04 níveis de preparação para reinar


I Samuel 16.12,13 – Aí Jessé mandou busca-lo. Era um belo rapaz, saudável e de olhos brilhantes. E o Senhor disse a Samuel: – É este mesmo. Unja-o. 13. Samuel pegou o chifre cheio de azeite e ungiu Davi na frente de seus irmãos. E o Espírito do Senhor dominou Davi e daquele dia em diante ficou com ele. E, Samuel voltou para Ramá.

A vida de Davi é uma fonte de inspiração para pregadores. Através da sua história nós aprendemos como ele se relacionava com Deus, como foi treinado e preparado por Deus para se tornar um dos grandes reis do povo de Israel.

Deus levanta pessoas em todos os tempos para exercerem papéis importantes na sociedade, na igreja, na família e todos os setores. Pessoas escolhidas por Deus são provadas, treinadas e capacitadas para enfrentar grandes desafios.

Deus é especialista em escolher pessoas que geralmente são ignoradas, rejeitadas e que não demonstrem grandes qualidades:

  • I Samuel 2.8 – Deus levanta os pobres do pó e tira da miséria os necessitados. Ele faz com que os pobres sejam companheiros dos príncipes e os põe em lugares de honra. Os alicerces da terra são de Deus, o SENHOR; ele construiu o mundo sobre eles.
  • Jeremias 1.5 Antes do seu nascimento, quando você ainda estava na barriga da sua mãe, eu o escolhi e separei para que você fosse um profeta para as nações.

04 níveis que Davi passou ao ser treinado por Deus. No final, Davi um simples pastor de ovelhas se tornou um dos maiores reis da história de Israel.

I – DAVI FOI TREINADO POR DEUS NO ISOLAMENTO. ELE ERA UM JOVEM SOLITÁRIO.

Ele começou seu aprendizado sozinho, antes que pudesse surgir em público como guerreiro, matador de gigante. Davi aprendeu ouvir a voz de Deus no isolamento. Foi na solidão que ele começou sua caminhada em direção ao Palácio governando suas ovelhas.

Davi não era um jovem badalado, cercado por amigos. A natureza foi a sua companheira, escola de vida e mestra. Ele aprendeu observando e praticando tendo apenas a natureza como testemunha, em meio às montanhas e vales cuidando das ovelhas, enfrentando desafios sem os olhares da multidão.

  • O cenário era perfeito para Davi compor seus lindos salmos enquanto contemplava a grandeza de Deus na natureza sem nenhuma interrupção externa. Na solidão, em silêncio ele compôs canções e orações e treinou suas habilidades.

O isolamento tem aspectos positivos na formação de uma pessoa chamada por Deus. Quando a pessoa fica só em silêncio consegue ouvir a voz de sua alma, seu coração e refletir sobre decisões importantes em sua vida. Já a pessoa que enfrenta conflitos internos não resolvidos, geralmente necessita de sons superficiais para se inspirar e não consegue estar a só consigo mesma. Tal pessoa depende de estímulos externos para fazer alguma coisa.

Há vários exemplos na Bíblia sobre pessoas que tiveram lições importantes quando estavam isolados a sós com Deus.

  • O anjo do Senhor teve um encontro memorável com Jacó quando ele estava só no vau de Jaboque. Esse encontro mudou a sua vida para sempre – de Jacó para Israel. Gênesis 32.24, 28 – mas ele ficou para trás, sozinho. Aí veio um homem que lutou com ele até o dia amanhecer. 28 Então o homem disse: – O seu nome não será mais Jacó. Você lutou com Deus e com os homens e venceu; por isso o seu nome será Israel.
  • Deus falava com Moisés a sós quando ele subia ao monte, foi lá que ele recebeu o decálogo do próprio Deus.
  • Jesus gostava de ter seu momento de isolamento para orar, Mateus 14.23 – Depois de mandar o povo embora, Jesus subiu um monte a fim de orar sozinho. Quando chegou a noite, ele estava ali, sozinho.

II – DAVI FOI TREINADO NA OBSCURIDADE, LONGE DA NOBREZA.

Esse é um dos métodos usados por Deus para preparar alguém. Todo homem de Deus começa no desconhecido, sem aplausos, sem apreciação, sem seguidores. É longe de tudo e todos que o caráter é construído e aprimorado.

  • Geralmente pessoas acostumadas a realizar coisas na obscuridade conseguem lidar com os aplausos da popularidade sem se contaminar.

Davi não alcançou fama quando matou o leão e o urso enquanto cuidava das ovelhas. Mas, foi na obscuridade que ele pode treinar sem ser incomodado e se preparar. Quando ele se apresentou em público na batalha contra Golias, não decepcionou a platéia – Ele deu o show ao vencer o gigante.

Voltando ao exemplo de Jacó e Moises. Ambos passaram pelo mesmo processo de obscuridade. Jacó na casa de Labão e Moisés no deserto. Quando assumiram seus papéis não decepcionaram.

  • Palavra para a igreja: Não tenha pressa em se apresentar para o público, continue fazendo seu trabalho na obscuridade, não se preocupe se não tens uma plateia para te aplaudir. Estude, observe, pratique o que tens aprendido, reveja cada detalhe do seu aprendizado e se prepare para o grande momento de Deus na tua vida, quando serás levado às multidões para dar o show.

III – DAVI FOI TREINADO EM UM AMBIENTE CERCADO PELA MONOTONIA (ENFADONHO)

Não havia grandes badalações na vida de Davi. O seu ambiente familiar e de trabalho para muitos eram enfadonhos sem grandes novidades. As suas tarefas eram rotineiras, regulares, insignificantes e desinteressantes.

Algumas pessoas sentem-se desconfortáveis quando são colocadas por Deus em situações monótonas. É como estar num vôo internacional por 12 horas ou mais, o tempo não passa, vez ou outra alguma turbulência para manter atenta a tripulação e nada mais, quando o avião chega ao destino a pessoa está em outro País. Do mesmo modo, Deus age na monotonia, Deus está sempre agindo ainda que muitos não percebam.

  • Marcos 4.26-29: Jesus disse: – O Reino de Deus é como um homem que joga a semente na terra. 27 Quer ele esteja acordado, quer esteja dormindo, ela brota e cresce, sem ele saber como isso acontece. 28 É a própria terra que dá o seu fruto: primeiro aparece a planta, depois a espiga, e, mais tarde, os grãos que enchem a espiga. 29 Quando as espigas ficam maduras, o homem começa a cortá-las com a foice, pois chegou o tempo da colheita.

O método da monotonia utilizado por Deus te ajuda conter a ansiedade, traz calmaria e alimenta a esperança. Há pessoas que passam anos desenvolvendo a mesma atividade, longe dos aplausos e quando menos espera como no exemplo de Davi, elas estão num campo de batalha derrubando gigantes.

  • O Senhor diz para você: Você fez o seu trabalho a exemplo do lavrador, agora deve esperar pelo tempo certo para começar a colher seus frutos. O tempo da colheita vai chegar em breve na tua vida, espere!

IV – DAVI FOI TREINANDO PARA COMBATER EM UM AMBIENTE REAL

Depois de aprender com o isolamento, na obscuridade e monotonia, Davi é levado por Deus a praticar no mundo real tudo que ele aprendeu. Algumas pessoas não aceitam muito bem os métodos utilizados por Deus. Mas, o que importa é que Davi estava pronto para viver no mundo real o que aprendera.

I Samuel 17 nos conta a história sobre como Davi sai do anonimato para o público. Enquanto todo o exército israelita estava temeroso e acovardado perante o desafio de Golias, Davi aparece disposto a enfrentar o gigante, ele é conduzido à presença do rei Saul e diz (I Sm 17.32b): “… Meu senhor, ninguém deve ficar com medo desse Filisteu! Eu vou lutar contra ele”.

Por ser um desconhecido, Davi foi considerado como criança pelo rei. Mas, quando ele apresentou seu currículo e falou da sua experiência, como pastor de ovelhas, matador de leões e ursos, o rei Saul ficou impressionado e imediatamente o apresentou ao exército como seu guerreiro para lutar contra Golias.

Às vezes não entendemos o modo como Deus age. Deus nos leva aos níveis da solidão, obscuridade e monotonia antes de levar-nos a realidade que nos conduzirá a posição de honra e glorificação a Deus.

  • Onde foi que Davi adquiriu tamanha coragem? Ele aprendeu confiando em Deus;
  • Que tipo de homem era Davi? Um homem realista e responsável mesmo quando ninguém o via, ele estava cuidando das ovelhas.

O gigante Golias que amedrontou o exército israelita foi facilmente vencido por Davi. Isso foi possível porque Davi treinou suas habilidades quando ninguém estava vendo, ele se preparou para a realidade.

  • Ouça o que Deus diz para você: Ficar a sós com Deus não é esperar que Deus faça tudo por você. Deus não irá trocar a lâmpada queimada de sua casa ou a resistência do seu chuveiro. Deus não resolveu as coisas na vida de Davi, mas lhe assegurou que por sua força ele fosse capaz de lutar e vencer. Davi aprendeu a reinar vivendo cada um desses cenários.

Rei Davi

V – DOIS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS QUE APRENDEMOS COM DAVI

Davi viveu em um período totalmente diferente. Mas, os princípios que ele aprendeu continuam válidos até hoje. São princípios fundamentais que rompem à barreira do tempo. Vejamos:

O primeiro princípio ensina que somos capazes de alcançar grandes coisas mesmo estando em lugares isolados ou fazendo pequenas tarefas. Um dos segredos das pessoas visionárias é que elas aprenderam cultivar o hábito de fazer bem qualquer coisa, inclusive às pequenas.

  • O modo como você se dedica bem às pequenas tarefas domesticas, trabalhistas, escolares ou ministeriais, são reflexo de que está aprendendo a reinar. Não basta fazer bem suas tarefas no culto de domingo. Você precisa fazer bem todos os dias da semana, meses e anos.

O segundo princípio ensina que Deus não tem pressa para desenvolver suas qualidades interiores. A conversão de uma alma é o milagre de um momento; a formação de um santo é a tarefa de uma vida inteira (Alan Redpath, ex-pastor da Igreja Memorial de Moody).

Deus aprimora o seu caráter trabalhando nele durante toda a sua vida. Deus não tem pressa em concluir sua perfeita obra.

  • Na escola da solidão e da obscuridade, aprendemos na prática o que é ser um homem ou mulher de Deus.
  • Na escola da monotonia e da realidade, aprendemos a reinar e ser, como Davi, uma pessoa segundo o coração de Deus.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s