Não despreze a tua salvação


Hebreus 2.1-4 inicia dizendo que devemos prestar mais atenção nas verdades que temos ouvido, ou seja, concentrar-se através dos sentidos na mensagem que primeiramente Jesus e depois os discípulos anunciaram. O autor segue dizendo que aqueles que ouviram essa verdade e recusaram segui-la e obedecê-la sofreram o castigo merecido. As verdades que temos ouvido da parte de Deus nos conduzem a salvação.

  • As verdades são luzes que descobrem o oculto. Não há como se esconder diante da luz, quando ouvimos a Palavra de Deus ficamos expostos e somos obrigados a tomar uma decisão pela salvação ou castigo eterno.

Se queremos evitar o castigo reservado para os desobedientes, devemos valorizar e não desprezar a tão grande salvação que recebemos de Deus. A palavra desprezar significa desrespeito, antipatia. Ao desprezar a salvação dada gratuitamente a pessoa se coloca num patamar de superioridade, como se a salvação fosse algo indigno, sem valor.

QUANDO DESPREZAMOS A SALVAÇÃO?

  1. Quando deixamos de seguir e obedecer às verdades de Deus. Simão Pedro reconheceu que Jesus era a verdade quando muitos seguidores começaram a abandonar Jesus em João 6.68,69 – Simão Pedro respondeu: – Quem é que nós vamos seguir? O senhor tem as palavras que dão vida eterna! 69 E nós cremos e sabemos que o senhor é o Santo que Deus enviou.
  2. Quando consideramos o conhecimento natural superior a revelação bíblica e emprestamos nossos ouvidos para palavras que enfraquecem a nossa fé, I Timóteo 6.20,21 – Timóteo, guarde bem aquilo que foi entregue aos seus cuidados. Evite os falatórios que ofendem a Deus e as discussões tolas a respeito daquilo que alguns, de modo errado, chamam de “conhecimento”. 21 Algumas pessoas, afirmando que tinham esse “conhecimento”, se desviaram do caminho da fé. Que a graça de Deus esteja com vocês!
  3. Quando aceitamos ensinamentos contrários a doutrina cristã, II Tm 2.16-18 – Evite os falatórios contrários aos ensinamentos cristãos, pois eles fazem com que as pessoas se afastem de Deus. 17 As coisas que os falsos mestres ensinam se espalham como a gangrena. Dois desses mestres são Himeneu e Fileto, 18 os quais abandonaram o caminho da verdade. Eles afirmam que a nossa ressurreição já aconteceu e assim estão atrapalhando a fé cristã de alguns. 19 Mas o firme alicerce que Deus colocou não pode ser abalado, e sobre esse alicerce estão escritas estas palavras: “O Senhor conhece as pessoas que são dele.” E também: “Toda pessoa que diz que pertence ao Senhor precisa abandonar o pecado.”
  4. Quando o dinheiro é a coisa mais importante na vida e se torna prioridade, I Timóteo 6.9,10 – Porém os que querem ficar ricos caem em pecado, ao serem tentados, e ficam presos na armadilha de muitos desejos tolos, que fazem mal e levam as pessoas a se afundarem na desgraça e na destruição. 10 Pois o amor ao dinheiro é uma fonte de todos os tipos de males. E algumas pessoas, por quererem tanto ter dinheiro, se desviaram da fé e encheram a sua vida de sofrimentos.

NÓS TEMOS O PODER DE ESCOLHA

Deus nos deu o direito de escolha, cabe a cada um de nós ouvir, seguir e obedecer a Deus ou simplesmente desprezar o presente da salvação. Havia em Israel dois montes que representavam a benção e a maldição. As palavras de bênçãos eram proferidas no monte Gerisim, enquanto as palavras de maldições eram proferidas no monte Ebal. A benção ou a maldição dependia da atitude do povo em relação a obediência à Deus.

  • Deuteronômio 11.26-29; E Moisés disse ao povo: – Hoje vou deixar que vocês escolham se querem bênção ou maldição. 27 Vocês receberão a bênção se obedecerem às leis do SENHOR, nosso Deus, que estou dando a vocês hoje; 28 ou receberão a maldição, se não obedecerem às suas leis, mas rejeitarem os mandamentos que eu lhes estou dando hoje e adorarem outros deuses que vocês não conheciam. 29 Quando o SENHOR Deus os levar para a terra que vão possuir, vocês anunciarão a bênção no monte Gerizim e a maldição no monte Ebal.

Esse mesmo conceito se aplica aos que ouvem a mensagem do evangelho. Quando estamos pregando o evangelho, nós estamos anunciando a palavra para dois grupos de pessoas:

  1. Os que ouvem a palavra, aceitam e obedecem;
  2. Os que rejeitam a palavra, mesmo que a tenha aceitado em algum momento.

Eis a razão porque o escritor ao Hebreus afirma que devemos prestar mais atenção a palavra que estamos ouvindo, porque se a rejeitarmos traremos sobre nós maldições. Jesus falou sobre isso quando falou sobre a pessoa que aceita o evangelho e depois volta atrás.

  • Mateus 12.43-45: Jesus continuou: – Quando um espírito mau sai de alguém, anda por lugares sem água, procurando onde descansar, mas não encontra. 44 Então diz: “Vou voltar para a minha casa, de onde saí.” Aí volta e encontra a casa vazia, limpa e arrumada. 45 Depois sai, vai buscar outros sete espíritos piores ainda, e todos ficam morando ali. Assim a situação daquela pessoa fica pior do que antes. E isso também acontecerá com esta gente má de hoje.

Não devemos jamais desprezar a salvação. Aqueles dizem que Deus é amor, mas continuam vivendo uma vida em pecados, achando que Deus não irá considerar seus pecados, devem se arrepender e voltar a Cristo enquanto é tempo.

  • II Pedro 2.4-5 – Pois Deus não deixou escapar os anjos que pecaram, mas os jogou no inferno e os deixou presos com correntes na escuridão, esperando o Dia do Julgamento.  5 Deus não deixou escapar o mundo antigo, mas trouxe o dilúvio sobre o mundo dos que não queriam saber de Deus. A única pessoa que ele salvou foi Noé, que anunciou que todos deviam obedecer a Deus. E Deus também salvou mais outras sete pessoas. 10 Ele castigará especialmente os que seguem os seus próprios desejos imorais e desprezam a autoridade dele. Esses falsos mestres são atrevidos e orgulhosos. Eles não têm nenhum respeito pelos gloriosos seres celestiais e os insultam. 20 Portanto, aqueles que chegaram a conhecer o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e que escaparam das imoralidades do mundo, mas depois foram agarrados e dominados por elas, ficam no fim em pior situação do que no começo. 21 Pois teria sido muito melhor que eles nunca tivessem conhecido o caminho certo do que, depois de o conhecerem, voltarem atrás e se afastarem do mandamento sagrado que receberam. 22 O que aconteceu a essas pessoas prova que são verdadeiros estes ditados: “O cachorro volta ao seu próprio vômito” e “A porca lavada volta a rolar na lama.”

A SALVAÇÃO É VALIOSA, NÃO PODE SER COMPRADA

Impressionante o amor que Deus tem por nós. Ele pagou pela nossa salvação um preço que nenhum ser humano poderia pagar. Mesmo que alguém fosse rico suficiente para comprar todo o planeta terra, ainda não teria o suficiente para comprar a sua própria salvação.

  • Marcos 8.36,37 – O que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, mas perder a vida verdadeira? 37 Pois não há nada que poderá pagar para ter de volta essa vida.

Voltando ao texto de Hebreus, vimos que alguns desprezaram a salvação e por isso foram castigados. O que levou tais pessoas ao castigo não foi o amor de Deus, mas o desprezo que tiverem para com a salvação que foi dada gratuitamente por Deus.

COMO É QUE NÓS ESCAPAREMOS DO CASTIGO?

Simples. Aceitando o presente de Deus que é a salvação por Jesus Cristo. Seguindo a Cristo e obedecendo a sua palavra. O resultado começa nessa vida e segue por toda a eternidade.

  • Marcos 10.29,30 – Jesus respondeu: – Eu afirmo a vocês que isto é verdade: aquele que, por causa de mim e do evangelho, deixar casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos ou terras 30 receberá muito mais, ainda nesta vida. Receberá cem vezes mais casas, irmãos, irmãs, mães, filhos, terras e também perseguições. E no futuro receberá a vida eterna.

Contribua com o nosso ministério através de depósito bancário no Banco Itaú – Agência 4807 – conta corrente 16747-5 – Assembleia de Deus Independente MICC

Se preferir pode doar pelo PagSeguro clicando no link https://pag.ae/7V9AtbrTM

Se preferir pode doar pelo PayPal 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s