Por que as pessoas se desviam?


Todos os dias pessoas aceitam a fé em Cristo e passam a frequentar uma igreja. No sentido contrário ocorre o mesmo, todos os dias pessoas saem da igreja. As justificativas para saírem da igreja são inúmeras e algumas vezes plausíveis. Essa é uma história que se repete desde o dia em que a igreja foi instituída. Bastou Jesus ser crucificado para que alguns seguidores abandonassem o grupo e voltassem para suas rotinas, como vemos em Lucas 24.13 a 35.

No diálogo que Jesus tem com os dissidentes, ele os chama de “néscios”, na versão RA (ignorante, inepto, estúpido, sem discernimento) e de “tardos” (indolentes, preguiçosos, atrasado, de raciocínio lento). As palavras de Jesus são duras, mas verdadeiras, como veremos nas razões que apresentaram para justificar a evasão.

Assista o vídeo desta mensagem:

Quais os motivos que levaram os dois discípulos a seguir para Emaús?

1º – Emprestar os ouvidos para conversas fiadas, banais, mentirosas, sem proveito, desculpas. Uma língua felina pode desestimular e enfraquecer alguém com poucas palavras. Verso 14 – Eles estavam conversando a respeito de tudo o que havia acontecido.

2º – Ausência de visão espiritual.  Versos 15 e 16 falam sobre essa cegueira – Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus chegou perto e começou a caminhar com eles, 16 mas alguma coisa não deixou que eles o reconhecessem. Eles estavam tão compenetrados em si mesmos, tão envolvidos em suas desculpas e justificativas, tão convictos da decisão que tomaram, que nem notarem que era Jesus Cristo ressuscitado que caminhava ao lado deles.

3º – Tristeza. Verso 17 – Então Jesus perguntou: – O que é que vocês estão conversando pelo caminho? Eles pararam, com um jeito triste. Tem muitos crentes tristes com o quadro atual das igrejas. Mas, isso não é motivo para abandonar a fé. A pessoa que abdica da fé por causa de pessoas é fraca, medrosa e incapaz de suportar pressões.

4º – Saudosismo. Verso 19 – O que foi? – perguntou ele. Eles responderam: – O que aconteceu com Jesus de Nazaré. Esse homem era profeta e, para Deus e para todo o povo, ele era poderoso em atos e palavras. A definição no dicionário para saudosismo é “culto ao passado”. Esse é um dos principais motivos que levam as pessoas a sair da igreja: eles vivem do passado.

  • Exemplos: No tempo do pastor fulano as coisas eram diferentes; antigamente a igreja orava e jejuava mais; antigamente o povo evangelizava mais, tinha culto nas praças, nas casas; os jovens eram santos; o povo buscava mais a presença de Deus; etc.

5º – Desesperança. Versos 20,21 – Os chefes dos sacerdotes e os nossos líderes o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. 21 E a nossa esperança era que fosse ele quem iria libertar o povo de Israel. Porém já faz três dias que tudo isso aconteceu. Algumas pessoas abandonam a igreja porque perderam a esperança. Essas pessoas desconhecem a história da igreja que já passou por inúmeros momentos de perseguição e perda, mas no final sempre sai vencedora. Essa é a igreja de Cristo, mesmo atribulada não perece.

6º – Decepção. Verso 21 – E a nossa esperança era que fosse ele quem iria libertar o povo de Israel. Porém já faz três dias que tudo isso aconteceu. A missão de Jesus não era liderar um exército de revolucionários, ser governador ou rei de uma nação terrena. Apesar disso, alguns seguidores continuavam pensando que Jesus seria o libertador de Israel do jugo romano.

  • Os dois seguidores demonstraram que estavam seguindo Jesus por causa das suas ambições pessoais. O mesmo ocorre com aqueles que deixam a igreja decepcionados com alguma coisa: o cargo que não ocupou; o reconhecimento esperado que não teve; etc.

7º – Falta de fé. Versos 22 a 25 – Algumas mulheres do nosso grupo nos deixaram espantados, pois foram de madrugada ao túmulo 23 e não encontraram o corpo dele. Voltaram dizendo que viram anjos e que estes afirmaram que ele está vivo. 24 Alguns do nosso grupo foram ao túmulo e viram que realmente aconteceu o que as mulheres disseram, mas não viram Jesus. 25 Então Jesus lhes disse: – Como vocês demoram a entender e a crer em tudo o que os profetas disseram! 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s