A Bíblia – base para a nossa vitória


Hebreus 4.12: Pois a palavra de Deus é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Ela vai até o lugar mais fundo da alma e do espírito, vai até o íntimo das pessoas e julga os desejos e pensamentos do coração delas.

A Bíblia é o maior livro escrito e conhecido da humanidade. Ela é: a revelação de Deus à humanidade; dá sabedoria e instrução para todas as circunstâncias da vida; dá conforto em tempos de tristeza e orientação em tempos de confusão; revela e descobre o pecado e mostra o desejo de Deus em perdoar e como obter esse perdão; dá as respostas para os grandes mistérios da vida, tais como, a origem do universo, do ser humano e o verdadeiro propósito da vida; nos ensina lutar contra nossos inimigos espirituais; nos ensina como viver uma vida que agrada a Deus.

II Timóteo 3.16-17 nos diz que a palavra de Deus é proveitosa para doutrinação; reprovação e convicção do pecado; correção e disciplina; instrução e treinamento, nos ensina andar e viver de maneira correta. O resultado esperado na vida do cristão, segundo II Timóteo 3.17 – E isso para que o servo de Deus esteja completamente preparado e pronto para fazer todo tipo de boas ações.

I – O que a Palavra de Deus produz em nós?

  1. Fé em nossos corações. Romanos 10.17: Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo.
  2. Salvação e novo nascimento espiritual. I Pedro 1.23: Pois vocês, pela viva e eterna palavra de Deus, nasceram de novo como filhos de um Pai que é imortal e não de pais mortais.
  3. Alimento, sustentabilidade e fortalecimento espiritual. I Pedro 2.1-2: Portanto, abandonem tudo o que é mau, toda mentira, fingimento, inveja e críticas injustas. 2 Sejam como criancinhas recém-nascidas, desejando sempre o puro leite espiritual, para que, bebendo dele, vocês possam crescer e ser salvos.
  4. Cura e saúde para nossos corpos físicos. Salmo 107.20 – Com a sua palavra, ele os curou e os salvou da morte.
  5. Iluminação mental – sabedoria e entendimento. A entrada da palavra de Deus em nossa mente dissipa qualquer escuridão. Ela renova nossas mentes, muda nosso modo de pensar e muda nossa atitude! Salmo 119.130: A explicação da tua palavra traz luz e dá sabedoria às pessoas simples.
  6. Vitória contínua sobre o pecado e Satanás. Salmo 119.11 – Guardo a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti. Efésios 6.17 – Recebam a salvação como capacete e a palavra de Deus como a espada que o Espírito Santo lhes dá.
  7. Purificação e santificação em nossas vidas. João 17.17 – Que eles sejam teus por meio da verdade; a tua mensagem é a verdade. A palavra de Deus é um detergente de limpeza para o nosso espírito, alma e corpo.

Essas são algumas razões sobre porque devemos aceitar a Bíblia como palavra de Deus e não como a palavra de homens. I Tessalonicenses 2.13 – E existe outra razão pela qual sempre damos graças a Deus. Quando levamos a vocês a mensagem de Deus, vocês a ouviram e aceitaram. Não a aceitaram como uma mensagem que vem de pessoas, mas como a mensagem que vem de Deus, o que, de fato, ela é. Pois Deus está agindo em vocês, os que crêem.

II – Como estudar a Bíblia?

O fator mais importante no estudo da Bíblia é conhecer o seu autor e estudá-la junto com Ele. Comece cada sessão com oração, pedindo ao Espírito Santo para dirigir sua leitura e estudo. Espere que Ele o guie e ilumine enquanto lê as escrituras. Leia-a regularmente todos os dias. Programe sua leitura da Bíblia em sua agenda diária.

Estude a Bíblia devocionalmente com personalidade, na presença de Deus, aprendendo a ouvir a Sua voz e ser obediente a ela. Esse tipo de estudo enriquece o homem interior e nos permite ouvir a voz de Deus sobre como fazer Sua vontade e viver uma vida cristã mais rica e recompensadora. Não tenha receio em questionar o que diz as escrituras, pesquise diligentemente as respostas.

  • Pergunte a si mesmo: Quem está falando? O que ele disse? Quando ele disse isso? Para quem Ele disse isso? Como isso se aplica a mim? O que posso aprender com isso? O que essa passagem me ensina sobre Jesus? Existe algum pecado mencionado que eu preciso confessar? Existe algum comando que eu preciso obedecer? Existe uma promessa que eu possa reivindicar?

Memorize as escrituras, isso te trará muitos benefícios. A escritura vai com você onde quer que você esteja. Você pode meditar sobre isso a qualquer momento. Faça das escrituras parte dos seus pensamentos diários. Salmo 40.8 – Eu tenho prazer em fazer a tua vontade, ó meu Deus! Guardo a tua lei no meu coração.

Medite na Palavra de Deus. A meditação bíblica é extremamente perspicaz e penetrante, ela é mencionada e encorajada na Bíblia em numerosas ocasiões. Josué foi instruído a meditar na palavra de Deus dia e noite, a fim de alcançar o sucesso (Josué 1:8). O homem abençoado do Salmo 1 é alguém que meditava na Palavra de Deus, Salmos 1:2 – Pelo contrário, o prazer deles está na lei do SENHOR, e nessa lei eles meditam dia e noite.

  • Meditar significa: Pensar com cuidado; considerar algo cuidadosamente de todos os ângulos; investigar e examinar algo de perto; refletir sobre algo longamente e com muito cuidado.

George Muller – Bristol, Inglaterra, disse certa vez: Grande tem sido a bênção de constantes dias de estudos diários e diligentes da Palavra de Deus. Eu vejo como um dia perdido quando eu não tive um bom tempo para a Palavra de Deus.

Que Deus te abençoe e possa dedicar-se ao estudo da Bíblia Sagrada. Atos 20.32: – E agora eu os entrego aos cuidados de Deus e da palavra da sua graça. Pois ele pode ajudá-los a progredir espiritualmente e pode dar-lhes as bênçãos que guarda para todo o seu povo.

Seja um mantenedor do nosso ministério através de depósito bancário no

Banco Itaú – Agência 4807 – conta corrente 16747-5 – Assembleia de Deus Independente MICC

Você pode contribuir também através do PagSeguro clicando no link https://pag.ae/7V9AtbrTM

Ou se preferir pode doar pelo PayPal 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s