Esforçai-vos no Senhor!


Sejam fortes e tenham coragem, todos vocês que põem a sua esperança em Deus, o SENHOR! Salmos 31.24

A palavra esforço vem do latim ‘exofortiare’ (ex – fora; fortis – forte), significa mostrar força. Empregar mais força ou empenho em determinada ação, com o objetivo de conseguir melhores resultados.

Na igreja sempre haverá duas classes de pessoas:

  • Na primeira classe estão os preguiçosos, apáticos e inativos, nunca buscam por bons resultados;
  • Já a segunda classe é representada pelos que se esforçam para que as coisas aconteçam.

As pessoas que compõem a primeira classe nada ou pouco fazem e gostam de criticar os que se esforçam por fazer alguma coisa. Tais pessoas querem que o mundo se acabe em barranco para morrerem encostados, não plantam, não colhem, não conquistam e vivem uma vida infrutífera. O que dizem aqueles que não se esforçam?

Não preciso me esforçar porque a minha salvação está garantida, conforme Efésios 2.9 – A salvação não é o resultado dos esforços de vocês; portanto, ninguém pode se orgulhar de tê-la.

  • De fato, a salvação é um presente gratuito de Deus. Porém, a pessoa que não se dedicar a viver uma vida de acordo com a vontade de Deus, jamais será salvo. Hebreus 12.14 – Procurem ter paz com todos e se esforcem para viver uma vida completamente dedicada ao Senhor, pois sem isso ninguém o verá.

Não preciso me esforçar, a minha prosperidade está garantida. Isso é verdade, conforme Provérbios 10.22 – A bênção do Senhor Deus traz prosperidade, e nenhum esforço pode substitui-la.

  • O que essas pessoas esquecem é que os preguiçosos e ociosos correm o risco de nunca alcançar o que deseja, provérbios 10.4 – o preguiçoso fica pobre, mas quem se esforça no trabalho enriquece.

As pessoas da segunda classe se esforçam pela expansão do Reino de Deus através da igreja. São comprometidas, contribuem com recursos, exercem seus ministérios evangelizando, orando, pregando, cantando, servindo voluntariamente, etc. Paulo é um exemplo de cristão esforçado, II Coríntios 12.14,15 – Já estou preparado para fazer a minha terceira visita a vocês e novamente não vou exigir que vocês me ajudem. Eu quero vocês e não o dinheiro de vocês. Afinal de contas, são os pais que devem juntar dinheiro para os filhos, e não os filhos, para os pais. 15 Vou ficar contente em gastar tudo o que tenho e até a mim mesmo para ajudá-los. Será que vocês me amarão menos só porque eu os amo tanto?

Ser um bom cristão exige esforço contínuo. Jesus disse que aquele que faz apenas o que lhe pede é comparado a um servo inútil. Ele cumpriu seu dever, mas não foi capaz de surpreender o seu Senhor. Lucas 17.10 – Assim deve ser com vocês. Depois de fazerem tudo o que foi mandado, digam: “Somos empregados que não valem nada porque fizemos somente o nosso dever.”

 

Não há conquistas sem esforços

Neemias e seu povo conseguiram restaurar os muros e portões da cidade porque se esforçaram para concluir o trabalho no prazo e todos estavam animados.

  • Neemias 4:6 – Então continuamos a reconstruir as muralhas, e logo elas já estavam na metade da sua altura total porque o povo estava animado para trabalhar.
  • Neemias 4:22 – Nessa mesma época, eu também disse aos encarregados do trabalho que eles e todos os seus ajudantes precisavam passar a noite em Jerusalém, para que assim nós pudéssemos trabalhar de dia e servir como vigias da cidade à noite.
  • Neemias 5:18 – Todos os dias eu mandava preparar um boi, seis ovelhas das melhores e muitas galinhas. E cada dez dias eu mandava vir uma nova remessa de vinho. Mas eu sabia que o povo tinha de trabalhar no pesado; por isso, não pedi o dinheiro da comida a que eu, como governador, tinha direito.

Somos atores na Arena, assistidos pelo mundo natural e o espiritual: eles ouvem o que falamos; observam o modo como agimos; acompanham os nossos passos; nos enxergam mesmo quando estamos em um quarto escuro, longe de tudo e todos. Estamos sendo assistidos pelos dois mundos. I Coríntios 4.9 – Porque me parece que Deus pôs a nós, os apóstolos, no último lugar. Somos como as pessoas condenadas a morrer em público, como espetáculo para o mundo inteiro, tanto para os anjos como para os seres humanos.

Não basta parecer é preciso SER cristão. A nossa vida é o melhor testemunho que podemos dar acerca da nossa fé em Deus, Mateus 5.20 – Pois eu afirmo a vocês que só entrarão no Reino do Céu se forem mais fiéis em fazer a vontade de Deus do que os mestres da Lei e os fariseus.

 

Você tem esforçado para dar o melhor espetáculo?

O exemplo de Jó chamou atenção no mundo espiritual. Ele recebeu elogios do próprio Deus por causa do seu testemunho, Jó 1.8 – Aí o SENHOR disse: – Você notou o meu servo Jó? No mundo inteiro não há ninguém tão bom e honesto como ele. Ele me teme e procura não fazer nada que seja errado.

Elizeu deu testemunho no mundo natural. Sempre que ia visitar a mulher rica de Suném e o seu marido. Eles reconheceram que Elizeu era um homem de Deus. Quando você visita alguém, qual a impressão que fica? II Reis 4.9 – Ela disse ao seu marido: – Tenho a certeza de que esse homem que vem sempre aqui é um santo homem de Deus.

Devemos nos esforçar para ser diferentes do mundo. A igreja não pode se equiparar ao mundo. Nós fomos chamados para ser como a luz em meio as trevas. O testemunho cristão é importante:

  • As mulheres devem se vestir da modéstia, I Pedro 3.1-5; 4 Pelo contrário, a beleza de você deve estar no coração, pois ela não se perde; ela é a beleza de um espírito calmo e delicado, que tem muito valor para Deus.
  • Os homens devem ser respeitados para não serem desmoralizados, I Tm 3.1-10; 3 Não pode ser chegado ao vinho nem briguento, mas deve ser pacífico e calmo. Não deve amar o dinheiro. 4 Deve ser um bom chefe da sua própria família e saber educar os seus filhos de maneira que eles lhe obedeçam com todo o respeito.
  • Os jovens devem fugir das coisas impuras, como Daniel e seus companheiros, Dn 1.8-15; 8 Daniel resolveu que não iria ficar impuro por comer a comida e beber o vinho que o rei dava; por isso, foi pedir a Aspenaz que o ajudasse a cumprir o que havia resolvido. 15 Passados os dez dias, os quatro jovens israelitas estavam mais sadios e mais fortes do que os jovens que comiam a comida do rei.
  • Os filhos devem mostrar-se respeitosos aos pais e as pessoas mais velhas, Ef 6.1 – Filhos, o dever cristão de vocês é obedecer ao seu pai e à sua mãe, pois isso é certo. Lv 19.32Fiquem de pé na presença das pessoas idosas e as tratem com todo o respeito; e honrem a mim, o Deus de vocês. Eu sou o SENHOR.
  • Devemos nos esforçar no trato com os irmãos, Romanos 12.10 – Amem uns aos outros com o amor de irmãos em Cristo e se esforcem para tratar uns aos outros com respeito.
  • Devemos nos esforçar para ter os melhores dons. I Coríntios 12.31 – Por isso se esforcem para ter os melhores dons. Porém, eu vou mostrar a vocês o caminho que é o melhor de todos.
  • Devemos buscar a excelência através do verdadeiro amor que procede de Deus. I Coríntios 14.1 – Portanto, esforcem-se para ter amor. Procurem também ter dons espirituais, especialmente o de anunciar a mensagem de Deus.

Aqueles que se esforçam receberão a justa recompensa de Deus, I Coríntios 15.58 – Portanto, queridos irmãos, continuem fortes e firmes. Continuem ocupados no trabalho do Senhor, pois vocês sabem que todo o seu esforço nesse trabalho sempre traz proveito.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s