Eu sei em quem tenho crido!


Se fosse possível medir a sua fé numa escala de 0 a 100, qual seria o seu nível de fé? Alguns afirmam que para crer é preciso primeiro conhecer o alvo da sua fé, que as pessoas que tem fé sem conhecimento agem irracionalmente e desafiam a lógica. Essa afirmação é incorreta porque a fé, na verdade, abre o caminho que te leva conhecer a Deus e coisas que estão além do conhecimento natural.

A fé nos possibilita aceitar ou não aquilo que vemos, sentimos ou ouvimos. A partir dessa crença inicial buscamos o conhecimento que irá fundamentar a nossa fé. Romanos 10:17 – Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo.

Assista o vídeo dessa mensagem:

 

DOIS EXEMPLOS BÍBLICOS SOBRE A FÉ:

I – A história dos três jovens hebreus na Babilônia.

O rei exigiu que as autoridades do seu reino viessem prestar culto à sua imagem durante um evento público. Ao ouvir o som dos instrumentos os jovens judeus permanecem em pé enquanto todos se ajoelharam. O rei lhes concedeu uma segunda chance, mas eles permaneceram irredutíveis e não se prostraram. O rei ameaça lançá-los na fornalha ardente e mesmo assim eles não se postam, então ele pergunta (Dn 3:15b): E quem é o deus que os poderá salvar?

Como crer em um Deus que não os livrou dos inimigos no passado? Isso ocorre muitas vezes em nossas vidas quando passamos por situações que aparentam não contar com a ajuda divina. Os jovens declaram a fé em Deus que até então lhes fizeram sofrer.

  • A fé desses jovens não se baseava no conhecimento teórico que tinham sobre de Deus, vemos isso quando declaram, Daniel 3:18;
  • A fé deles também não estava condicionada a suas necessidades pessoais, eles simplesmente criam em Deus independente do que pudesse lhes ocorrer;
  • Eles tinham uma fé firme sobre as suas escolhas. A ideia de não adorar outro deus estava bem clara para eles, eles não se deixaram convencer pela ameaça ou nova oportunidade do rei.
  • A fé desses jovens resultou no conhecimento mais acentuado sobre o poder miraculoso de Deus. O fogo não atingiu nem um fio de cabelo deles, suas roupas permaneceram intactas e eles não estavam cheirando fumaça quando foram retirados da fornalha.
  • Todos conheceram o poder de Deus e o rei declarou (Daniel 3:29b) – Pois não há outro Deus que possa salvar como este.
  • O rei reconheceu a fé dos jovens e os exaltou diante de todo o povo, Daniel 3:30 – Então o rei Nabucodonosor colocou os três jovens em cargos ainda mais importantes na província da Babilônia.

II – A fé declarada de Paulo.

Ele menciona o fundamento da sua fé em I Tm 1.12a – É por isso que sofro essas coisas. Mas eu ainda tenho muita confiança, pois sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar, até aquele dia, aquilo que ele me confiou.

A fé professada por Paulo não é teórica, não se baseia no conhecimento (letra) sobre Cristo, seus ensinamentos e suas doutrinas, mas no próprio Cristo. Há muitas coisas que não sabemos sobre Cristo, mas confiamos Nele como Senhor e Salvador e por essa razão poderemos ser salvos.

Você não precisa de muito conhecimento para ser salvo ou receber um milagre de Deus em tua vida. Quando os fariseus perguntaram ao homem que foi curado da cegueira, desde o nascimento, quem o tinha curado, ele não sabia responder. Mais tarde Jesus o encontrou e lhe perguntou (João 9:35-38) – Você crê no filho do homem? 36 Ele respondeu: – Senhor, quem é o Filho do Homem para que eu creia nele? 37 Jesus disse: – Você já o viu! É ele que está falando com você! 38 – Eu creio, Senhor! – disse o homem. E se ajoelhou diante dele.

Ter conhecimento sobre Cristo é desnecessário? Ter fé é o suficiente? Veja, você não precisa ter conhecimento para crer em Cristo, mas precisa ter conhecimento para alimentar a sua fé em Cristo. Ter fé sem conhecimento é como construir sua casa sobre a areia, não tem resistência (Abner Almeida). O conhecimento que vem através da sua fé em Cristo é que tornará possível edificar a casa em solo firme (Agnaldo Almeida).

O apóstolo Paulo estava encerrando o seu ministério e sabia o que estava dizendo depois de viver inúmeras experiências, sofrimentos, ter revelações importantes, viver numa comunhão profunda com o Espírito Santo.

A fé inicial permitiu que Paulo aceitasse a Cristo e se submetesse a Ele como Senhor e Salvador, mas foi o conhecimento que essa fé propiciou ao longo da sua jornada com Cristo que fortaleceu a sua fé para seguir até o fim.

04 razões que levaram Paulo a decidir depositar a sua fé em Cristo:

  • Ele sabia quem o escolheu e vocacionou – Deus me escolheu como apóstolo e mestre para anunciar o evangelho (Para o que fui constituído pregador, e apóstolo, e doutor dos gentios – ACF);
  • Ele conhecia a razão de seus sofrimentos e perseguições, mas não tem vergonha de Cristo – É por isso que sofro essas coisas (Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonhoACF);
  • Destarte todo sofrimento, a sua fé continua intacta e inabalável – Mas eu ainda tenho muita confiança, pois sei em quem tenho crido (porque eu sei em quem tenho crido – ACF);
  • Ele sabe que fez um bom investimento amontoando tesouros onde ninguém poderia roubar. e estou certo de que ele é poderoso para guardar, até aquele dia, aquilo que ele me confiou (e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia – ACF).

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s