O poder de Deus nos tem dado tudo


II Pedro 1.3,4 – O poder de Deus nos tem dado tudo o que precisamos para viver uma vida que agrada a ele, por meio do conhecimento que temos daquele que nos chamou para tomar parte na sua própria glória e bondade. 4 Desse modo ele nos tem dado os maravilhosos e preciosos dons que prometeu. Ele fez isso para que, por meio desses dons, nós escapássemos da imoralidade que os maus desejos trouxeram a este mundo e pudéssemos tomar parte na sua natureza divina.

Viver uma vida que agrada a Deus não é tarefa fácil. A todo momento somos confrontados pelo mundo e pela nossa natureza humana, vez ou outra podemos fracassar em nossa caminhada. Por isso, nós precisamos de poder para resistir e vencer sempre. Na oração sacerdotal Jesus ensinou os discípulos a orar dizendo “não nos deixes cair em tentação”, a única maneira de resistir é se enchendo do poder de Deus.

Verso 3a – O poder de Deus nos tem dado tudo o que precisamos para viver uma vida que agrada a ele. RC – “tudo o que diz respeito à vida e piedade”.

  • Viver uma vida que agrada a Deus é tomar parte no Seu Reino e na Sua glória. I Tessalonicenses 2:12 – Nós os animamos e aconselhamos para que vocês vivessem de uma maneira que agrade a Deus, que os chama para terem parte no seu Reino e na sua glória.
  • Viver uma vida que agrada a Deus é viver em santidade. I Tessalonicenses 4:7 – Deus não nos chamou para vivermos na imoralidade, mas para sermos completamente dedicados a ele.

Não é possível viver uma vida que agrada a Deus sem o Seu poder!

Assista o vídeo dessa mensagem em

COMO ESSE PODER É ALCANÇADO?

  1. ATRAVÉS DO CONHECIMENTO. Mas, não se trata de um conhecimento qualquer. A pessoa pode ter conhecimento sobre muitas ciências, mas nada se compara ao conhecimento sobre Deus. Amós 8:11,12 – Está chegando o dia em que mandarei fome pelo país inteiro. Todos ficarão com fome, mas não por falta de comida, e com sede, mas não por falta de água. Todos terão fome e sede de ouvir a mensagem de Deus, o SENHOR. 12 Correrão do mar Morto até o mar Mediterrâneo, irão pelas regiões do Norte e do Leste do país, procurando a mensagem de Deus, o SENHOR, mas não a encontrarão.
  • As pessoas fracassam espiritualmente por ausência de conhecimento sobre a natureza de Deus. Alguns conhecem muita religião, história, teologia, filosofia, etc… mas não conhecem a Deus. João 17:3 – E a vida eterna é esta: que eles conheçam a ti, que és o único Deus verdadeiro; e conheçam também Jesus Cristo, que enviaste ao mundo.
  • Os filhos de Ceva queriam expulsar demônios como Paulo fazia, mas não conheciam a Cristo e por isso foram envergonhados publicamente. Atos 19:15 – Mas certa vez um espírito mau disse a eles: – Eu conheço Jesus e sei quem é Paulo. Mas vocês, quem são?
  • Para os saduceus Jesus afirmou em Mateus 22.29 – Jesus respondeu: – Como vocês estão errados, não conhecendo nem as Escrituras Sagradas nem o poder de Deus!

O conhecimento que devemos buscar diz respeito a natureza do Reino de Deus, em glória e bondade. Verso 3b – por meio do conhecimento que temos daquele que nos chamou para tomar parte na sua própria glória e bondade.

  • Provérbios 24:3,4 (NVI) – Com sabedoria (base/fundação) se constrói a casa, e com discernimento (paredes/revestimentos) se consolida. 4 Pelo conhecimento (mobiliários/decorações) os seus cômodos se enchem do que é precioso e agradável.
  • Sabedoria – crer é o primeiro passo, mas insuficiente. Até os demônios creem, mas não obedecem;
  • Discernimento – ter aparência de religioso é bom, mas insuficiente. Há muitos religiosos vazios da presença de Deus;
  • Conhecimento – é o descobrimento e a posse dos segredos de Deus que traz vida com abundância.
  • O apóstolo Paulo expressa seu grande desejo em relação aos irmãos em Filipenses 1:9-11 – Esta é a minha oração: Que o amor de vocês aumente cada vez mais em conhecimento e em toda a percepção, 10 para discernirem o que é melhor, a fim de serem puros e irrepreensíveis até o dia de Cristo, 11 cheios do fruto da justiça, fruto que vem por meio de Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.
  1. POR MEIO DOS SEUS DONS MARAVILHOSOS E PRECIOSOS, v.4 – Desse modo ele nos tem dado os maravilhosos e preciosos dons que prometeu.

Vejam como Deus é maravilhoso. Nós fomos presenteados com seus dons. Efésios 4:7,8 – Porém cada um de nós recebeu um dom especial, de acordo com o que Cristo deu. 8 Como dizem as Escrituras Sagradas: “Quando ele subiu aos lugares mais altos, levou consigo muitos prisioneiros e deu dons às pessoas.”

Qual a importância desses dons na vida cristã? Nos empoderar de Deus para vencer todo tipo de tentação. Verso 4b – Ele fez isso para que, por meio desses dons, nós escapássemos da imoralidade que os maus desejos trouxeram a este mundo e pudéssemos tomar parte na sua natureza divina.

COMO DESENVOLVER O PODER DE DEUS ATRAVÉS DE NÓS?

O poder de Deus vem através do conhecimento e dos dons preciosos e maravilhosos de Deus. Mas para alcança-lo precisamos exercitar a nossa fé em Cristo. A fé garante a nossa filiação como filhos de Deus, João 1:12 – Porém alguns creram nele e o receberam, e a estes ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus.

O apóstolo Pedro afirma que devemos nos esforçar para desenvolver determinadas qualidades que garantirão uma vida cristã exitosa. São essas qualidades que revelam o quão poderosos somos em Deus:

  • Versos 5-8: Por isso mesmo façam todo o possível para juntar a bondade à fé que vocês têm. À bondade juntem o conhecimento 6 e ao conhecimento, o domínio próprio. Ao domínio próprio juntem a perseverança e à perseverança, a devoção a Deus. 7 A essa devoção juntem a amizade cristã e à amizade cristã juntem o amor. 8 Pois são essas as qualidades que vocês precisam ter.
  • Junte a sua fé a bondade;
  • Junte a bondade o conhecimento;
  • Junte ao conhecimento o domínio próprio;
  • Junte ao domínio próprio a perseverança;
  • Junte a perseverança a devoção a Deus;
  • Junte a devoção a amizade cristã;
  • Junte a amizade cristã o amor.

OS FRUTOS DESSAS QUALIDADES

Verso 8 – Pois são essas as qualidades que vocês precisam ter. Se vocês as tiverem e fizerem com que elas aumentem, serão cada vez mais ativos e produzirão muita coisa boa como resultado do conhecimento que vocês têm do nosso Senhor Jesus Cristo.

Mais uma vez, o conhecimento revelado sobre Deus e sua natureza e o esforço contínuo para desenvolver determinadas qualidades nos tornarão:

  • Mais ativos – vigor, eficácia, empreendedor. Não vos deixarão ociosos (ARC)
  • Produzirão muita coisa boa – bons frutos. Nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo” (ARC)

QUEM NÃO SE ESFORÇA, NÃO OBTÉM PODER

9 Mas quem não tem essas coisas é como um cego ou como alguém que enxerga pouco e esqueceu que foi purificado dos seus pecados passados. 10 Portanto, meus irmãos, procurem ficar cada vez mais firmes na certeza de que Deus os chamou e escolheu. Se vocês fizerem isso, jamais abandonarão a fé 11 e assim receberão todo o direito de entrar no Reino eterno do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s