Jesus o entregou à mãe


Jesus saiu da cidade Cafarnaum, onde curou o empregado de um centurião romano, percorreu uma distância aproximada de 50km até chegar em Naim. Quando estava chegando na cidade, Jesus se deparou com um cortejo fúnebre de um rapaz, filho única de uma viúva, Lucas 7: 11-17.

Enquanto a multidão que seguia Jesus estava alegre, cantando e comentando sobre Seus milagres; a multidão que seguia o cortejo estava triste, algumas pessoas chorando e lamentando a perda da pobre viúva. A viúva provavelmente estava desesperada, o seu futuro estava comprometido, a morte do seu filho tirou-lhe as esperanças.

Perdas geram consequências, existem vários tipos de perdas: econômica, familiar, social, material, esportiva, amorosa, trabalhista etc. Vamos abordar somente 04 tipos de perdas:

  1. PERDA MÍNIMA.

Esse tipo de perda é bastante comum, os danos podem ser reparados. Durante a vida sofremos várias perdas desse tipo, mas com esforço significativo é possível recuperar o que se perdeu e as vezes até obter lucros sobre as perdas.

Exemplo da dracma perdida – Lucas 15:8,9. A mulher perdeu uma moeda dentro da sua casa. Ela sabia aonde a moeda estava. A estratégia para recuperá-la empreendeu o esforço varrer toda a casa até encontrá-la.

  1. PERDAS SUBSTANCIAIS.

Geralmente são grandes, vultosas, mas ainda é possível recuperar o que perdeu depois de determinado tempo, dedicação e esforço. Mas, não há garantias de restituição total porque esse tipo perda envolve coisas e pessoas, ou seja, a pessoa depende de fatores externos.

Exemplo do Filho Pródigo. O filho decidiu sair da casa do pai, mas o pai não perdeu a esperança de tê-lo de volta. Quando o filho caiu em si e se arrependeu, ao voltar para a casa, o pai de longe o viu e correndo o abraçou, Lucas 15:20-24.

  1. PERDA TOTAL:

Esse tipo de perda não prevê restituição, não há esperanças, é dolorosa e pode envolver bens e pessoas. A única possibilidade de restituição é através de um milagre, os esforços naturais são insuficientes para trazer restituição quando há esse tipo de perda.

A viúva de Naim sabia que perdeu o filho para sempre. O seu choro e desespero são insuficientes para trazer seu filho de volta a vida. O seu destino já estava traçado por causa dessa perda, até que surge Jesus em seu caminho.

3.1 – POR QUE JESUS SENTIU PENA DA MULHER?

É importante observar que ninguém estava orando naquele momento, pedindo a ajuda de Jesus. Foi Jesus que teve a iniciativa para ajudar a mulher que estava sofrendo.

A mulher já tinha passado pelo mesmo processo anteriormente, quando perdeu o seu esposo. A Bíblia não diz quando isso ocorreu, mas é certo que ela teve que criar o filho sozinha por um longo período.

Ela perdeu o seu único filho, ninguém poderia substitui-lo. A sua morte representou o fim de todas as esperanças sobre o seu futuro.

Além das perdas do esposo e do filho, como consequências a mulher perderia sua posição social, sob o risco de ficar sem nada e desamparada.

Seu destino foi selado com a morte do filho. Uma grande ruína viria sobre ela. O seu choro e lágrimas eram de alguém desesperada, sem qualquer esperança.

3.2 – AS PALAVRAS DE JESUS, MUDAM A HISTÓRIA

As palavras de Jesus mudam as circunstâncias da vida daquela mulher. Aquele era um momento de tristeza e perda, para a mulher aquele cortejo representava o fim, o encerramento de um ciclo, mas Jesus chegou para mudar aquela circunstância. Ele reescreve a história daquela mulher e seu filho.

PRIMEIRO, JESUS SE DIRIGE A MULHER E LHE DIZ: NÃO CHORES.

Eu penso que algumas pessoas não compreenderam as palavras de Jesus. As suas palavras expressam o que estava para acontecer.

Quando cremos na Palavra de Deus, não importam as circunstâncias atuais, devemos dizer palavras que expressem a grandeza de Deus sobre nós e o futuro, se falarmos de acordo com a Palavra de Deus, Ele confirmará as suas palavras.

  • O que foi que Deus disse para o profeta Ezequiel quando estava no vale de ossos secos? Ezequiel 37:4,5.

Ao dizer “não chores”, Jesus estava dizendo para a mulher – não se preocupe, Deus está cuidando você. As palavras de Jesus não eram demagógicas, não eram simples palavras de consolo, Jesus tinha autoridade e iria fazer alguma coisa em favor da viúva, mas não disse o quê.

  • O dia seguinte da viúva foi diferente do que ela imaginou. Em lugar de perda, tristeza e humilhação, Jesus preparou um amanhã com restituição, alegria e honra. O teu amanhã será diferente do teu hoje!

SEGUNDO, JESUS DISSE AO MORTO: MOÇO, EU ORDENO A VOCÊ: LEVANTE-SE!

As palavras de Deus são dirigidas diretamente para a fonte de todos os problemas daquela mulher. Com Jesus não existem medidas paliativas, ele surge para dar soluções, para fazer o impossível, onde Jesus está milagres acontecem.

Jesus primeiro consolou a mulher, ele não disse que iria ressuscitar o filho dela, mas, criou uma expectativa sobre o problema. Às vezes, Deus está falando com você para se aquietar, acalmar e sossegar, porque Ele tem o controle da tua vida e irá fazer algo por você, apenas pare de chorar, lamentar, desesperar e estar aflito.

  • Se a mulher continuasse chorando junto com as outras mulheres, se o cortejo não parasse, se todos ignorassem as palavras de Jesus, não haveria milagre.

Quando o cortejo parou, todos ficaram em silêncio observando o que Jesus iria fazer, que o milagre aconteceu. Lamentações 3:26 – O melhor é ter esperança e aguardar em silêncio a ajuda do SENHOR.

  • Quando os israelitas estavam desesperados em frente ao mar vermelho, acreditando que aquele seria o fim, Moisés disse ao povo: – Não tenham medo. Fiquem firmes e vocês verão que o Senhor vai salvá-los hoje. Nunca mais vocês vão ver esses egípcios. 14 Vocês não terão de fazer nada: o Senhor lutará por vocês. Êxodo 14:13,14.

Por alguns instantes houve um silêncio nas duas multidões, a vida e a morte, a tristeza e a alegria estavam presentes. Quando Jesus disse as palavras – Moço, eu ordeno a você: levante-se! Romperam-se o silêncio para dar lugar a adoração à Deus.

Todos glorificaram a Deus, alguns glorificaram por temor e medo do que presenciaram, outros porque viram o poder de Jesus. Não importam os motivos, as pessoas assistem suas perdas e outras que nunca te viram antes, irão glorificar a Deus pela tua vitória.

  1. PERDA ETERNA.

É a maior de todas as perdas, ela representa o fim da existência terrena e o lugar onde irá passar a eternidade.

Vimos que existem vários tipos de perdas, mesmo a perda total pode ser restaurada por intermédio de um milagre. Mas, a perda eterna é uma viagem sem volta. Hebreus 9:27 ARA – E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo.

A perda eterna é definida pelo que você faz nesta vida. João 3:16,17. Para os vivos existe uma esperança de salvação, não importa a condição em que a pessoa encontra atualmente, não existe caso perdido para Deus enquanto houver vida. Jesus não veio ao mundo para te julgar e condenar enquanto está vivo, mas para salvá-lo e, a salvação depende da aceitação ou não de Cristo como Senhor e Redentor.

Por essa razão que a Palavra insiste para que as pessoas venham a Cristo nesta vida, se arrependam dos seus pecados e se convertam a Deus. O amanhã pode ser muito tarde, o tempo para garantir a salvação é hoje. Hebreus 3:7,8 – Por isso, como diz o Espírito Santo: “Se hoje vocês ouvirem a voz de Deus, 8 não sejam teimosos como foram os seus antepassados quando se revoltaram contra ele, no dia em que eles o puseram à prova no deserto.

Contribua com o nosso ministério através de depósito bancário no Banco Itaú – Agência 4807 – conta corrente 16747-5 – Assembleia de Deus Independente MICC

Se preferir pode doar pelo PagSeguro clicando no link https://pag.ae/7V9AtbrTM

Se preferir pode doar pelo PayPal 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s