Males que a Igreja deve combate


Não ajam como pessoas sem juízo, mas procurem entender o que o Senhor quer que vocês façam. Efésios 5:17

Quando Paulo diz: “procurem entender (descobrir, compreender) o que o Senhor quer que vocês façam (vontade do Senhor)”, ele está falando sobre vida cristã na prática, isso envolve atitudes, ações, comportamentos, pensamentos e expressões verbais e físicas.

Contribua com o nosso ministério através de depósito bancário no Banco Itaú – Agência 4807 – conta corrente 16747-5 – Assembleia de Deus Independente MICC

Se preferir pode doar pelo PagSeguro clicando no link https://pag.ae/7V9AtbrTM

Se preferir pode doar pelo PayPal 

 

As palavras de Paulo em II Timóteo 3:1-5 estão em pleno cumprimento: – 1. Lembre disto: nos últimos dias haverá tempos difíceis… 5 parecerão ser seguidores da nossa religião, mas com as suas ações negarão o verdadeiro poder dela. Fique longe dessa gente!

Assista o vídeo dessa mensagem:

I – QUAL DEVE SER A ATITUDE DA IGREJA?

  • A igreja precisa reagir, dizer não a todas as coisas que se colocam entre nós e Deus para atrapalhar a nossa comunhão.
  • A igreja precisa sair da zona de conforto se posicionar como Deus almeja. Esse é o tempo que Deus escolheu para fazermos a diferença.
  • A igreja precisa revolucionar. Essa revolução não será como as manifestações com buzinas, panelaços, bandeiras e gritos de guerra. É a revolução do caráter, de atitudes que revelem ao mundo que somos de Deus.
  • A igreja precisa ser diferente. Devemos agir no mesmo espírito que Daniel 1:8 – Daniel resolveu (“decidiu firmemente” NBV-P) ou que não iria ficar impuro por comer a comida e beber o vinho que o rei dava; por isso, foi pedir a Aspenaz que o ajudasse a cumprir o que havia resolvido.
  • A igreja precisa ser autêntica. Jesus Cristo deve ser o Senhor absoluto das nossas palavras, pensamentos, ideias, atitudes, relacionamentos, ideais etc. Devemos ser e agir como Cristo. Tiago 1:22,25 – Não se enganem; não sejam apenas ouvintes dessa mensagem, mas a ponham em prática. 
  • A igreja precisa reconhecer as Escrituras como a infalível Palavra de Deus, jamais desprezar ou ignorar Seus ensinamentos. As Escrituras mostram o único evangelho que agrada a Deus. II Timóteo 3:16 – Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver.
  • A igreja precisa combater todo pensamento que se opõe a ela e submetê-los a Deus. II Coríntios 10:4,5 – As armas que usamos na nossa luta não são do mundo; são armas poderosas de Deus, capazes de destruir fortalezas. E assim destruímos ideias falsas 5 e também todo orgulho humano que não deixa que as pessoas conheçam a Deus. Dominamos todo pensamento humano e fazemos com que ele obedeça a Cristo.

II – O QUE A IGREJA DEVE COMBATER?

7.1 – O materialismo – Eu sou o que tenho

O materialismo age como uma doença que se inicia e alastra por todo o organismo. Ele surge com a ideia de suprir algumas necessidades básicas, ao longo do tempo a pessoa é dominada pelas ideias das posses e que o seu valor está relacionado aos bens que possui. Jesus disse em Lucas 12:15b – a verdadeira vida de uma pessoa não depende das coisas que ela tem, mesmo que sejam muitas.

  • Se o valor da vida de Jesus fosse medido pelos bens que possuía, provavelmente muitos deixariam de segui-lo, Lucas 9:58 – Então Jesus disse: – As raposas têm as suas covas, e os pássaros, os seus ninhos. Mas o Filho do Homem não tem onde descansar.
  • Se as pessoas julgassem Pedro e João por suas posses, provavelmente poucos os seguiriam, Atos 3:6 – Então Pedro disse: – Não tenho nenhum dinheiro, mas o que tenho eu lhe dou: pelo poder do nome de Jesus Cristo, de Nazaré, levante-se e ande.

7.2 – O ativismo. Eu sou o que faço

As pessoas que assumem o ativismo como um estilo de vida agem como se a sua atividade definisse a sua identidade. A pessoa nunca para, não medita sobre o que está fazendo, nunca tem tempo para si e para Deus. Para os ativistas, os relacionamentos com Deus são rápidos e mecânicos.

  • Não transforme a sua vida naquilo que você faz, ela vale muito mais. Trabalhar loucamente para mostrar resultados não torna a pessoa feliz, não traz paz, não faz a pessoa ser mais amada por Deus ou pela família. Deus ama a todos do mesmo modo, Cristo é a razão desse amor, Romanos 5:8.
  • Antes de fazer qualquer coisa pergunte a si mesmo e a Deus se tal coisa é importante: o que Deus pensa sobre isso? Tiago 4:15.

7.3 – O individualismo. Eu sou o centro das atenções

O individualista não gosta de relacionamentos e comunhão, ele vive só para si, o mundo tem que girar em seu entorno, só faz amizade com alguém quando a outra parte pode lhe oferecer algum benefício.

  • Não existe combinação entre cristianismo e o individualismo, no cristianismo Cristo é o foco enquanto o individualista quer o foco somente para si. O individualista não compartilha suas bençãos com os outros, vive procurando por uma igreja, pastor, irmãos e até mesmo um Deus que lhe agrade.
  • O individualista pensa somente em si, não participa da comunhão com a igreja. Não há lugar para o individualismo na igreja de Cristo, ela é lugar de ajuntamento, comprometimento, aliança, comunhão e vida. Salmos 133:1.

7.4 – O conformismo. Eu sou o que dizem

O conformismo rouba a identidade e autoestima da pessoa. Uma pessoa conformada não tem identidade própria, ela vive tentando agradar a todos e aceita o que dizem a seu respeito, não defende suas convicções e verdades, quer tornar o outro feliz mesmo que isso custe a sua própria felicidade.

  • Em I Samuel 15:1-31 lemos que Saul venceu a guerra, mas desagradou a Deus, porque preferiu agradar seus soldados. A pessoa que deixa de ouvir a voz de Deus para ouvir a voz do povo corre o risco de perder a benção de Deus.
  • Saul representa a pessoa sem noção que Deus chamou e escolheu; ela procura agradar um grupo para ser aceita; ela vive para agradar aos outros e não a Deus. Os soldados estavam alegres com a profanação de Saul, mas Deus não se deixou levar pela opinião do povo, ele rejeitou a Saul.
  • O conformismo é resultado da imagem negativa que a pessoa tem de si mesma, quando procura agradar a todos. Alguns mudam o estilo da roupa, cabelo, linguagem etc. só para estar bem com o grupo. A pessoa conformada é guiada pelas expectativas dos outros e não por Deus.

7.5 – O relativismo. Eu sou quem eu quero ser

O pensamento relativista é altamente perigoso, ele é a soma de todos os males (materialismo, ativismo, individualismo e conformismo), funciona como uma porta aberta para que todos os males entrem e dominem a pessoa. Paulo disse em I Timóteo 4:1-6 que as pessoas apostatariam da fé e que suas mentes estariam cauterizadas pela mentira.

  • ipos de relativismo perigoso que a igreja deve combater:
  • A relativização da fé. I Timóteo 4:1. Exemplos de relativização da fé: pense firme e tudo dará certo; se Deus falou que daria tudo o que você pedir, então peça e receba; às vezes precisamos nos revoltar contra Deus e coloca-Lo na parede; se você é Deus de verdade, então faça agora o que estou ordenando; Deus, você faz o que eu quero ou estou fora.
  • A relativização da verdade. I Timóteo 4:2. Quando a verdade é relativizada, a Bíblia deixa de ser verdade absoluta, exemplo: devemos ouvir o que os outros dizem; não podemos aceitar tudo o que está escrito, a opinião dos outros tem mais valor; não existe certo ou errado, depende do ponto de vista de cada um.

A igreja precisa estar em alerta, nós somos o povo de Deus aqui na terra, mas o mundo não sabe e não reconhecerá quem somos, até que os filhos de Deus se manifestem.

Portanto, prestem atenção na sua maneira de viver. Não vivam como os ignorantes, mas como os sábios. 16 Os dias em que vivemos são maus; por isso aproveitem bem todas as oportunidades que vocês têm. 17 Não ajam como pessoas sem juízo, mas procurem entender o que o Senhor quer que vocês façam. Efésios 5:15-17

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s