Salmos 62:8


 Confie sempre em Deus, meu povo! Abram o coração para Deus, pois ele é o nosso refúgio. Salmos 62:8

Esse Salmo fala sobre uma fé inabalável. O autor desse salmo é alguém que está sendo ameaçado, perseguido por inimigos e acusado injustamente, mas que confia totalmente em Deus. O Salmo está dividido em 03 partes:

A primeira parte se encontra nos versos 1 ao 4. Ele declara que Deus é a sua salvação, por isso ele encontra a paz. (1 NTLH) – Somente em Deus eu encontro paz; é dele que vem a minha salvação.

  • Enquanto seus inimigos o atacam, tentando roubar a sua honra, mentindo e o amaldiçoando, mesmo ele sendo fraco como uma cerca derrubada, o salmista continua declarando que nunca será derrotado porque Deus é a sua rocha, seu protetor e a sua salvação.

A segunda parte que contempla o tema dessa mensagem, se encontra nos versos 5 ao 8. Ele declara que Deus é a sua única esperança, por isso encontra paz. (5 NTLH) – Somente em Deus eu encontro paz e nele ponho a minha esperança.

  • Novamente ele declara que Deus é a sua rocha, protetor e que jamais será abalado. Ele declara que a sua salvação e a sua honra não dependem das pessoas, mas somente de Deus e faz dois convites ao povo, a seguir apresenta a sua justificativa para esses convites, a sua experiência de vida é algo importante que merece ser compartilhada com outras pessoas:

I – O PRIMEIRO CONVITE É PARA CONFIAR EM DEUS EM TODO TEMPO.

Confie sempre em Deus, meu povo! Uma pergunta que devemos fazer sempre: Eu realmente confio em Deus?

  1. Confiar é uma decisão pessoal. Você não pode confiar em Deus com a fé alheia. A fé do seu parente, irmão em Cristo ou amigo não te garante a presença, direção, proteção e benção de Deus.
  2. Confiar é uma atitude e disposição mental em crer. Não é possível confiar por sentimentos ou emoções, não se trata de sentir. A confiança em Deus é uma decisão racional, você decide e pronto.

Outra pergunta importante que devemos fazer sempre: por que deve confiar em Deus?

1º.   Deus é soberano em qualquer circunstância da vida. Há uma canção que muitos cantam que diz: Minha fé não está firmada nas coisas que podes fazer. Eu aprendi a te adorar pelo que és… Se Deus fizer, Ele é Deus; se não fizer, Ele é Deus; se a porta abrir, Ele é Deus; mas, se fechar continua sendo Deus.

2º.   A sua família, assim como você, todos estão nas mãos de Deus. Se Deus não guardar, ninguém poderá fazê-lo. Jó sacrificava e orava pelos seus filhos, mas quando Deus permitiu, veio a destruição sobre todos (Jó 1:12). Salomão, diferente dos filhos de Jô, foi abençoado por Deus por causa de Davi, seu pai (I Reis 11:12).

3º.   A nossa vida e tudo que diz respeito a ela, nossos sentimentos, saúde, corpo e tudo mais está nas mãos de Deus. Ele dá vida e a toma no tempo determinado (Jó 1:21; Ec 3:1-10).

4º.   Nossos bens são provenientes de Deus. Nada do que temos é resultado apenas do esforço, inteligência, trabalho ou qualquer outra fonte. Se Deus não permitir, nem mesmo todo esforço e inteligência do mundo serão capazes de garantir uma vida bem-sucedida a qualquer pessoa. Somos apenas mordomos daquilo que recebemos nesta vida para desfrutá-la (Dt 8:17-18).

5º.   Se buscarmos a Deus em espírito, verdade e de coração e obedecermos à Ele sem restrições, então teremos autoridade para pedir e receber tudo que precisamos no mundo natural e espiritual (João 15:7).

A confiança em Deus trouxe paz ao coração do salmista. Ele sabia que as tribulações, perseguições, sofrimentos e acusações eram temporais e que no final de cada batalha ele triunfaria e celebraria a grandeza e bondade de Deus.

O apóstolo Paulo em sua carta a igreja em Corinto também afirma essa total confiança em Deus quando diz (II Co 4:16-17) – Por isso nunca ficamos desanimados. Mesmo que o nosso corpo vai se gastando, o nosso espírito vai se renovando dia a dia. 17 E essa pequena e passageira aflição que sofremos vai nos trazer uma glória enorme e eterna, muito maior do que o sofrimento.

 II – O SEGUNDO CONVITE É PARA DERRAMAR O CORAÇÃO DIANTE DE DEUS.

Abram o coração para Deus

O salmista convida toda a nação para abrir para Deus. Jesus disse que onde estiverem as riquezas, ali estará o coração da pessoa (Mt 6:21). Então surge uma pergunta: Onde está o coração do povo?

  • Geralmente o coração de quem rejeita a Deus está nas coisas naturais, economia, política, interesses, dinheiro, etc…
  • O Senhor deseja que o coração do seu povo esteja firmado Nele e disposto a receber a sua palavra, Salmos 119.11 – Guardo a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti.

Derramar o coração é estar disposto a romper conceitos humanos sem receio de pagar o mico, como a mulher pecadora que ungiu os pés de Jesus com perfume. Ela não se importou com as pessoas que desaprovaram sua atitude, ela simplesmente olhou para Jesus, se prostrou e o adorou. A fragrância do perfume tomou todo o ambiente chamando a atenção de quem estava na casa (João 12:1-8).

Davi sabia o significado de abrir o coração para Deus. Quando ele trouxe a arca da aliança para Judá, não se importou com a opinião das pessoas, simplesmente adorou ao Senhor, cantando, dançando e pulando, II Samuel 6:12 – Quando a arca estava entrando na cidade (presença de Deus), Mical, filha de Saul, olhou pela janela, viu o rei Davi pulando e dançando em louvor ao Senhor. Então sentiu por ele um profundo desprezo.

  • II Samuel 6:20-23 – Davi voltou para casa a fim de estar com a sua família, e Mical, filha de Saul, saiu para encontrá-lo. Ela disse: – Que bela figura fez hoje o rei de Israel! Parecia um sem-vergonha, mostrando o corpo para as empregadas dos seus funcionários! 21 Davi respondeu: – Eu estava dançando em louvor ao SENHOR, que preferiu me escolher em vez de escolher o seu pai e os descendentes dele e me fez o líder de Israel, o seu povo. Pois eu continuarei a dançar em louvor ao SENHOR 22 e me humilharei ainda mais diante dele. Você pode pensar que eu não sou nada, mas aquelas moças de quem você falou vão me dar muito valor! 23 E Mical, filha de Saul, nunca teve filhos

Ainda hoje o Senhor deseja celebrar conosco numa grande festa. Ele nos convida a abrir o coração para que ele possa entrar. Apocalipse 3:20 o Senhor: Escutem! Eu estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa, e nós jantaremos juntos.

 III – A SUA JUSTIFICATIVA É QUE DEUS É UM REFÚGIO SEGURO.

O refúgio é o local onde sentimos seguros, é o nosso esconderijo contra qualquer perigo. Quando alguma situação não está bem, procuramos nos refugiar até que tudo passe. Quando Elias estava sendo perseguido por Jezabel, ele procurou na caverna um refúgio até que Deus lhe falou para retornar (I Reis 19:1-19).

Quando estamos no refúgio, o inimigo não nos alcança. Em Números 35:9-34, Deus ordenou que Moisés deveria estabelecer 6 cidades de refúgio assim que o povo entrasse em Canaã. Essas cidadelas eram lugares seguros para a pessoa que fosse acusada de algum crime até o dia do tribunal. As suas portas permaneciam abertas dia e noite para quem procurasse refúgio.

  • Havia nas estradas indicações para que o refugiado pudesse chegar em segurança até essas cidades. Os nomes dessas cidades era: Guedes (lugar santo); Golã (gozo, exilo); Ramote (altura, exaltado); Siquem (ombro); Bezer (fortaleza); Hebron (comunhão).

Se você está sendo perseguido, busque em Deus o refúgio. Salmos 9:9 – O SENHOR é um abrigo para os que são perseguidos; ele os protege em tempos de aflição.

Nenhum poder humano pode garantir refúgio seguro como Deus. Salmos 118:8,9 (RA) – Melhor é buscar refúgio no SENHOR do que confiar no homem. 9 Melhor é buscar refúgio no SENHOR do que confiar em príncipes.

Quando alguém está aflito e recorre a Deus, sempre encontrará refúgio. Naum 1:7 – O SENHOR Deus é bom. Em tempos difíceis, ele salva o seu povo e cuida dos que procuram a sua proteção.

Quem está refugiado em Deus, tem a proteção do altíssimo contra todo tipo de pragas. Salmos 91:9-11 – Pois disseste: O SENHOR é o meu refúgio. Fizeste do Altíssimo a tua morada. 10 Nenhum mal te sucederá, praga nenhuma chegará à tua tenda. 11 Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos.

 A última divisão se encontra nos versos 9 ao 12, ele declara Deus como a única fonte de poder. Todos os seres humanos, independente da sua condição e posição sócio econômica, são falíveis, suscetíveis a morte, basta um sopro de Deus e a vida deixa de existir. Seus inimigos confiam na violência e na riqueza ilícita conquista com o roubo e mesmo que por um instante consigam aumentar suas riquezas, a destruição virá quando o poder de Deus se manifestar trazendo juízo a toda humanidade.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s