Chamado por Deus


Qual a sua resposta diante de um chamado de Deus? Êxodo 3.4 – Quando o SENHOR Deus viu que Moisés estava chegando mais perto para ver melhor, ele o chamou do meio do espinheiro e disse: – Moisés! Moisés! – Estou aqui – respondeu Moisés. 

Moisés levava uma vida rotineira, todo dia era sempre a mesma coisa, a mesma estrada há quarenta anos. Mas houve um dia em que algo diferente aconteceu. A visão da sarça ardente que não se consumia chamou a sua atenção, e ao chegar mais perto para ver o que acontecia a sua vida mudou para sempre.

Moisés ouvir a voz de Deus falando do meio da fornalha e exigindo reverência quando ele se aproximou. Moisés teve que despojar de suas sandálias impuras e contaminadas pelo solo impuro, Ex. 3.5 – “Deus disse: – Pare aí e tire as sandálias, pois o lugar onde você está é um lugar sagrado. E Deus continuou: ”

DEUS FALA COM MOISÉS E LHE CHAMA PARA UMA MISSÃO

Êxodo 3.7-10. Então o SENHOR disse: – Eu tenho visto como o meu povo está sendo maltratado no Egito; tenho ouvido o seu pedido de socorro por causa dos seus feitores. Sei o que estão sofrendo. 8 Por isso desci para libertá-los do poder dos egípcios e para levá-los do Egito para uma terra grande e boa. É uma terra boa e rica, onde moram os cananeus, os heteus, os amorreus, os perizeus, os heveus e os jebuseus. 9 De fato, tenho ouvido o pedido de socorro do meu povo e tenho visto como os egípcios os maltratam. 10 Agora venha, e eu o enviarei ao rei do Egito para que você tire de lá o meu povo, os israelitas.

Deus tinha feito promessas para o povo israelense. Ele nunca falha em suas promessas, Deus é fiel. Os israelitas seriam libertados e levados para a Terra Prometida. Deus estava procurando por uma pessoa para realizar tão grande obra. Quem seria o escolhido?

  • O critério para escolha de Deus foi por um homem com idade avançada, fugitivo e pastor de ovelhas.

Por que Deus escolheu Moisés para ser o libertador de um povo? Por que ele não escolheu alguém mais jovem?

Há quem diga que Deus escolheu Moisés por causa da sua experiência de vida e conhecimento. Ele passou metade da sua vida no Palácio, aprendeu o idioma e cultura do povo Egípcio; depois, passou a outra metade de sua vida entre nômades, cuidando de ovelhas em meio ao deserto. Para Deus, Moisés era a pessoa perfeita para a missão.

Porém, quando olhamos com os olhos naturais, vemos que o Moisés atual já não é tão jovem como era no Egito e que não tem o mesmo vigor físico de quando veio para o deserto. A versão de Moisés escolhida por Deus era de um homem com 80 anos, velho, cansado, pastor de ovelhas que falava como estrangeiro.

  • Será que Moisés com oitenta anos causaria algum impacto em Faraó? Eu penso que não, certamente ele não era a pessoa mais indicada para aquela missão.

Deus tira Moisés do banco de suplentes aos 40 anos para ser titular aos 80 anos. Definitivamente, o tempo de Deus não é o nosso tempo. Portanto, não desanimes ou te considere velho demais para fazer a obra de Deus. Moisés fez muito mais para Deus dos 80 aos 120 anos do que em toda a sua vida. Esses foram os melhores anos de sua vida e se você crer os anos que virão em tua vida poderão ser os melhores anos a serviço de Deus.

Não estou dizendo que você deva esperar a velhice para ouvir a voz de Deus te chamando para uma grande obra. Quanto mais cedo você começar, melhores serão os teus anos vindouros.

TRÊS COISAS QUE MOISÉS TEVE QUE APRENDER ANTES DE SER CONFIRMADO POR DEUS:

  • Aos oitenta anos Moisés tinha aprendido coisas que nunca imaginara aos quarenta anos. De homem da Cidade a homem do campo; de príncipe a pastor de ovelhas. Moisés conhecia o deserto como ninguém, cada local, cada poço, cada caminho, tudo estava gravado em sua memória.
  • Moisés aprendeu a viver em família e movimentar-se com ela. Os pastores eram nômades e faziam longas viagens por toda a planície com suas famílias. Moisés aprendeu superar dificuldades com a sua família.
  • Moisés aprendeu ser um bom líder. Aos 40 anos ele era impulsivo, não era um bom exemplo. Em um ataque de ira e descontrole matou um egípcio. Agora, através dos anos que seguiram como pastor, ele aprendeu a guiar e dirigir ovelhas pelo deserto e a cuidar de sua família, ele aprendeu ser um bom líder.

Moisés sempre foi um homem de ação, agora deveria ser um homem de direção. Para dirigir o povo pelo deserto ele precisaria ter uma visão para depois agir. Deus estava lhe dizendo: o seu treinamento acabou, chegou a hora de agir. As ovelhas ficaram para trás, agora ele deveria pastorear o povo de Deus.

Todas as pessoas que foram escolhidos por Deus para ser líder não puderam continuar com suas vidas de sempre, com seus trabalhos e ocupações. Se Deus o chamou, se você foi escolhido, provavelmente terá que abrir mãos de coisas nesta vida, de planos e projetos para viver a vontade de Deus.

AS DESCULPAS DE MOISÉS

Qual foi a resposta de Moisés à Deus? Ele colocou impedimentos, criou desculpas para não ter que cumprir sua missão. Por cinco vezes ele tentou se desvencilhar do chamado, como acontece com muitas pessoas que não querem obedecer a voz de Deus.

PRIMEIRA DESCULPA – NÃO POSSO

  • 3.11 Moisés perguntou a Deus: – Quem sou eu para ir falar com o rei do Egito e tirar daquela terra o povo de Israel?

Moisés considerou se incapaz de cumprir o chamado. Ele disse para Deus: eu não sou digno, sou pouca coisa, não sou capaz. Ao ouvir os planos de Deus, ele pensou na grandeza da missão – ir ao Egito e libertar mais de um milhão de pessoas e guia-los pelo deserto até a Terra Prometida não seria uma tarefa simples e fácil.

As vezes limitamos o chamado de Deus porque nos julgamos incapazes.  Deus deu a resposta imediata à Moisés no verso 12a: Deus respondeu: – Eu estarei com você.

Quem é chamado por Deus trabalha para Deus e com Deus. É Deus quem faz a obra, nós apenas colaboramos. Simplesmente somos instrumentos de Deus.

SEGUNDA DESCULPA – NÃO TENHO CONHECIMENTO SUFICIENTE

  • Êxodo 3.13 – Porém Moisés disse: – Quando eu for falar com os israelitas e lhes disser: “O Deus dos seus antepassados me enviou a vocês”, eles vão me perguntar: “Qual é o nome dele?” Aí o que é que eu digo?

Moisés estava dizendo para Deus que não tinha conhecimento suficiente sobre Deus. Essa tem sido a desculpa de muitos cristãos que não pregam e não fazem nada porque não possuem conhecimento teológico suficiente.

Para falar de Jesus você não precisa ser um teólogo, um profundo conhecedor das escrituras. Apenas diga o que sabe. O Senhor falou para Moisés, Ex. 3.14 – Deus disse: – EU SOU QUEM SOU. E disse ainda: – Você dirá o seguinte: “EU SOU me enviou a vocês.

TERCEIRA DESCULPA – NÃO TENHO CREDIBILIDADE

  • Êxodo 4.1 – Aí Moisés respondeu a Deus, o SENHOR: – Mas os israelitas não vão acreditar em mim, nem vão dar atenção ao que eu falar e vão dizer que o SENHOR não me apareceu.

Moisés estava dizendo – Não tenho credibilidade. Eles não vão crer em mim e não irão me seguir. Essa tem sido uma estratégia de satanás, levar as pessoas a achar que por serem jovens e inexperientes, ninguém irá ouvi-los; ou por achar que o seu passado será impedimento e limitador do que Deus possa fazer em sua vida.

Você deve confiar que se Deus o chamou e enviou, também o ajudará. Moisés demonstrou maior preocupação na aceitabilidade do povo do que na aprovação de Deus.

Muitas pessoas se prendem ao passado e limitam a vontade de Deus. Esse era o grande problema de Moisés e Deus precisou lhe dar três provas para convencê-lo do chamado.

  • A vara que se converteu em cobra;
  • A mão leprosa que foi restaurada;
  • A água tirada do Rio Nilo que se converteu em sangue.

Moisés representa o tipo de pessoa que necessita ver para crer. Mas, mesmo Deus mostrando o seu poder ele ainda tinha dúvidas.

A QUARTA DESCULPE – NÃO SOU CAPACITADO

  • Êxodo 4.10 – Moisés respondeu ao SENHOR: – Ó Senhor, eu nunca tive facilidade para falar, nem antes nem agora, depois que começaste a falar comigo. Quando começo a falar, eu sempre me atrapalho.

É impressionante as desculpas que as pessoas criam para rejeitar a obra de Deus. Moisés disse que não falava bem, que era desajeitado. Uma grande mentira. Veja o que diz Atos 7.22 – E assim ele foi instruído em toda a ciência dos egípcios e se tornou um homem que falava e agia com autoridade.

Não sejamos como Moisés que criou 4 desculpas para fugir de um chamado. Deus estava no controle, foi Ele quem chamou Moisés e lhe ajudaria, capacitaria e ensinaria tudo o que precisasse:

  • 4.11-12: Porém o SENHOR lhe disse: – Quem dá a boca ao ser humano? Quem faz com que ele seja surdo ou mudo? Quem lhe dá a vista ou faz com que fique cego? Sou eu, Deus, o SENHOR. 12 Agora vá, pois eu o ajudarei a falar e lhe direi o que deve dizer.

Diante de tudo o que Deus lhe disse, Moisés ainda não está convencido. O que mais ele precisava para se convencer? Não haviam mais desculpas.  Mas, Moisés tenta pela quinta vez uma desculpa para fugir do chamado.

QUINTA DESCULPA – ENVIA OUTRO NO MEU LUGAR

  • Êxodo 4.13 – Aí Moisés pediu: – Não, Senhor. Por favor, manda outra pessoa.

Você já disse isso alguma vez para Deus? Moisés se declarou: Eu não quero ir, procure outra pessoa que cumpra a sua missão. Ao ver que não tinha mais como se desculpar, ele revela o que está no seu coração. Eu não quero ir, não aceito essa missão.

Muitas pessoas se justificam dizendo que não podem, que não estão capacitados, que não tem conhecimento, que outros não irão crer ou ouvi-los, que é melhor outro fazer o seu trabalho ou outras desculpas do tipo “tenho um compromisso inadiável, não tenho tempo, estou enfermo, tenho muitos problemas, etc”.

A missão de Moisés não seria fácil, como também não será fácil para você obedecer a voz de Deus. Mas, se Deus está te incomodando é porque Ele conta com você nessa missão. Deus exige mais de cada cristão, mais do que ele vir ao culto uma vez por semana. Deus tem um chamado para cada cristão.

  • Êxodo 4.14 – Então o SENHOR ficou irritado com Moisés e disse: – Por acaso Arão, o levita, não é seu irmão? Eu sei que ele tem facilidade para falar. Além disso, ele está vindo para se encontrar com você e vai ficar contente ao vê-lo.

Qual é a tua resposta diante de um chamado de Deus? As desculpas de Moisés foram: não posso; não tenho conhecimento suficiente; não tenho credibilidade; não sou capacitado; envia outro no meu lugar.

A igreja necessita de pessoas comprometidas, ativas e dispostas a dar o seu melhor para o Senhor.  Hoje, Deus te concede a oportunidade para deixar de lado a comodidade, indiferença e frieza em relação a obra de Deus.

  • Pense: QUANTAS COISAS VOCÊ PODE FAZER PARA DEUS NESSA VIDA SE ACEITAR O SEU CHAMADO?

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s