03 verdades fundamentais que edificam


As pessoas podem fazer seus planos, porém é o SENHOR Deus quem dá a última palavra.2 Você pode pensar que tudo o que faz é certo, mas o SENHOR julga as suas intenções. 3 Peça a Deus que abençoe os seus planos, e eles darão certo. Provérbios 16.1-3.

Assista a pregação desta mensagem:

01 – Deus dá a última palavra.

O Rei Davi (I Cr 17.1-4) estava incomodado morando num palácio enquanto a Arca da Aliança permanecia numa tenda.

O profeta Natã autorizou Davi executar o plano de construção do templo porque conhecia o seu caráter, mas Deus disse o contrário e ordena que o profeta diga ao rei que ele não irá construir o templo.

Nem sempre quando Deus rejeita a ideia de alguém é porque a pessoa está em pecado. Às vezes, Deus rejeita porque tem um plano melhor mais adiante. Provavelmente se Davi começasse a construção naquela idade, não concluiria a obra e poderia ser visto na história como o rei que fracassou num projeto. Depois desse episódio, Davi enfrentou muitas situações inesperadas no seu reino.

Deus conduziu Davi até o fim. A Bíblia declara em Eclesiastes 7.8 que “o fim de uma coisa vale mais do que o seu começo.” Nós falamos e planejamos muitas coisas, mas quando a palavra de Deus é a ultima a ser ouvida, temos a certeza que o fim será melhor que o começo.

02 – Deus julga as intenções do coração

Quem nunca se enganou com as aparências? I Sm 16.6-7.

O coração humano é falso e enganoso, difícil de compreender. Às vezes não entendemos o modo como Deus age e queremos tomar a frente em determinados assuntos. Jr 17.9,10.

Samuel recebeu a ordem de Deus para ungir um dos filhos de Jessé como rei em Israel. Mas, não era qualquer um, tinha que ser o que Deus escolheu. Quando Samuel se viu diante dos filhos mais velhos de Jessé, por um momento ele se deixou levar pela boa aparência, inteligência e físico daqueles jovens. Mas, o Senhor o advertiu para olhar sob o olhar de quem vê o coração.

As aparências não devem servir como base para julgar alguém. Às vezes pessoas que parecem perfeitas, na verdade são falsas. Até o diabo pode enganar com boa aparência. I Co 7.13-15.

Se as pessoas seguirem Jesus pela aparência correm sério risco de seguir o Cristo errado, o profeta Isaias apregoou sobre a imagem do Cristo verdadeiro e não tem nada a ver com o Cristo que muitos seguem. Isaias 53.1-3.

03 – Quando Deus abençoa, seus planos dão certo

O que Jacó tinha para oferecer a Deus quando firmou a aliança? Nada (Gn 28.20-21). Ele estava fugindo da casa do seu pai, envergonhado, sem recursos, sozinho e sem qualquer expectativa. O seu travesseiro na estrada era uma pedra e o seu teto era o céu.

Jacó viveu 20 anos distante da sua terra. Nesse período ele aprendeu a perdoar, quando Labão trocou Raquel por Léa; ele aprendeu ser tolerante, soube esperar o tempo determinado para casar com Raquel; ele aprendeu conquistar através do esforço, como pastor de ovelhas; ele aprendeu suportar afrontas, viveu de favores e se sujeitou ao sogro até o dia em que Deus o trouxe de volta.

Tem pessoas que fazem pacto com Deus e querem resultado para ontem. Não sabem esperar o tempo determinado para Deus agir. No caso de Jacó, ele precisava aprender grandes lições antes de se tornar o grande líder e pai de nações.

Os planos de Deus são para o nosso bem, Jeremias 29.11 (NVI) – Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês”, diz o Senhor, “planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s