Compromisso com uma visão!


José viveu um relacionamento verdadeiro com Deus, em Gênesis 50.26a diz: José morreu com cento e dez anos. A sua historia, suas batalhas e vitórias são provas que Deus estava com ele, mesmo nas adversidades. José tinha compromisso com a visão que Deus lhe deu quando ainda era criança. Esse é um dos pontos mais importantes da história de José.

Através do exemplo de José nós aprendemos que devemos priorizar o Reino de Deus sobre todas as coisas e viver em função da vontade divina. Vejamos algumas lições que o compromisso de José com a sua visão nos ensina:

 I – O NOSSO COMPROMISSO COM A VISÃO NOS TORNA PESSOAS DIFERENTES

  • José fez a diferença entre seus irmãos;
  • Na casa de Potifar ele se destacou e tornou-se administrador;
  • Na prisão o carcereiro lhe confiou os demais presos;
  • Diante dos conselheiros de Faraó ele mostrou-se sábio
  • O seu compromisso com Deus o conduziu a uma vida que fez diferença por onde passou.

Até onde vai o meu compromisso com Deus? Ele é real? Para fazer diferença precisamos ser autênticos em relação ao reino.

II – O NOSSO COMPROMISSO COM A VISÃO PROMOVE MUDANÇA DE VIDA

Na parábola das sementes algumas caíram em solo rochoso e quando veio o sol morreram porque não tinham raízes. As pedras impediram o crescimento das raízes que dariam sustentação. Mateus 13.20,21: As sementes que foram semeadas onde havia muitas pedras são as pessoas que ouvem a mensagem e a aceitam logo com alegria, 21 mas duram pouco porque não têm raiz. E, quando por causa da mensagem chegam os sofrimentos e as perseguições, elas logo abandonam a sua fé.

Do mesmo modo, se abaixo da nossa aparente camada cristã tiver rochas impedindo nosso crescimento, precisamos quebrar essas rochas para que a semente do compromisso com Deus cresça em nossas vidas. Jeremias 23.29: A minha mensagem é como fogo, é como a marreta que quebra grandes pedras. Sou eu, o SENHOR, quem está falando.

O segredo de José era o seu compromisso, mesmo distante do pai e da família, ele permaneceu fiel. A Bíblia declara que O Senhor era com José” (Gn 39.2a RA).

III – O NOSSO COMPROMISSO COM A VISÃO DEVE COMEÇAR NO CORAÇÃO, ONDE SÓ DEUS ENXERGA

O verdadeiro compromisso não é aparente apenas, mas começa no interior, caso contrário seremos semelhantes aquele filho que disse ao seu pai que iria trabalhar na vinha, mas no dia seguinte se ausentou.

  • Mateus 21.28-31 – Jesus continuou: – E o que é que vocês acham disto? Certo homem tinha dois filhos. Ele foi falar com o mais velho e disse: “Filho, hoje você vai trabalhar na minha plantação de uvas.” 29 – Ele respondeu: “Eu não quero ir.” Mas depois mudou de idéia e foi. 30 – O pai foi e deu ao outro filho a mesma ordem. E este disse: “Sim, senhor.” Mas depois não foi. 31 – Qual deles fez o que o pai queria? – perguntou Jesus. E eles responderam: – O filho mais velho. Então Jesus disse a eles: – Eu afirmo a vocês que isto é verdade: os cobradores de impostos e as prostitutas estão entrando no Reino de Deus antes de vocês.

O coração é o lugar que só pode ser contemplado por Deus, “Se você pensa que tudo o que faz é certo, lembre que o SENHOR julga as suas intenções. ” (Pv 21.2)o Senhor sonda os corações(RA).

O coração de José estava alinhado com Deus, por onde ele passava a presença do Senhor era notória.

IV – O NOSSO COMPROMISSO COM A VISÃO REFLETE O NOSSO ESTILO DE VIDA

O teólogo Charles Swindoll afirma que “Deus era claramente o segredo do sucesso de José. A sorte não teve nada a ver com isso. Além do mais, José não precisou contar a Potifar que o Senhor estava com ele; o próprio Potifar pôde verificar isso por si mesmo”.

  • Gn 39.2-5: O SENHOR Deus estava com José. Ele morava na casa do seu dono e ia muito bem em tudo. 3 O dono de José viu que o SENHOR estava com ele e o abençoava em tudo o que fazia. 4 Assim, José ganhou a simpatia do seu dono, que o pôs como seu ajudante particular. Potifar deu a José a responsabilidade de cuidar da sua casa e tomar conta de tudo o que era seu. 5 Dali em diante, por causa de José, o SENHOR abençoou o lar do egípcio e também tudo o que ele tinha em casa e no campo. 6 Potifar entregou nas mãos de José tudo o que tinha e não se preocupava com nada, a não ser com a comida que comia. José era um belo tipo de homem e simpático.

As pessoas que nos observam têm percebido a presença de Deus em nossa vida? O nosso estilo de vida condiz com a vontade de Deus?

Através de José o Senhor abençoou a casa de Potifar, mas adiante o Egito e outros povos foram abençoados através da vida de José porque ele aceitou ser um instrumento abençoador de Deus. O Senhor deseja abençoar sua família, seu trabalho, escola, sociedade através de você.

V – O NOSSO COMPROMISSO COM A VISÃO SE REVELA NO TRATO COM AS PESSOAS

Se você fosse colocado por Juiz sobre as pessoas que te magoaram, qual seria a tua sentença sobre elas?

José tinha motivos de sobras para odiar e vingar-se dos seus irmãos, mas ele preferiu perdoá-los e apoiá-las nas dificuldades. “José abraçou o seu irmão Benjamim e começou a chorar. E, abraçado com José, Benjamim também chorou. 15 Então, ainda chorando, José abraçou e beijou cada um dos seus irmãos. Depois disso os irmãos começaram a falar com ele.” (Gn 45.14,15).

Se você fosse José, o que faria?

VI – O NOSSO COMPROMISSO COM A VISÃO CONDUZ AO CRESCIMENTO

Quem tem compromisso com Deus busca sempre mais de Deus para sua vida. Buscar mais de Deus significa alcançar coisas novas e maiores a cada dia. José cresceu em todas as áreas de sua vida.

Deus tirou José da casa de seu pai, onde era tido como o “queridinho e protegido do papai” (Gn 37.3) e o levou a passar por inúmeras experiências para que se cumprissem os seus propósitos em sua vida.

Os anos de sofrimento como escravo permitiu a José compreender que o sofrimento nos torna melhor do que somos – mais sensíveis à vontade de Deus e mais hábeis para cumprir nossa missão.

José cresceu na crise, ele aprendeu tirar proveito do sofrimento e aprofundar seu relacionamento com Deus. Será que estamos dispostos a assumir um compromisso com Deus semelhante a José?

O compromisso de José com a santidade, a verdade e a convicção do que Deus tinha para sua vida o manteve fiel. Muitas pessoas dizem ter compromisso com Deus, mas desistem facilmente de lutar, se entregam ao pecado e perdem a benção do Senhor.

O nosso compromisso com Deus proporcionará crescimento pessoal e espiritual e abrirá nosso coração para as mudanças e ajustes que Deus deseja fazer em nós. Quem tem compromisso com Deus vive em oração e estudo da Palavra de Deus, procura sempre conhecer a vontade do Senhor e viver em santidade.

 EU TENHO COMPROMISSO COM UMA VISAOVII – CARACTERÍSTICAS DOS CRENTES COMPROMISSADOS COM UMA VISÃO

  • Consideram os serviços da Igreja como ministério, ao invés daqueles que os vê como serviço voluntário e comunitário;
  • Executam suas tarefas com destreza e não se queixam do tempo e custo que irão dispor;
  • Trabalham na solução dos conflitos pela unidade da Igreja;
  • Recebem críticas e procuram aprender com ela, acreditam que podem fazer melhor do que já fazem;
  • Quando surge alguém com talentos superiores louvam ao Senhor pela distribuição dos dons e talentos segundo a sua vontade;
  • São perseverantes, não desistem diante da adversidade ou desânimo, eles vão até o fim;
  • São humildes e totalmente dependentes de Deus, não agem sob pressão e não aceitam imposições;
  • Entendem que serem usados por Deus é a maior e mais recompensadora experiência que se pode ter na vida, não se vangloriam em seus talentos ou capacidades, mas louvam ao Senhor pelo privilégio de poder servir.
  • Compreendem que compromisso com Deus é sinônimo de resultado positivo. ”Aqueles que saíram chorando, levando a semente para semear, voltarão cantando, cheios de alegria, trazendo nos braços os feixes da colheita” (Salmos 126.6).

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s