Administrando bem o seu tempo


Ninguém pode gerenciar o tempo porque ninguém pode controlá-lo, só podemos gerenciar o que podemos controlar. O tempo nunca fica parado, nem se move para trás, não podemos pará-lo nem o atrasar, o tempo sempre avança. Nós só podemos controlar a maneira como usamos o tempo que Deus deu a cada um de nós.

  • São estas as palavras do Sábio, que era filho de Davi e rei em Jerusalém. 14 Eu tenho visto tudo o que se faz neste mundo e digo: tudo é ilusão. É tudo como correr atrás do vento. Eclesiastes 1.1,14.

Toda pessoa tem disponível 24 horas de tempo por dia, ninguém recebe mais ou menos tempo, a quantidade é a mesma para todos. O que difere uns dos outros é o modo como administram o seu tempo. Imagine que um banco deposite todos os dias uma determinada quantia em sua conta e a meia-noite esse valor é automaticamente zerado e reiniciado. Provavelmente você irá tentar gastar todo o dinheiro diariamente antes da meia-noite. O mesmo não acontece com o tempo, você não pode antecipar ou reservar um pouco para o dia seguinte.

Deus dá a todos o mesmo tempo, o que for investido erroneamente será perdido. Alguém disse: “Ontem é história: amanhã é um mistério: hoje é um presente… é por isso que é chamado de “presente”. Por isso que precisamos fazer o melhor uso do tempo que temos agora.

Há duas palavras no grego que definem o significado de tempo:

  • Chronos é o tempo definido e conhecido. Por exemplo, se começarmos a trabalhar às 8h, esse será o horário dos chronos. É a hora em que todos nós sabemos. A palavra “chronos” é a origem da palavra “cronologia”.
  • Kairos é o tempo que não sabemos e não podemos definir. Este é o tempo designado nos propósitos de Deus. O tempo de Kairos se refere a uma janela de oportunidade, mas essa janela também é uma oferta por tempo limitado. É um momento de Deus!

Em Lucas 19:41-44 temos a passagem onde Jesus chorou sobre Jerusalém. Por que Jesus chorou? Porque eles não reconheceram e perderam o tempo kairós (oportunidade). Jesus estava ali diante de Jerusalém, ele previu a destruição da cidade, mas eles o rejeitaram.

Devemos usar bem o tempo disponível. Deus é o Senhor do tempo e quando não usamos sabiamente o tempo, desonramos a Deus. Somos administradores do nosso tempo, um dos recursos mais importante da vida, o tempo representa oportunidades. Quando não aproveitamos o tempo chronos, que é o tempo definido e conhecido, podemos não reconhecer o tempo Kairos que representa as oportunidades que surgem e desaparecem.

Outra passagem bíblica sobre o tempo encontra-se em Mateus 25, a parábola das virgens. Todas tinham lâmpadas, porém cinco levaram azeite de reserva enquanto as outras cinco não se prepararam para esperar o noivo. Quando o noivo chegou para a festa, a porta e abriu e só entraram as virgens que tinham azeite de reserva.

Por que as virgens que não tinham reservas de azeite ficaram de fora? Elas não se preparam a tempo; não respeitaram o tempo, deixaram para comprar o azeite na última hora; não reconheceram o tempo kairós, o noivo veio na hora que não esperavam.

A pessoa pode ser um bom cristão, frequentar regularmente uma igreja, ler a Bíblia, mas se não honrar o tempo chronos (tempo definido e conhecido), jamais reconhecerá o tempo kairós quando chegar.

Conselho, procure usar o seu tempo com sabedoria, trate suas tarefas com responsabilidade e cumpra-as dentro do tempo. Você não sabe quando a oportunidade (chronos) irá surgir.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s