A perseverança do Crente


Tiago 1.3,4: Pois vocês sabem que, quando a sua fé vence essas provações, ela produz perseverança. 4 Que essa perseverança seja perfeita a fim de que vocês sejam maduros e corretos, não falhando em nada!

O ministério terreno de Jesus foi marcado por multidões que o seguia. Porém, muitos desses seguidores com o passar do tempo deixavam de seguir a Jesus por inúmeras razões, inclusive pelo descontentamento com o seu sermão.

  • João 6.66 – Por causa disso muitos seguidores de Jesus o abandonaram e não o acompanhavam mais.

As pessoas que não perseveram são como as sementes lançadas entre as pedras. Elas começam com entusiasmo, mas logo desistem porque não estão totalmente enraizadas em Cristo.

  • Mateus 13.5,6 – Outra parte das sementes caiu num lugar onde havia muitas pedras e pouca terra. As sementes brotaram logo porque a terra não era funda. 6 Mas, quando o sol apareceu, queimou as plantas, e elas secaram porque não tinham raízes.

A experiência mostra que a perseverança é uma das virtudes mais difíceis de manter, principalmente no discipulado cristão. Muitos cristãos se mostram entusiasmados no início da fé, realizam proezas e se mostram firmes, mas depois de um tempo perdem o vigor e desanimam.

  • Podemos comparar a ausência de perseverança ao atleta que num jogo olímpico ganha uma partida, mas não vence a maratona porque não teve energias suficientes para seguir até o fim.

A perseverança marca a diferença entre o fracasso e o êxito. Na vida cristã não basta vencer uma prova, ter êxito num determinado momento. Para receber a recompensa do Senhor, o crente tem que vencer toda a maratona.

  • Mateus 10.22 – Todos odiarão vocês por serem meus seguidores. Mas quem ficar firme (perseverar) até o fim será salvo.

Perseverança cristã significa continuidade e firmeza. Infelizmente, muitas comunidades cristãs estão mais preocupadas em aumentar o número de membros do que fortalecê-los na fé para que perseverem até o fim.

  • Hebreus 12.1 – Assim nós temos essa grande multidão de testemunhas ao nosso redor. Portanto, deixemos de lado tudo o que nos atrapalha e o pecado que se agarra firmemente em nós e continuemos a correr, sem desanimar, a corrida marcada para nós.

A perseverança é uma virtude pela qual todas as outras virtudes dão seus frutos. Na vida cristã quatro áreas se destacam e nas quais o crente deve exercitar-se com perseverança: a fé; a oração; a comunhão eclesial; o serviço cristão.

I – A PERSEVERANÇA NA FÉ

A fé cristã está sendo terrivelmente combatida em nossos dias. Em Lucas 18.8b Jesus disse: …, Mas, quando o Filho do Homem vier, será que vai encontrar fé na terra?

Os pensamentos seculares são totalmente antagônicos à fé em Deus. O humanismo, racionalismo, a tecnologia e a ciência ateísta levam as pessoas a serem guiadas em sua razão pelas ciências naturais. Os defensores radicais dessa filosofia enxergam a crença religiosa como um retrocesso ao progresso da humanidade. O nascimento, vida e morte de Jesus são questionados; a cultura cristã é ridicularizada; o evangelho não é respeitado.

Além das questões externas, a igreja enfrenta a ausência de conhecimento e poder espiritual pela falta de comunhão com Deus. A dúvida é um sentimento presente na vida de muitos crentes, principalmente quando não são correspondidos em suas petições. As pessoas se frustram com a igreja e com Deus e deixam de perseverar na fé. Temos ainda a injustiça, desigualdade e ausência de amor em confronto com a fé em Deus.

Quando alguns seguidores decepcionados com Jesus o abandonaram, os discípulos ficaram preocupados foram falar com Jesus, João 6.67-68: Então ele perguntou aos doze discípulos: – Será que vocês também querem ir embora? 68 Simão Pedro respondeu: – Quem é que nós vamos seguir? O senhor tem as palavras que dão vida eterna!

A perseverança na fé pode ser comparada a raiz de uma árvore coberta pelo solo concretado, mesmo escondida ela continua resistindo até que encontra frestas por onde entram os raios solares e com o tempo ela rompe o concreto de volta à luz. Perseverar na fé é nunca perder as esperanças, ainda que no momento você esteja sob concretos de problemas e crises que te impedem crescer e produzir bons frutos.

A fé e a perseverança são capazes de superar qualquer obstáculo. Quando alguém está bem em relação a si, a sua família, emprego, igreja ou etc. dificilmente irá pensar em desistir. Cada momento que vive por mais simples que seja, como tomar uma sopa de fubá por não ter outro alimento, é como os poucos raios solares que alimentam a sua esperança rompendo aos poucos tudo aquilo que o impede de alcançar sua vitória.

II – PERSEVERANÇA NA ORAÇÃO.

Enquanto o crente estiver em comunhão com Deus pela oração, ele estará em condições de resistir as investidas do adversário contra a sua fé. Por isso, Jesus ensinou aos discípulos que deveriam orar sempre e nunca desanimar, Lucas 18.1 – Jesus contou a seguinte parábola, mostrando aos discípulos que deviam orar sempre e nunca desanimar:

Nas cartas paulinas há várias recomendações sobre a prática da oração:

  • Romanos 12.12 – Que a esperança que vocês têm os mantenha alegres; agüentem com paciência os sofrimentos e orem sempre.
  • II Coríntios 1.11 – enquanto vocês nos ajudam, orando por nós. Assim Deus responderá às muitas orações feitas em nosso favor e nos abençoará; e muitos lhe agradecerão as bênçãos que ele nos dará.
  • Colossenses 4.2,12 – Continuem firmes na oração, sempre alertas ao orarem e dando graças a Deus. 12 Epafras, outro que é da igreja de vocês e é servo de Cristo Jesus, também manda saudações. Ele sempre ora com fervor por vocês. Ele pede a Deus que faça com que vocês sejam sempre firmes, espiritualmente maduros e prontos para cumprir tudo o que Deus quer.

Muitos cristãos se cansam e desistem fracassados, outros perdem o desejo de combater uma crise, porque seus problemas se tornam maiores do que a sua capacidade de desafiá-los. Estar desanimado ou desfalecido numa guerra, numa luta pessoal, numa relação familiar é compreensível, mas quem confia no Senhor não pode desfalecer e deixar de orar.

O bom cristão geralmente reconhece o valor da oração, mas muitas vezes encontra dificuldades para se dedicar assiduamente e com mais fervor as orações. Esse é um problema que ocorre com mais frequência em épocas de seca espiritual, quando a pessoa passa a orar com frieza e sem fé com a sensação que a sua oração é mera repetição de palavras. O importante é não desanimar mesmo quando isso ocorre.

  • Quando o crente persevera na oração, a frieza e fraqueza espiritual se afastam e logo a alegria e prazer em orar retornam, I Tessalonicenses 5.16-17: Estejam sempre alegres, 17 orem sempre.

A perseverança na oração converte o impossível em possível. Perseverar é buscar renovação constante e nunca deixar de orar, Salmos 55.16,17: Mas eu chamo a Deus, o SENHOR, pedindo ajuda, e ele me salva. 17 De manhã, ao meio-dia e de noite, eu choro e me queixo, e ele me ouve.

III – PERSEVERANÇA NA COMUNHÃO ECLESIAL.

O livro de Atos mostra a beleza e exemplo da igreja cristã primitiva na comunhão eclesial. Atos 2.42,46: E todos continuavam firmes, seguindo os ensinamentos dos apóstolos, vivendo em amor cristão, partindo o pão juntos e fazendo orações. 46 Todos os dias, unidos, se reuniam no pátio do Templo. E nas suas casas partiam o pão e participavam das refeições com alegria e humildade.

Os primeiros membros e os que foram adicionados à igreja primitiva estavam fortemente unidos pela mesma fé, esperança e um amor além da compreensão humana. Eles eram uma grande família, desejavam estar juntos a todo momento, no templo e nas casas. Juntos, eram instruídos pelos apóstolos e mantinham uma comunhão sentimental. Eles se preocupavam uns com os outros. Naquele tempo, a comunhão ocupava uma parte importante na reunião de culto, do mesmo modo que as orações, testemunhos, canções.

Como é maravilhoso quando vemos cristãos em nosso tempo vivendo as mesmas experiências da igreja primitiva e dos antigos israelitas piedosos.

  • Salmos 84,2 – Como eu gostaria de estar ali! Tenho saudade dos pátios do Templo de Deus, o SENHOR. Com todo o meu ser, canto com alegria ao Deus vivo. 1 – Fiquei alegre quando me disseram: “Vamos à casa de Deus, o SENHOR.”

Muitos crentes atualmente vivem fortemente influenciados pelo estilo de vida dos descrentes. Por causa da agitação, trabalho e estudos, o pensamento de muitos cristãos nos fins de semana é lazer. O resultado disso é a geração de dois tipos de crentes: o comprometido; os visitantes.

  • Os visitantes pensam que ir à igreja uma vez por mês é suficiente; eles não querem compromisso eclesial; não veem a igreja como importante para seu crescimento espiritual. A verdade é que o afastamento do crente da igreja gera seu afastamento da fé. Hebreus 10.25 – Não abandonemos, como alguns estão fazendo, o costume de assistir às nossas reuniões. Pelo contrário, animemos uns aos outros e ainda mais agora que vocês vêem que o dia está chegando.
  • Quando Jesus apareceu para os discípulos pela primeira vez, Tomé estava ausente e teve que esperar até o próximo encontro para acabar com a sua crise de fé, João 20.24-29 – (26) – Uma semana depois, os discípulos de Jesus estavam outra vez reunidos ali com as portas trancadas, e Tomé estava com eles. Jesus chegou, ficou no meio deles e disse: – Que a paz esteja com vocês!

IV – PERSEVERANÇA NO MINISTÉRIO (SERVIÇO)

I Coríntios 15.58 – Portanto, queridos irmãos, continuem fortes e firmes. Continuem ocupados no trabalho do Senhor, pois vocês sabem que todo o seu esforço nesse trabalho sempre traz proveito. Paulo chama a atenção dos irmãos quanto ao serviço cristão. A obra de Cristo no mundo deve continuar através da igreja. Nós somos os instrumentos que Deus usa para propagar o evangelho, edificar a igreja e avançar em seu Reino.

  • Mateus 20.1 – Jesus disse: – O Reino do Céu é como o dono de uma plantação de uvas que saiu de manhã bem cedo para contratar trabalhadores para a sua plantação.
  • Mateus 21.28 – Jesus continuou: – E o que é que vocês acham disto? Certo homem tinha dois filhos. Ele foi falar com o mais velho e disse: “Filho, hoje você vai trabalhar na minha plantação de uvas.”

O serviço no Reino de Deus é para todos os cristãos e não há lugar para ociosos. Embora na igreja há ministérios especiais que fazem parte do culto, todo crente deve estar comprometido com a obra de Deus. Nem todos serão apóstolos, profetas, evangelistas, pastores ou mestres, mas todos devemos ser colaboradores:

  • I Coríntios 3.9, 13 – Porque nós somos companheiros de trabalho no serviço de Deus, e vocês são o terreno no qual Deus faz o seu trabalho. Vocês são também o edifício de Deus. 13 O Dia de Cristo vai mostrar claramente a qualidade do trabalho de cada um. Pois o fogo daquele dia mostrará o trabalho de cada pessoa: o fogo vai mostrar e provar a verdadeira qualidade do trabalho.

Infelizmente, alguns cristãos ignoram o dever de colaborarem na obra do Senhor e perdem a chance de desfrutar de suas abundantes bênçãos. Outros crentes são extremamente ativos quando começam a servir, mas depois entram em conflitos pessoais com outros irmãos, emprestam seus ouvidos para palavras desanimadoras ou simplesmente deixam de colaborar por não aceitarem opiniões contrárias.

Há inúmeras passagens na Bíblia sobre a importância em servir ao Senhor. Todos os personagens bíblicos que venceram, só foram capazes de tal proeza porque perseveraram em servir ao Senhor.  Cristo tem uma palavra para aquele que perseverar até o fim.

  • Apocalipse 2.10 – Não tenham medo do que vocês vão sofrer. Escutem! O Diabo vai pôr na prisão alguns de vocês para que sejam provados e sofram durante dez dias. Sejam fiéis, mesmo que tenham de morrer; e, como prêmio da vitória, eu lhes darei a vida.

A perseveranca do crente_ADI_Culto_18Nov17.mp3

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s