Deus ouve, decide e age!


Em algum momento da sua vida diante de alguma situação ruim, você teve que esperar?

Como você reage quando está com pressa e a outra pessoa demora para agir?

Você já se arrependeu de alguma decisão que tomou precipitadamente?

O salmista aprendeu a esperar no Senhor. Ele inicia o salmo 40 dizendo “Esperei com paciência pela ajuda de Deus, o SENHOR. Ele me escutou e ouviu o meu pedido de socorro.” Notem que a espera do salmista fez a diferença. Ele poderia ter agido, tomado uma decisão, ido a guerra, buscado soluções paliativas, etc, mas ao invés de tudo isso, ele preferiu esperar no Senhor. Você tem esperado no Senhor?

Ouça mensagem sobre esse tema:

Em João 11 encontramos a história de Lázaro, amigo de Jesus, que estava com uma enfermidade grave e Jesus sabia que a enfermidade era mortal, mesmo assim Jesus demorou dois dias para decidir visita-lo e quatro dias para chegar até a casa de Lázaro.

  • Isaias 43.3 afirma que quando Deus decide agir ninguém pode impedi-lo, mas nesse caso, Jesus demorou 2 dois somente para tomar a decisão de visitar Lázaro e ressuscitá-lo.
  • Eu creio que quando falamos com Deus através da oração há um espaço de tempo entre Deus ouvir, decidir atender e responder a nossa oração. A ordem é seguinte: Deus ouve, decide e responde agindo. Esse espaço de tempo pode representar pouco ou muito para cada pessoa, nesse intervalo devemos aprender a esperar.

O problema é que a maioria das pessoas não gosta de esperar, esse é um dos exercícios mais difícil na vida cristã, principalmente quando estamos enfrentando alguma adversidade. Esperar pode garantir o teu sucesso. Veja o que Jeremias afirmou em Jeremias 3.25,26 – O SENHOR é bom para todos os que confiam nele. 26 O melhor é ter esperança e aguardar em silêncio a ajuda do SENHOR.

A espera faz parte da vida cristã. Há um ditado popular que diz “quem espera sempre alcança”, essa é uma verdade quase inconteste. Muitas pessoas alcançaram seus objetivos porque aprenderam a esperar, enquanto outras se perderam porque foram precipitadas.

  • Algumas pessoas se desesperam com a demora para Deus atender suas orações; outros pensam que estão em pecado; alguns que pediram errado e por isso Deus não respondeu; etc.
  • A demora para alguns representa o tempo de espera de Deus para a consumação de um grande milagre em sua vida, um milagre que muitos verão e glorificarão ao Senhor pelo que Ele fará através de você.
  • Deus atende as suas orações quando clama com sinceridade. Deus sempre te dará uma resposta, mas não no seu tempo e sim no tempo de Deus.

João 11 começa falando sobre a amizade de Jesus com Lázaro e suas irmãs, Marta e Maria. Jesus amava aquela família e tomou ciência da enfermidade de Lázaro, mas não foi visita-lo de imediato. É difícil quando alguém está angustiado, doente e desesperado e tem que esperar por ajuda. As irmãs de Lázaro colocaram suas esperanças em Jesus, elas estavam cheias de expectativas, mas tiveram que esperar.

Por Jesus ser um grande amigo da família de Lázaro, as suas irmãs decidiram avisa-lo sobre a enfermidade de Lázaro. Elas tinham fé em Jesus, sabiam que ele tinha poder para curá-lo. O verso 4 diz que ao ouvir a notícia Jesus declarou: – O resultado final dessa doença não será a morte de Lázaro. Isso está acontecendo para que Deus revele o seu poder glorioso; e assim, por causa dessa doença, a natureza divina do Filho de Deus será revelada.

É sempre bom ouvir uma palavra de esperança. A Bíblia não conta detalhes dessa conversa, mas eu penso que o mensageiro levou o recado para as irmãs de Lázaro e que elas renovaram suas esperanças. Porém, pouco tempo depois Lázaro morreu.

  • Já me deparei com muitas pessoas que receberam uma palavra profética de cura, milagre, libertação, solução de problemas, etc… e no instante seguinte as coisas se complicaram. Para as irmãs de Lázaro a esperança se acabou. Lázaro estava morto e Jesus sequer compareceu no enterro.

Jesus ainda ficou dois dias no local onde estava, em Betânia além do Jordão, uma região de deserto (segundo João 10), depois traçou sua rota para voltar a Jerusalém que ficava 3km de Betânia onde Lázaro morava. A distância entre o local onde Jesus estava até a casa de Lázaro era aproximadamente 40km. A demora de quatro dias para chegar até Betânia se deve ao fato dele ter permanecido 2 dias de espera e mais 2 dias de caminhada noturna passando pelo deserto da Judéia até Betânia.

A pergunta que muitos devem ter feito naquela ocasião. Por que Jesus não viajou imediatamente ao saber da enfermidade de Lázaro? Ele responde no verso 15 – mas eu estou alegre por não ter estado lá com ele, pois assim vocês vão crer. Vamos até a casa dele. Se Jesus estivesse com Lázaro em vida, ele o teria curado e a maioria das pessoas não creriam no Seu poder.

  • Mas, quando Jesus aparece depois de quatro dias após a morte de Lázaro e o ressuscita, ele mostra o seu poder e todos ficam maravilhados.

Eis uma verdade de difícil compreensão. Quando você clama ao Senhor através da oração, imediatamente o reino celestial é acionado em seu favor, isso não quer dizer que a resposta virá imediatamente. Lembre-se: Deus ouve, decide e age.

  • O agir de Deus em nosso favor não significa resposta imediata. O foco é a glória de Deus através de nós para testemunho de muitos!

Imagine o sofrimento, tristeza, mágoa e outros sentimentos que envolveram as irmãs de Lázaro. Enquanto Lázaro desfalecia, elas esperavam ansiosamente a chegada de Jesus; pouco depois Lázaro morreu, foi sepultado, os primeiros dias se passaram e nada de Jesus aparecer ou mandar um recado.

  • Por que será que Jesus não veio?
  • Será que ele se esqueceu de nós? Nós o recebemos tão bem em nossa casa e agora ele nos abandonou.
  • O que aconteceu, aonde está Jesus?
  • A desesperança gera sentimentos contrários ao Espírito de Deus. Muitas pessoas deixaram de ir à igreja, abandonaram a fé porque não foram correspondidas em suas orações no tempo desejado. Não souberam esperar e ficaram frustradas.

Quem sabe você já sofreu a frustração de esperar por alguém e não ser correspondido. Se já teve essa experiência então consegue compreender com clareza o que se passou com as irmãs de Lázaro. Muitos cristãos também passaram por situações como as irmãs de Lázaro. Eles oraram, confiaram no Senhor e o tempo passou sem que houvesse uma resposta.

O que as irmãs de Lázaro não sabiam é que Jesus já tinha um plano para reverter aquela situação. O propósito divino é sempre mais elevado e glorioso. Jesus não queria simplesmente curar Lázaro, Ele queria ressuscitá-lo para mostrar aquelas pessoas o quanto amava Lázaro – o seu amor era tão forte que venceu a morte e trouxe a vida.

  • “Oh, impressionante, infinito, e ousado amor de Deus”. Ele te leva além do limite da compreensão humana e revela o seu poder glorioso quando todos a sua volta dizem que acabou. A última palavra é de Deus!

Jesus não era insensível, do mesmo modo que Deus não é insensível aos nossos sofrimentos. Ele sentiu suas dores e chorou a morte de Lázaro. Então, por quê Jesus permitiu que Lázaro, suas irmãs e amigos sofressem tanto, se os amava?

  • Primeiro, para a glória de Deus;
  • Segundo, para que outros creiam.

Eu penso que Lázaro e suas irmãs falavam acerca de Jesus para seus amigos, eles deviam falar dos milagres, das mensagens e da comunhão que tinham com Jesus, mas muitos não acreditavam. Então Jesus realizou o milagre da ressurreição de Lázaro e muitos passaram a crer Nele, João 11.45 – Muitas pessoas que tinham ido visitar Maria viram o que Jesus tinha feito e creram nele.

Essa é a minha primeira mensagem do ano para a igreja e reafirmo que todos aqueles que aprenderem a esperar no Senhor irão contemplar coisas grandes que Deus fará entre nós.

  • No meio da multidão há sempre alguém dizendo que Deus se esqueceu, nos abandonou, que acabou e não adianta esperar pelo milagre. Eu prefiro crer no que a palavra do Senhor diz – um milagre enorme está por vir, coisas grandes vão acontecer!

Quando Jesus ordenou que tirassem a pedra do túmulo, Marta questionou dizendo (João 11.39b) – Senhor, ele está cheirando mal, pois já faz quatro dias que foi sepultado!

  • A resposta de Jesus foi (João 11.40) – Jesus respondeu: – Eu não lhe disse que, se você crer, você verá a revelação do poder glorioso de Deus?

Se você crer nesse ano verá o poder glorioso de Deus agindo em seu casamento, em sua família, no seu trabalho, nas suas finanças, na sua saúde, no seu ministério, na sua vida espiritual, em todas as áreas da sua vida. Simplesmente creia, espere e verás a glória de Deus!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s