Vivendo sob a perspectiva de Deus


A ruína é consequência do pecado, que nos afasta de Deus. O pecado gera opressão dos inimigos: as perdas se tornam constantes; por mais que a pessoa se esforce, trabalhe e plante, não há boas colheitas. Quando as perdas são constantes, a única solução é clamar a Deus, Jz 6:1-6.

Deus ouve e responde as orações sinceras. Ele sempre envia alguém para nos dizer a Sua palavra, por isso devemos prestar atenção ao que os profetas dizem. O profeta fala a Nação, lembra o povo do poder de Deus quando os tirou do Egito e os livrou dos inimigos, dando-lhes a Terra Prometida. O profeta diz ao povo que o sofrimento deles era consequência da desobediência, Jz 6:6b-10.

Deus fala a Nação e escolhe uma pessoa para promover as mudanças. Deus não escolhe qualquer um, ele escolhe o melhor, geralmente alguém ocupado para fazer a sua obra. Gideão estava trabalhando, inteligentemente malhando trigo no tanque de pisar uvas. Ele estava inconformado com a situação que se encontrava a sua família. Gideão é o tipo de pessoa que não aceita a crise como pretexto para derrota. Ele desenvolveu estratégias, se esforçou e buscou pelos resultados que garantiam a sustentabilidade da sua casa. Deus se agrada de pessoas esforçadas e por isso o anjo do Senhor vai à casa da sua família.

Deus vê tudo e sempre tem a melhor solução. Não basta orar e demonstrar arrependimento, é preciso ter atitude, coragem para mudar. Quando alguém se arrepende, Deus responde, mas a pergunta é: Você está preparado para ouvir o que Deus tem para dizer? Gideão tinha clamado ao Senhor e agora o anjo do Senhor estava ali, na sua frente, dizendo para ele qual a visão que Deus tinha dele, Jz 6:12 – Você é corajoso, e o SENHOR está com você!

Assista o vídeo dessa mensagem:

Gideão se mostrou indignado com a palavra de Deus, ele estava diante do Senhor, Deus estava falando com ele e a única coisa que faz é reclamar da situação em que se encontrava o povo. Se Deus era com ele, por que a sua família estava sofrendo? Por que o povo estava sofrendo? Jz 6:13.

  • A perspectiva de Gideão – Eu e meu povo estamos sofrendo nas mãos do inimigo;
  • A perspectiva de Deus – Gideão você é a pessoa que vai mudar a história do seu povo.

A fé que agrada a Deus não é fé que manifestamos ou pensamos ter. Quando alguém olha para si, percebe que a sua fé é falha, inconstante, não importa o quão grande pareça. A fé que agrada a Deus não é essa fé que você manifesta, mas a fé que Deus tem em relação a você – Deus acredita em você!

A resposta de Deus será sempre a melhor. Se você quer mudanças na sua família, promova-as. Deus estava dizendo para Gideão, você é o agente transformador na sua família, você foi escolhido para mudar a história da sua família e do seu povo, Jz 6:14.

A pergunta que muitos fazem: Como posso transformar a minha família, meu bairro, sendo o menor de todos? Jz 6:15 – Gideão respondeu: – Senhor, como posso libertar Israel? A minha família é a mais pobre da tribo de Manassés, e eu sou a pessoa menos importante da minha família.

Novamente a resposta de Deus resolve tudo. Gideão não estaria sozinho, ele só precisava vencer o seu maior inimigo – o medo. Ele precisava de coragem para avançar, o resto seria por conta de Deus, Jz 6:16. Diante da resposta de Deus, Gideão ainda estava relutante e faz duas coisas importantes, Jz 6:17-23:

  • – Pediu uma prova de que era Deus quem estava falando com ele;
  • – Porém, antes de receber a prova, ele ofereceu uma oferta ao Senhor. Quando ele trouxe a oferta, que por sinal custou caro (ele matou um cabrito e gastou 10 kl de farinha preparando pães e trouxe ao anjo do Senhor), durante a entrega da oferta o Senhor lhe deu a prova que pediu. Não devemos economizar quando o assunto é ofertar, sacrificar, ao Senhor e então teremos provas que Deus está conosco, Malaquias 3:10.

Gideão reconheceu que era Deus falando com ele e edificou um altar ao Senhor, Jz 6:24. O fato de Deus falar conosco e dar provas da sua presença não significa que tudo já está resolvido. Vir ao culto, ouvir a mensagem e não ter atitude não resolve seus problemas.

Deus estava disposto abençoar a família de Gideão. Porém, Gideão teria que tomar uma atitude radical e derrubar o altar de baal e o poste ídolo, e construir um novo altar ao Senhor. No novo altar, Gideão deveria fazer uma nova oferta ao Senhor. A primeira foi uma oferta pessoal, agora seria uma oferta pela família, Jz 6:25.

Para promover transformação na família é preciso romper com o medo. Gideão precisou vencer o medo, ele temeu fazer o que o Senhor ordenou durante o dia e deixou para fazer durante a noite, Jz 6:27. Quando Deus te pede para fazer algo, você só tem uma escolha: Obedecer. Porém, você precisa ser prudente e usar as estratégias corretas para evitar que outros males aconteçam.

O seu reconhecimento como homem/ mulher de Deus em sua casa virá quando derrubar os altares profanos e construir um altar para Deus. O povo queria matar Gideão por ter derrubado o altar e a imagem de baal, mas o seu pai interviu. Quando você se posiciona corretamente dentro da família, você passa a ser reconhecido e respeitado, Jz 6:31,32.

A presença de Deus e o apoio familiar fortaleceram Gideão, agora ele estava pronto para dar o próximo passo – tornar-se o libertador da sua Nação. A insegurança cessou e deu lugar ao homem cheio do Espírito de Deus, capaz de reunir pessoas para defender a Nação contra os inimigos.

03 lições importantes sobre Gideão que resultaram em grandes transformações:

  • Deus trata primeiro com o indivíduo. Não haverá mudanças na família e na Nação sem que a pessoa que Deus irá usar seja primeiramente tratada e aprovada para aceitar o plano de Deus. Primeiro, Deus restaurou Gideão.
  • Deus restaura a família. Quando Gideão tomou uma posição firme e destruiu o que afastava a presença de Deus na sua família, tudo mudou. Quando ele viu que o seu pai o defendeu, ele sentiu-se apoiado pela família para dar o próximo passo.
  • Deus restaura a Nação quando o indivíduo e a família estão com seus altares edificados. A vitória sobre o nosso Bairro, Negócios, Cidade e Nação e qualquer outra área, virá quando você e a sua família forem restaurados. Quando o Senhor governa sobre a o indivíduo, a família e a Nação, os inimigos opressores são destruídos e surgem os tempos de abundância.

Mais adiante quando Gideão reuniu o seu exército com apenas 300 homens, ele teve medo. Gideão ainda estava com uma fé baseada nas suas perspectivas sobre si. Então, o Senhor lhe deu uma ordem, Juízes 7:9-10.

O que as pessoas dizem sobre você? Quer saber? Obedeça a Deus, simplesmente creia na fé que Deus deposita sobre você – Deus acredita em você, e você acredita em Deus? Juízes 7:11, 13-15-. Agora que você sabe o que estão dizendo sobre você é hora de avançar.

Contribua com o nosso ministério através de depósito bancário no Banco Itaú – Agência 4807 – conta corrente 16747-5 – Assembleia de Deus Independente MICC

Se preferir pode doar pelo PagSeguro clicando no link https://pag.ae/7V9AtbrTM

Se preferir pode doar pelo PayPal 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s