As suas atitudes determinam teu futuro


Moisés é descrito na história bíblica como um grande profeta. Porém, a sua biografia como homem de Deus, líder de um povo, não lhe garantiu o direito de entrar na Terra Prometida.

  • Deuteronômio 34.4 – E Deus disse a Moisés: – Eu jurei a Abraão, a Isaque e a Jacó que daria esta terra aos descendentes deles. Estou deixando que você a veja com os seus próprios olhos, mas você não vai entrar nela.
  • Deuteronômio 34.12 – Nunca houve outro profeta que fizesse os milagres e as coisas espantosas que Moisés fez com grande poder na presença do povo de Israel.

I – Por que Deus proibiu Moisés de entrar na Terra Prometida?

As atitudes de uma pessoa diante de determinadas situações podem impedi-la de alcançar a promessa de Deus. Números 20.1-13 narra a história onde a atitude de Moisés anulou a promessa de ele entrar na Terra Prometida.

O texto começa dizendo que o povo estava acampado em Cades, no deserto de Zim: Moisés e Arão estão enlutados por causa da morte de Miriam; não há água suficiente para abastecer as pessoas e os animais; o povo está murmurando contra eles porque não tem água, eles não respeitam o luto de Moisés e Arão.

  • O comportamento do povo não é diferente dos nossos dias. Quando há crise o povo reclama, murmura, faz piquetes e greves e querem solução imediata. Geralmente, o líder não tem tempo para chorar suas perdas e mágoas.

Moisés e Aarão vão orar em busca de uma resposta da parte de Deus. Então, o Senhor falou com Moisés e lhe deu instruções para resolver o problema. Moisés deveria fazer três coisas:

  • Pegar o bastão que estava na porta da tenda;
  • Reunir o povo para seu pronunciamento;
  • Em nome do Senhor ordenar à rocha que desse água.

Aparentemente Moisés entendeu tudo o que Deus lhe disse. Quando o líder está em conflito a melhor solução é orar e buscar a resposta em Deus. Porém, não basta ouvir a voz de Deus, é necessário obedecer exatamente ao que o Senhor ordena. Quais foram as atitudes de Moisés:

  • Pegou o bastão como o Senhor ordenou;
  • Reuniu o povo como o Senhor ordenou;
  • Na hora do pronunciamento age diferente do que o Senhor ordenou. Ele tem uma atitude de indignação e de egocentrismo. Ele atribui a si o poder de solucionar a questão da falta de água, Deuteronômio 20.10 – Moisés e Arão reuniram o povo em frente da rocha, e Moisés disse: – Agora escute, gente rebelde! Será que vamos ter de fazer sair água desta rocha para vocês?
  • Em um ataque de fúria ele pegou o bastão e bateu duas vezes com força na rocha. A rocha deu água em abundância, todo o povo e os animais beberam da água da indignação de Moisés.

II – A atitude errada pode anular a promessa de Deus

Deus não se agradou da atitude de Moisés. Para Deus o que estava em cena não era a credibilidade de Moisés perante o povo, mas a sua glória e seu nome. Aquele episódio era um momento para Moisés glorificar a Deus perante o povo e automaticamente obter o reconhecimento da sua liderança como profeta perante o povo.

Alguém poderá dizer que Deus foi insensível com Moisés e Arão, que eles estavam enlutados, cansados das críticas e murmurações do povo, etc. Isso não é verdade. Deus tinha um plano melhor para Moisés, mas ele preferiu ofender o povo e desobedecer a Deus.

  • O nosso Deus não trabalha com emoções. Deus trabalha com propósitos: Deus queria resolver o problema do povo; dar credibilidade a Moisés como profeta; ser glorificado por Moisés e o povo.
  • Moisés age pelo impulso emocional sem propósito. Ele tem uma atitude irada e soberba perante o povo e não atribuiu a Deus o poder de operar o milagre.

Embora Moisés tenha dedicado parte da sua vida servindo aos propósitos de Deus para o povo, no final da sua jornada ele é impedido de entrar na terra prometida por causas das seguintes atitudes:

  • Não fez exatamente como o Senhor ordenou;
  • Ele e Arão não tiveram fé suficiente em Deus;
  • Seguiu o seu próprio método de ofensas e ira. Criticou o povo e bateu forte na rocha por duas vezes;
  • Não atribuiu ao Senhor o milagre da água na rocha. Ele agiu como se fosse o causador do milagre.

III – Atitude errada gera resultado negativo

Como Moisés terminou o seu ministério?

  • Aos 120 anos quando morreu, Moisés ainda gozava de boa saúde e boa visão. Ainda tinha energias suficientes para avançar com o povo em direção a Terra Prometida.
  • Ele era um líder solitário, distante da família e de poucos amigos. Preferia a solidão e estar a sós com Deus do que as multidões, por isso teve tantas revelações da parte de Deus.
  • Havia o reconhecimento do povo que ele era um grande profeta. Porém, o Senhor não permitiu que isso acontecesse por causa da atitude de Moisés quando feriu a rocha.
  • Moisés está no monte Nebo olhando a Terra Prometida e o Senhor lhe diz (Dt 34.4b) – Estou deixando que você a veja com os seus próprios olhos, mas você não vai entrar nela.

Fazendo um paralelo entre o fim do ministério de Moisés e o de Josué – seu sucessor, nós podemos observar o tamanho da perda que Moisés teve no final do seu ministério por causa da sua atitude em Números 20.

Enquanto Moisés viu a Terra Prometida sem poder entrar, Josué terminou seus dias na Terra Prometida, com toda a sua família servindo ao Senhor, cercado de amigos e admiradores e os seus ensinamentos foram seguidos pelas gerações vindouras (Josué 24).

Embora Moisés tenha realizado grandes feitos em proporções superiores a Josué, o seu final teria sido o melhor se não fosse a sua atitude.

IV – Qual a sua atitude em relação a vontade de Deus para a tua vida?

  • Salmos 86.11 – Ó SENHOR Deus, ensina-me o que queres que eu faça, e eu te obedecerei fielmente! Ensina-me a te servir com toda a devoção.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s