Se o meu povo …


Se eu cerrar os céus de modo que não haja chuva, ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra, ou se enviar a peste entre o meu povo; 14 se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. II Crônicas 7:13-15 ARA.

Quando lemos apenas o verso 13 sem atentar para a oração de Salomão no capítulo anterior, temos a impressão de que Deus está sendo impiedoso com o seu povo, que acabaram de construir e inaugurar um Templo para a sua habitação. Nesse verso encontramos 03 males terríveis que Deus por enviar sobre o povo.

  1. Céus fechados sem que chova.
  2. Gafanhotos destruindo as plantações.
  3. Peste entre o povo.

POR QUE DEUS ENVIARIA ESSES MALES SOBRE O SEU POVO?

A resposta pode ser encontrada em II Crônicas 6.26A-30 – Quando o céu se fechar e não chover porque o teu povo pecou contra ti, … 30b Só tu conheces os pensamentos secretos do coração humano. Trata cada pessoa como merecer.

Esses males terríveis seriam consequências dos pecados do povo. Israel tinha uma aliança com Deus, eles foram eleitos para ser o povo de Deus entre as Nações, qualquer desvio de conduta resultaria no afastamento de Deus e o povo entregue a própria sorte nas mãos dos inimigos.

Porém, Deus promete rever a situação caso o povo se voltasse para Ele. Deus estabelece 04 condições para o perdão nacional dos pecados de Israel. Verso 14A se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos…

 

I – DEUS EXIGE QUE O POVO SEJA HUMILDE.

Humildade, para admitir os pecados cometidos. Deus não quer desculpas, nem votos, nem boa vontade para fazer diferente, nem simpatia com a sua obra, nem contribuições maiores, nada disso. O Senhor é taxativo, o que Ele exige é que seu povo se humilde, que o Seu povo se humilhe e se submete a Ele.

A humilhação não deve ser vista como algo deprimente ou vergonhoso, mas como reconhecimento de quem somos perante Deus.

  • A humildade atrai a presença de Deus, Isaias 57:15 – Eu moro num lugar alto e sagrado, mas moro também com os humildes e os aflitos, para dar aos humildes e aos aflitos, novas forças.
  • O sacrifício humilde agrada a Deus, Salmos 51:17 – Ó Deus, o meu sacrifício é um espírito humilde; tu não rejeitarás um coração humilde e arrependido.
  • As misericórdias de Deus são para os humildes, Tiago 4:6b – Deus é contra os orgulhosos, mas é bondoso com os humildes.
  • Só existe uma maneira para sermos exaltados por Deus, I Pedro 5:6 – Portanto, sejam humildes debaixo da poderosa mão de Deus para que ele os honre no tempo certo.

II – DEUS EXIGE QUE O SEU POVO ORE

Um dos mandamentos mais repetidos na Bíblia é a oração. Só o verbo orar e suas variantes aparecem 89 vezes na versão ARA. A oração é a arma mais poderosa que Deus entregou a igreja, por isso que o diabo trabalha para que os crentes não orem.

  • Tem pessoas que quando vão orar sentem cansaço, o corpo dói, alguns dormem, faltam palavras, mas se vão para a frente da TV ou Celular, passam horas sem se cansar.

O conselho de Jesus para os discípulos em Lucas 18:1-8 é que eles deveriam orar sempre e nunca desanimar, como a viúva que sempre procurava o juiz clamando por justiça. Jesus sempre deu exemplo de oração para os seus discípulos.

  • O apóstolo Paulo nas recomendações finais a igreja em Tessalônica fez questão de lembrá-los de orar. I Tessalonicenses 5:17 – Orem sempre.

Quando lemos o livro dos Atos, vemos que a vida de oração dos primeiros cristãos foi a causa direta do maravilhoso crescimento da igreja de Jerusalém. As multidões eram atraídas porque os cristãos oravam e os milagres aconteciam.

Se queremos ver milagres acontecerem em nossas vidas, precisamos urgentemente voltar a prática da oração, sem desanimar. O acesso para Deus está liberado, em nome de Jesus podemos alcançar as regiões celestiais com as nossas orações e trazer sobre nós e sobre quem orarmos as bençãos de Deus.

III – DEUS REQUER QUE O SEU POVO BUSQUE A SUA FACE

Devemos desejar a presença de Deus, buscá-lo continuamente. Isso significa colocar Deus em primeiro lugar, sobre todas as coisas.

A pessoa pode ter tudo neste mundo, bens, fama, amigos, mas sempre haverá um vazio dentro de si. Desde que Adão e Eva foram expulsos do jardim, há um vazio no coração do homem, a nossa alma sente sede da presença de Deus.

  • Salmos 42:1-2 – Assim como o corço deseja as águas do ribeirão, assim também eu quero estar na tua presença, ó Deus! 2 Eu tenho sede de ti, o Deus vivo! Quando poderei ir adorar na tua presença?

Buscar a face de Deus é reconhecer o poder de Deus e depender somente Dele. Quando o povo abandonou Jesus por causa do seu sermão, Ele perguntou aos discípulos se queriam ir também, a resposta de Pedro foi (João 6:68) – Quem é que nós vamos seguir? O Senhor tem as palavras que vida eterna.  69 E nós cremos e sabemos que o Senhor é o Santo que Deus enviou.

Que possamos desejar todos os dias buscar a face de Deus como o salmista declarou, Salmos 63:1-3 – Ó Deus, tu és o meu Deus; procuro estar na tua presença. Todo o meu ser deseja estar contigo; eu tenho sede de ti como uma terra cansada, seca e sem água. 2 Quero ver-te no Templo; quero ver como és poderoso e glorioso. 3 O teu amor é melhor do que a própria vida, e por isso eu te louvarei.

IV – DEUS REQUER QUE SEU POVO SE ARREPENDA

“… e se converter dos seus maus caminhos…”. O arrependimento exige a eliminação de todo comportamento pecaminoso. Os caminhos que Deus exige que seu povo trilhe não são caminhos fáceis. Deus exige que seu povo faça uma conversão do caminho mau para o caminho do bem. É dar meia volta em direção a vontade soberana de Deus.

  • O que são os maus caminhos? Conduta ruim, mau comportamento, péssimo padrão de vida, padrões destrutivos de qualquer espécie, parceria com o sistema mundano, más amizades, pecados grandes e pequenos, pensamentos impuros, hipocrisia, falsa espiritualidade, mentira, idolatria etc.

A palavra que Deus para o Seu povo é: se o meu povo se converter … note que o se é condicional. Deus não obriga alguém fazer o que não quer. Se o povo se humilhar, orar, buscar a Deus e se converter, bençãos virão sobre toda a Nação.

Ouça a promessa de Deus para o seu povo: então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. 15 Estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração que se fizer neste lugar. 16 Porque escolhi e santifiquei esta casa, para que nela esteja o meu nome perpetuamente; nela, estarão fixos os meus olhos e o meu coração todos os dias.

Se você entende que essa mensagem é importante para a sua vida, seja um mantenedor do nosso ministério através de depósito bancário no Banco Itaú – Agência 4807 – conta corrente 16747-5 – Assembleia de Deus Independente MICC

Se preferir pode doar pelo PagSeguro clicando no link https://pag.ae/7V9AtbrTM

Se preferir pode doar pelo PayPal 

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s