumentem, serão cada vez mais ativos e produzirão muita coisa boa como resultado do conhecimento que vocês têm do nosso Senhor Jesus Cristo.

2º.   Quem não possui essas qualidades não cresce espiritualmente, verso 9 – Mas quem não tem essas coisas é como um cego ou como alguém que enxerga pouco e esqueceu que foi purificado dos seus pecados passados. 

a)      Pedro pede os irmãos busquem a firmeza espiritual, para ele a única maneira de se manter espiritualmente em pé é alcançando essas qualidades. Quem busca essas qualidades nunca, jamais, em hipótese alguma cairá na fé verso 10 – Portanto, meus irmãos, procurem ficar cada vez mais firmes na certeza de que Deus os chamou e escolheu. Se vocês fizerem isso, jamais abandonarão a fé. 

b)      A pessoa que busca essas qualidades e as alcança recebe de Deus o direito de se tornar cidadão celestial, verso 11 – e assim receberão todo o direito de entrar no Reino eterno do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Quais são as oito qualidades que devemos ter para alcançar a maturidade?

A fé é a primeira qualidade, ela é indispensável. Segundo Hebreus 11.6a, sem a fé é impossível agradar a Deus. Essa fé é aquela que temos posto em Jesus Cristo para salvação de nossa alma. Essa fé é a base de tudo, como numa construção, primeiro vem a base sobre a qual será construído o edifício – uma base ruim compromete toda a construção. Verso 5a –  Por isso mesmo façam todo o possível para juntar a bondade à fé que vocês têm…

A bondade (virtude, RC) é a segunda qualidade que devemos buscar. Significado: qualidade de quem tem alma nobre e generosa e é naturalmente inclinado a fazer o bem; benevolência, benignidade, magnanimidade.

  • A bondade que devemos ter é a mesma demonstrada por Jesus Cristo. Essa qualidade deve ser desenvolvida em nós, não é algo que Deus vai dar e sim que devemos adicionar a fé. Essa bondade pode ser alcançada através da comunhão com a igreja, leitura da Bíblia, oração, ações benevolentes e evangelização.
  • Não basta dizer que temos bondade no coração, temos que praticá-la, Tiago 1.22 – Não se enganem; não sejam apenas ouvintes dessa mensagem, mas a ponham em prática.

A terceira qualidade é o conhecimento (ciência, RC). Essa palavra vem do grego ‘gnosis’ que significa literalmente conhecimento adquirido através da investigação, estudo e dedicação a um tema em especial.

  • Deus deseja que estudemos mais a Bíblia que é a sua fonte de revelação a humanidade. Jesus disse em João 5.39 – Vocês estudam as Escrituras Sagradas porque pensam que vão encontrar nelas a vida eterna. E são elas mesmas que dão testemunho a meu favor.
  • Deus não quer que sejamos ignorantes, a ausência de conhecimento pode destruir pessoas, famílias, governos, etc. Pv 1.32a – Os tolos morrem porque rejeitam a sabedoria;
  • Quantas pessoas tem se distanciado da fé verdadeira por falta de conhecimento? Não é pecado uma pessoa ser ignorante, o pecado é não querer abandonar a ignorância. A pessoa que não se preocupa em ler a Bíblia e aprender a Palavra de Deus continuará ignorante quanto as coisas espirituais.

A quarta qualidade está na primeira parte do verso 6a – e ao conhecimento, o domínio próprio. É a capacidade de um cristão controlar cada área de sua vida e dominar seus impulsos ou desejos de modo a ter pleno controle de suas ações.

  • A Bíblia diz que o ‘domínio próprio’ é resultado de uma vida cheia do Espirito Santo (Gl 5.23). Quando nós estamos cheios do Espírito Santo somos capazes de controlar certos impulsos e manter o equilíbrio em todas as áreas de nossa vida. Exemplo:
  1. Domínio das ações e atitudes que revelam nosso caráter, Provérbios 16.32b – “é melhor saber se controlar do que conquistar cidades inteiras. ”
  2. Domínio sobre as palavras que dissemos, Tiago 3.2 – Todos nós sempre cometemos erros. Quem não comete nenhum erro no que diz é uma pessoa madura, capaz de controlar todo o seu corpo.

A quinta qualidade é a Perseverança (paciência, RC), verso 6b – “Ao domínio próprio juntem a perseverança”. A perseverança está relacionada a pessoa que aprendeu a controlar seus impulsos emocionais diante de situações desagradáveis. É o cristão que não desiste facilmente e não retrocede.

  • A maneira para alcançar perseverança é através das provas. Os cristãos que quando entram numa batalha logo começam a clamar para Deus acabar com a luta jamais compreenderão o significa da palavra paciência/perseverança, Tiago 1.3-4 – Pois vocês sabem que, quando a sua fé vence essas provações, ela produz perseverança. 4 Que essa perseverança seja perfeita a fim de que vocês sejam maduros e corretos, não falhando em nada!
  • Jó é um exemplo de pessoa perseverante, ele permaneceu fiel ao seu Deus. Ele nunca declarou que por ser temente a Deus os seus bens estariam seguros e protegidos, Jó 2.10 – Jó respondeu: – Você está dizendo uma bobagem! Se recebemos de Deus as coisas boas, por que não vamos aceitar também as desgraças? Assim, apesar de tudo, Jó não pecou, nem disse uma só palavra contra Deus.

A sexta qualidade é a devoção a Deus (piedade, RC), verso 6c – “e à perseverança, a devoção a Deus”. A pessoa devota é aquela pessoa que procura fazer zelo o que agrada a Deus. O piedoso mostra misericórdia, tem prazer em fazer a vontade de Deus e obedece a sua palavra.

  • Viver uma vida devota a Deus não é fácil, muitos cristãos foram perseguidos e mortos por causa da sua devoção, II Tm 3.2 – Todos os que querem viver a vida cristã unidos com Cristo Jesus serão perseguidos.

A sétima qualidade é a amizade cristã (fraternidade, RC), verso 7a – “A essa devoção juntem a amizade cristã”. A palavra fraternidade vem do latim e significa “irmão”, fala sobre a boa relação entre pessoas baseada em sentimentos de afetos semelhantes ao de irmãos. A palavra amizade significa uma boa relação de afetividade entre pessoas. Portanto, o que Pedro está considerando é a verdadeira comunhão entre os cristãos pautada por uma boa relação de amizade.

  • A amizade cristã é algo que devemos buscar constantemente. Romanos 12.10 – Amem uns aos outros com o amor de irmãos em Cristo e se esforcem para tratar uns aos outros com respeito.
  • Quem está em Cristo sabe que é nosso dever se esforçar para vivermos fraternalmente em paz uns com os outros, I Ts 4.9 – Não há necessidade de lhes escrever a respeito do amor pelos irmãos na fé, pois o próprio Deus lhes ensinou que vocês devem amar uns aos outros.

A oitava qualidade é o amor, verso 7b – “e à amizade cristã juntem o amor”. Essa é qualidade principal que todo cristão deve aprender a ter em sua vida. Um sentimento de empatia pelas pessoas sem se importar pelo seu merecimento ou não.  Nós somos comparados a um edifício, onde a fé é o firme fundamento, as seis qualidades seguintes são as paredes, portas e janelas, o amor é o telhado. Em Deus podemos alcançar a capacidade de amar, porque Deus é amor. Esse amor envolve:

  • Amar a Deus acima de todas as coisas, Mt 22.37,38 – Jesus respondeu: – “Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente.” 38 Este é o maior mandamento e o mais importante.
  • Amar ao nosso próximo como a nós mesmo, Mt 22.39 – E o segundo mais importante é parecido com o primeiro: “Ame os outros como você ama a você mesmo.”
  • Demonstrar amor pelos nossos inimigos, Lc 6.27 – Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: amem os seus inimigos e façam o bem para os que odeiam vocês.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s