Perdoa as nossas ofensas


Mateus 6.12 – Perdoa as nossas ofensas como também nós perdoamos as pessoas que nos ofenderam.

O cristão deve estar sempre atento para não cair nas armadilhas do diabo e seus agentes que agem com sutileza, astúcia e engano. O diabo é especialista em cegar as pessoas e gerar reações negativas a partir de uma ofensa. Quando a ofensa é alimentada gera dores, ciumes, ressentimentos, ódio e inveja que trarão escândalos, divisões, separação, traições e rupturas nos relacionamentos.

Assista o vídeo dessa mensagem em nosso canal

I – PRECISAMOS APRENDER A PERDOAR QUEM NOS OFENDE

O que acontece quando alguém não perdoa uma ofensa? Marcos 11:25,26 – E, quando estiverem orando, perdoem os que os ofenderam, para que o Pai de vocês, que está no céu, perdoe as ofensas de vocês. 26 [Se não perdoarem os outros, o Pai de vocês, que está no céu, também não perdoará as ofensas de vocês.]

Jesus ensinou aos discípulos que se não fossem capazes de perdoar, não poderiam receber o perdão (Mateus 6:15; Lucas 6:37; Marcos 6:12). A forma como você perdoa alguém que te ofendeu é o mesma como será perdoado.

Em Mateus 18, Jesus ensinou que os discípulos deveriam ser capazes de perdoar a mesma pessoa até 70 vezes 7, esse era um número infinito para os judeus naquela época, ou seja, perdoe sem limites quantas vezes for necessário. As vezes ouvimos alguém dizer: Eu amo a Deus, só não amo aquele irmão que me ofendeu. Quem diz isso está pecando, pois a Bíblia diz em I João 4:20 – Se alguém diz: “Eu amo a Deus”, mas odeia o seu irmão, é mentiroso. Pois ninguém pode amar a Deus, a quem não vê, se não amar o seu irmão, a quem vê.

II – AUSÊNCIA DE PERDÃO GERA VINGANÇA

Quando a pessoa ofendida não perdoa, ela gera outro sentimento pernicioso – a vingança, uma armadilha fatal contra os crentes desavisados, Romanos 12:17, 19. Não devemos agir com vingança, Deus é o justo juiz que julga retamente e retribui a cada pessoa segundo a Sua justiça, que é Cristo.

Se alguém te ofendeu e posteriormente teve em encontro com Cristo, se arrependeu e se converteu verdadeiramente, a morte de Jesus no Calvário cancela toda a dívida. Tiago 4:12 – Deus é o único que faz as leis e o único juiz. Só ele pode salvar ou destruir. Quem você pensa que é, para julgar os outros?

III – A VINGANÇA GERA AMARGURA

Quando a pessoa é movida pela vingança e vê seu oponente em boas condições, passa a sentir amargura pelo bem-estar do outro. A amargura deve ser combatida, se a força da ofensa continuar crescendo irá chegar a vingança e a amargura, seus frutos serão terríveis, Hebreus 12:15 – Tomem cuidado para que ninguém abandone a graça de Deus. Cuidado, para que ninguém se torne como uma planta amarga que cresce e prejudica muita gente com o seu veneno.

A amargura caminha de mãos dadas com o ódio e raiva, quanto mais tempo permanecer no coração de alguém, mais fortes serão os maus sentimentos e insensíveis a Palavra de Deus, Efésios 4:31,32 – Abandonem toda amargura, todo ódio e toda raiva. Nada de gritarias, insultos e maldades! 32 Pelo contrário, sejam bons e atenciosos uns para com os outros. E perdoem uns aos outros, assim como Deus, por meio de Cristo, perdoou vocês.

A amargura com ódio pode levar a pessoa ao inferno. Por essa razão Jesus exortou os discípulos para que buscassem a reconciliação, mesmo que a ofensa tenha partido da outra pessoa, Mateus 5:23,24 – Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24 deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta.

Porém, antes de se reconciliar com alguém, esteja certo que você será capaz de liberar o perdão independente da reação da pessoa. Você deve eliminar qualquer sentimento de animosidade em relação ao outro antes de abordá-lo. Se você for pedir perdão para alguém e não estiver preparado emocionalmente e espiritualmente, corre o risco de reagir aos sentimentos negativos e acabar magoando a pessoa ao invés de curá-la.

O que acontece quando você busca a reconciliação e a pessoa não aceita o seu pedido de perdão? Continue tentando até que todas as chances se esgotem. Se a pessoa não aceitar a reconciliação depois de todas as tentativas, você não estará pecando porque fez a sua parte, Mateus 18:16,17 – Se, porém, não te ouvir, toma ainda contigo uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda palavra se estabeleça. 17 E, se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano.

O perdão exige a presença do amor. Tenha o amor de Deus como sua motivação, esse amor nunca falha. Do mesmo modo que Cristo te amou e te livrou da condenação eterna, esteja sempre disposto a perdoar  para receber o perdão.

Seja um mantenedor do nosso ministério através de depósito bancário no

Banco Itaú – Agência 4807 – conta corrente 16747-5 – Assembleia de Deus Independente MICC

Você pode contribuir também através do PagSeguro clicando no link https://pag.ae/7V9AtbrTM

Ou se preferir pode doar pelo PayPal 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s