Grandes verdades no Salmos 23


O salmo 23 é um dos salmos mais conhecido e comentado entre cristãos e não cristãos. Algumas pessoas atribuem a esse salmo poderes mágicos e usam-no como amuleto de sorte fixando-o na parede, na carteira e outros locais. Quando alguma situação pessoal está ruim há pessoas que invocam o salmo 23 numa espécie de mantra, esperando alcançar êxito.

A verdade é que esse salmo tem sido uma grande fonte de inspiração para muitas pessoas, suas palavras saltam das páginas da Bíblia trazendo esperança para os que sofrem. Lendo-o atentamente encontrei: Dez características de Deus na visão do salmista; Cinco coisas que Deus promete fazer; A promessa de Davi ao Senhor.

QUEM É DEUS NA VISÃO DE DAVI?

1 – Deus é o nosso supremo pastor – “O Senhor é meu pastor”

Como bom pastor, o Senhor nos guia pelos caminhos certos. Mesmo quando não compreendemos seus caminhos, se apenas confiarmos em Deus chegaremos ao destino certo. Isaias 40.11 – Como um pastor cuida do seu rebanho, assim o SENHOR cuidará do seu povo; ele juntará os carneirinhos, e os carregará no colo, e guiará com carinho as ovelhas que estão amamentando.

Jesus é o nosso pastor e nos deu a própria vida para que pudéssemos alcançar a salvação. João 10.11 – Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a vida pelas ovelhas.

  • Hebreus 13.20 – Deus ressuscitou o nosso Senhor Jesus, que, por causa da sua morte na cruz, é o Grande pastor do rebanho. E é por meio do sangue de Jesus que a aliança eterna é selada. Que o Deus de paz lhes dê tudo de bom que vocês precisam para fazer a sua vontade. E que ele, por meio de Jesus Cristo, faça em nós tudo o que lhe agrada. E a Cristo seja dada a glória para todo o sempre! Amém!

2 – Deus é a nossa Provisão – “nada me faltará”

Quando Deus ocupa o primeiro lugar na vida de uma pessoa. A Bíblia afirma que Deus dará tudo o que a pessoa precisar materialmente e espiritualmente, Mateus 6.33 – Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas.

Quando o Povo de Israel atravessou o deserto, o Senhor Deus não deixou faltar água e comida. Nas condições desfavoráveis, Deus sempre apresenta uma solução:

  • Salmos 78.24,25 – Ele deu ao povo pão do céu, fazendo com que caísse o maná para eles comerem, 25 e assim comeram o pão dos anjos. Deus lhes deu comida com fartura.
  • Isaias 48.21 – Quando Deus guiou o seu povo pelo deserto, ninguém ficou com sede; ele fez com que corresse água da rocha, ele partiu a rocha, e a água jorrou.

Deus sabe o que precisamos e nos dará tudo segundo a sua vontade, Filipenses 4.19 – E o meu Deus, de acordo com as gloriosas riquezas que ele tem para oferecer por meio de Cristo Jesus, lhes dará tudo o que vocês precisam.

3 – Deus é o nosso Descanso – “… Ele me faz descansar em pastos verdes”.

Quando estamos cansados da jornada, o Senhor surge para nos dar o descanso, Mateus 11.28 – Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso.

No deserto, o Espírito do Senhor guiou o povo de Israel ao lugar de descanso para que ficassem livres dos sofrimentos, das humilhações, das batalhas diárias. Isaias 63.14 – como o gado que desce calmamente para os vales. O Espírito do SENHOR os estava levando para um lugar de descanso.” Foi assim, ó SENHOR, que guiaste o teu povo e conseguiste para ti mesmo um nome famoso.

O Capítulo 4 de Hebreus é conhecido como o capítulo do descanso. Nele encontramos nove versículos falando sobre o descanso que Deus prometeu ao povo de Israel na Terra Prometido, mas o povo falhou e por isso não teve descanso. Do mesmo modo, Jesus prometeu descanso eterno à igreja, mas se falharmos nós não alcançaremos o descanso prometido:

  • Hebreus 4.10, 11 – Porque quem receber o descanso que Deus prometeu vai descansarde todos os seus trabalhos, assim como Deus descansou dos trabalhos dele. 11. Portanto, façamos tudo para receber esse descanso, e assim nenhum de nós deixará de recebê-lo, como aconteceu com aquelas pessoas, por terem se revoltado.

4 – Deus é a nossa Paz – “e me leva a águas tranqüilas”.

Quando Deus é o nosso Bom Pastor, Ele nos garante paz até nos sofrimentos, João 16.33 – Eu digo isso para que, por estarem unidos comigo, vocês tenham paz. No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo.

O rei Josafá era um homem de paz. Quando os inimigos (amonitas, ‘povo’; moabitas, ‘semente do pai’ ; edomitas, ‘vermelho’) vieram contra Judá, Josafá orou ao Senhor e com seu exército foi a batalha cantando e confiando em Deus. No final, eles venceram a guerra sem usar suas espadas e a paz voltou ao reino, II Crônicas 20.30 – Assim o reinado de Josafá continuou tranquilo, pois Deus lhe deu paz com todas as nações vizinhas.

A paz que Deus nos oferece é comparada a paz de um bebê dormindo tranqüilo no colo da mãe sem preocupar-se com o mundo ao redor, Salmos 131.2 – Assim, como a criança desmamada fica quieta nos braços da mãe, assim eu estou satisfeito e tranqüilo, e o meu coração está calmo dentro de mim.

5 – Deus é o nosso Renovo – “O Senhor renova as minhas forças”.

O crente está sempre se renovando no Senhor, para ele todo sofrimento é passageiro e o seu foco vai além daquilo que ele consegue ver. II Coríntios 4.16 – Por isso nunca ficamos desanimados. Mesmo que o nosso corpo vá se gastando, o nosso espírito vai se renovando dia a dia.

Quanto mais comunhão com Deus mais renovamos a nossa maneira de ser. Colossenses 3.10 – 8, Mas agora livrem-se de tudo isto: da raiva, da paixão e dos sentimentos de ódio. E que não saia da boca de vocês nenhum insulto e nenhuma conversa indecente. 9. Não mintam uns para os outros, pois vocês já deixaram de lado a natureza velha com os seus costumes 10 e se vestiram com uma nova natureza. Essa natureza é a nova pessoa que Deus, o seu criador, está sempre renovando para que ela se torne parecida com ele, a fim de fazer com que vocês o conheçam completamente.

A presença de Deus e suas promessas se renovam cada manhã em nossas vidas. Lamentações 3.22-24: O amor do SENHOR Deus não se acaba, e a sua bondade não tem fim. 23 Esse amor e essa bondade são novos todas as manhãs; e como é grande a fidelidade do SENHOR! 24 Deus é tudo o que tenho; por isso, confio nele.

6 – Deus é a nossa Direção (sentido de mostrar o caminho) – “e me guia por caminhos certos, como ele mesmo prometeu”.

Ele nos conduz moral, intelectual e espiritualmente pelo caminho certo. Com ele no comando não erramos a direção. Isaias 48.17: O SENHOR, o Santo Deus de Israel, o seu Salvador, diz ao seu povo: “Eu sou o SENHOR, seu Deus. Eu os ensino para o seu próprio bem e os guio no caminho que devem seguir.

Deus mostrou para Moisés o caminho certo que deveriam seguir pelo deserto, Salmos 78.14,52 – Durante o dia, ele os guiava com uma nuvem e de noite os conduzia por meio de um clarão de fogo. 52 Depois, como pastor, Deus conduziu o povo de Israel para fora do Egito e o guiou pelo deserto.

Quem é guiado por Deus se compara ao homem que construiu sua casa na rocha. Não será jamais abalado! Mateus 7.24,25 – Quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha. 25 Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Porém ela não caiu porque havia sido construída na rocha.

Quem é guiado por Deus sempre encontrará o melhor caminho, Salmos 16.11 – Tu me mostras o caminho que leva à vida. A tua presença me enche de alegria e me traz felicidade para sempre.

7 – Deus é a nossa Coragem – “Ainda que eu ande por um vale escuro como a morte, não terei medo de nada.”

Deus como nosso Bom Pastor nos dá coragem para vencer as perseguições, Salmos 10.17 – Ó SENHOR Deus, tu ouvirás as orações dos que são perseguidos e lhes darás coragem.

Por quatro vezes o Senhor ordenou que Josué fosse forte e corajoso, logo após assumir a liderança do povo de Israel, Josué 1.9 – Lembre da minha ordem: “Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o SENHOR, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!”

O Espírito de Deus é um espírito de coragem. Portanto, se você tem o Espírito de Deus, seja corajoso, Isaias 41.10-14: Não fiquem com medo, pois estou com vocês; não se apavorem, pois eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças e os ajudo; eu os protejo com a minha forte mão. 11 “Todos os seus inimigos serão derrotados e humilhados; todos os que lutam contra vocês serão destruídos e morrerão. 12 Se vocês procurarem os seus inimigos, não os acharão, pois todos eles terão desaparecido. 13 Eu sou o SENHOR, o Deus de vocês; eu os seguro pela mão e lhes digo: ‘Não fiquem com medo, pois eu os ajudo.‘ ” 14 O SENHOR diz ao seu povo: “Você é pequeno e fraquinho, mas não tenha medo, pois eu, o Santo Deus de Israel, sou o seu Salvador e o protegerei.

8 – Deus não deixa seu povo sozinho – “Pois tu, ó Senhor Deus, estás comigo”.

A palavra do Senhor para Jacó em Gênesis 18.15, foi: Eu estarei com você e o protegerei em todos os lugares aonde você for. E farei com que você volte para esta terra. Eu não o abandonarei até que cumpra tudo o que lhe prometi.

A presença de Deus em nós é como possuir um tesouro indescritível. Sempre haverá uma luz no fim do túnel, Salmos 18.28 – Tu, ó SENHOR, me iluminas; tu, meu Deus, acabas com a minha escuridão.

Jesus Cristo é o nosso Bom Pastor. Ele nos deu uma missão e prometeu estar conosco todos os dias, Mateus 28.20 – e ensinando-os a obedecer a tudo o que tenho ordenado a vocês. E lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos.

9 – Deus é o nosso protetor – “tu me proteges”.

Como é maravilhoso ter a proteção do Senhor. Às vezes somos protegidos de situações que sequer imaginamos, tanto no mundo físico quanto no mundo espiritual. Salmos 121.7,8: O SENHOR guardará você de todo perigo; ele protegerá a sua vida. 8 Ele o guardará quando você for e quando voltar, agora e sempre.

Quem teme ao Senhor está protegido. Existem muitas promessas para aqueles que temem ao Senhor e são guardados por Ele. Salmos 31.19,20: Como são maravilhosas as coisas boas que guardas para aqueles que te temem! Todos podem ver como tu és bom e como proteges os que confiam em ti. 20 Com a proteção da tua presença, tu os livras dos planos dos maus. Num esconderijo seguro, tu os escondes das ofensas dos seus inimigos.

A proteção de Deus é de todos os lados, Salmos 91.7 – Ainda que mil pessoas sejam mortas ao seu lado, e dez mil, ao seu redor, você não sofrerá nada.

10 – Deus Governa a nossa vida – “e me diriges”, no sentido de governar, comandar.

Quando nos submetemos ao governo de Deus, somos guiados pelo caminho certo. Isaias 48.17 – O SENHOR, o Santo Deus de Israel, o seu Salvador, diz ao seu povo: “Eu sou o SENHOR, seu Deus. Eu os ensino para o seu próprio bem e os guio (conduzo) no caminho que devem seguir.

Quando nos desviamos no caminho o Senhor age sobre nós como um pastor de ovelhas. Ele nos conduz de volta ao centro da sua vontade. O cajado não é para espancar, mas para conduzir a ovelha no caminho certo, Isaias 40.11 – Como um pastor cuida do seu rebanho, assim o SENHOR cuidará do seu povo; ele juntará os carneirinhos, e os carregará no colo, e guiará (conduzirá) com carinho as ovelhas que estão amamentando.

Quando Deus nos governa, os caminhos são endireitados. Isaias 26.7 – A vereda do justo é plana; tu, que és justo, aplanas (governa) a vereda do justo.

CINCO COISAS QUE DEUS PROMETE FAZER

1 – Deus promove uma festa exclusiva para você – “Preparas um banquete para mim”.

Na presença de Deus há sempre festa e alegria. Salmos 16.11 – Tu me mostras o caminho que leva à vida. A tua presença me enche de alegria e me traz felicidade para sempre.

  • Lucas 15.7 – Pois eu lhes digo que assim também vai haver mais alegria no céu por um pecador que se arrepende dos seus pecados do que por noventa e nove pessoas boas que não precisam se arrepender.

2 – Deus te coloca em evidência – “onde os meus inimigos me podem ver”.

Ele surpreende teus adversários e te coloca em um lugar onde todos possam te ver e contemplar as bênçãos do Senhor sobre a tua vida. Salmos 40.1-3: Esperei com paciência pela ajuda de Deus, o SENHOR. Ele me escutou e ouviu o meu pedido de socorro. 2 Tirou-me de uma cova perigosa, de um poço de lama. Ele me pôs seguro em cima de uma rocha e firmou os meus passos. 3 Ele me ensinou a cantar uma nova canção, um hino de louvor ao nosso Deus. Quando virem isso, muitos temerão o SENHOR e nele porão a sua confiança.

3 – Deus promete te honrar – “Tu me recebes como convidado de honra”

A pessoa é honrada quando faz a vontade de Deus com humildade. Salmos 149.4 – Pois o SENHOR está contente com o seu povo; ele dá aos humildes a honra da vitória.

Servir no ministério cristão é uma posição de honra, Romanos 1.5 – Por meio de Cristo, Deus me deu a honra de ser apóstolo no serviço de Cristo para levar pessoas de todas as nações a crerem em Cristo e a serem obedientes a ele.

Reconhecer a soberania de Deus e aceitar o seu governo te coloca numa posição honrada, Tiago 4.10 – Humilhem-se diante do Senhor, e ele os colocará numa posição de honra.

O bom testemunho cristão te conduz a uma posição honrosa diante de Deus, Apocalipse 3.4 – Mas alguns de vocês de Sardes têm conservado limpas as suas roupas. Vocês andarão comigo vestidos de roupas brancas, pois merecem esta honra.

4 – Deus te dá alegria – “e enches o meu copo até derramar”.

Sempre haverá muitos motivos para estar alegres na presença de Deus, Salmos 13.5,6: Eu confio no teu amor. O meu coração ficará alegre, pois tu me salvarás. 6 E, porque tens sido bom para mim, cantarei hinos a ti, ó SENHOR.

Até na escassez você encontra felicidade, graças à presença de Deus, Salmos 4.7,8: Mas a felicidade que pões no meu coração é muito maior do que a daqueles que têm comida com fartura.

As perseguições não  consegue roubar tua alegria como aconteceu com os irmãos em Antioquia, Atos 13.52 – E os cristãos de Antioquia continuaram muito alegres e cheios do Espírito Santo.

5 – Deus te mostra a sua generosidade – “Certamente a tua bondade e o teu amor ficarão comigo enquanto eu viver”.

A bondade e misericórdia de Deus atingem mil gerações. A tua condição diante de Deus podem assegurar bênçãos as suas gerações vindouras. Deuteronômio 7.9: Lembrem que o SENHOR, nosso Deus, é o único Deus. Ele é fiel e mantém a sua aliança. Ele continua a amar, por mil gerações, aqueles que o amam e obedecem aos seus mandamentos,

Não existem palavras que descrevam a bondade de Deus na vida de alguém, Salmos 65.11 – Como é grande a colheita que vem da tua bondade! Por onde passas, há fartura. 12 Os pastos estão cobertos de rebanhos, e os montes se enchem de alegria. 13 Os campos estão cobertos de carneiros, e os vales estão cheios de trigo. Tudo grita e canta de alegria.

A bondade de Deus antecede o momento da tua conversão. Ele te amou primeiro quando ainda vivia no pecado, distante de Deus. Romanos 5.8 – Mas Deus nos mostrou o quanto nos ama: Cristo morreu por nós quando ainda vivíamos no pecado.

O QUE DAVI PROMETE?

1 – Ser fiel ao Senhor por toda vida – “E na tua casa, ó Senhor, morarei todos os dias da minha vida.”

Falando sobre o ministério apostólico, Paulo afirma em I Co 4.2 – O que se exige de quem tem essa responsabilidade é que seja fiel ao seu Senhor.

Nos dias de Oséias o Senhor exigiu fidelidade do seu povo e considerou mais importante o amor e a obediência do que as ofertas que eles traziam ao templo. Oseias 6.6 – Eu quero que vocês me amem e não que me ofereçam sacrifícios; em vez de me trazer ofertas queimadas, eu prefiro que o meu povo me obedeça.

O que você promete à Deus?

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s