O crente que resiste as tentações


Tiago 1.13-15: Quando alguém for tentado, não diga: “Esta tentação vem de Deus.” Pois Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo não tenta ninguém. 14 Mas as pessoas são tentadas quando são atraídas e enganadas pelos seus próprios maus desejos. 15 Então esses desejos fazem com que o pecado nasça, e o pecado, quando já está maduro, produz a morte.

Alguém disse: “Eu tenho uma boa razão para você se afastar da tentação agora mesmo”. Quer saber qual é boa razão? Deus. Eu escolho Deus e você?

A origem da tentação está registrada em Gênesis 3:1-5. Ela começa com uma sugestão: É verdade que Deus mandou que vocês não comessem as frutas de nenhuma árvore do jardim? O diabo sempre segue com uma mentira (Gênesis 3.4) – Vocês não morrerão coisa nenhuma! Tão logo você esteja convencido a pecar, você se entrega à tentação (Gênesis 3.6).

Como surge a tentação? Deus nunca é tentado a fazer o mal e Deus nunca tenta ninguém. Todos os seres humanos são tentados a pecar pelos próprios desejos, esses desejos nos arrastam para as práticas pecaminosas. Esses desejos pecaminosos geram o pecado. Quando permitimos que o pecado cresça e nos domine, ele dá à luz a morte, Tiago 1:14: Mas as pessoas são tentadas quando são atraídas e enganadas pelos seus próprios maus desejos.

Deus em sua maravilhosa graça sempre nos oferece um plano de escape, I Coríntios 10.13. As tentações são comuns ao homem, exemplo do Rei Davi que foi dominado pela Luxúria dos olhos e da carne. Deus nunca permitirá que você seja tentado além de sua capacidade de lidar de lidar com o pecado. Quando você for tentado, Deus criará uma maneira para que você possa escapar. Isso não quer dizer que irá surgir um anjo e te livrar da tentação. José escapou da esposa de Potifar e pagou um preço por sua honestidade, mas no final foi recompensado por Deus.

Como superar a tentação? Seja prudente, vigie e ore sempre (Mateus 26:41; Lucas 22:40); saiba quem você é em Cristo (II Coríntios 5:21); conheça a sua autoridade como filho de Deus, a autoridade é seu direito de usar o poder de Deus impondo sua palavra em cada situação (I João 4:4). Outras atitudes que você deve ter:

  • Fuja da tentação! Muitas vezes, a melhor maneira de vencer a tentação é simplesmente fugir. Existem algumas tentações, como as tentações da carne, que às vezes somos fracos demais para superar. A melhor maneira de ser vitorioso nesses momentos é simplesmente sair correndo, fugir ou pegar um táxi. Não seja simpático com a tentação, ela pode te envolver e destruir a tua vida.
  • Estude a palavra de Deus. Como crente, ter a Bíblia Sagrada simplesmente não é suficiente; você precisa estudá-la diligentemente, com determinação e sinceridade de propósito. Cristo, nosso exemplo perfeito, venceu a tentação com a Palavra de Deus. Em todos os casos, ele lembrou ao diabo o que “está escrito”. Como crente, você precisa tornar a Bíblia Sagrada sua melhor companheira e referir-se a ela sempre que for tentado pelo diabo.
  • Associe-se a outros crentes. A bíblia deixa bem claro que estamos no mundo, mas não somos do mundo; não podemos fugir do mundo físico, mas devemos viver pela graça a fim de superar todas as tentações que surgem em nosso caminho. Não abandonar a nossa congregação (Hebreus 10.25) é a parte da escritura a que você deve se referir sempre que o pensamento de se isolar de outros crentes vem à sua mente. Precisamos da companhia de outros crentes para crescer na fé, vencer o medo e expandir o Reino de Deus.
  • Cante louvor e adore a Deus com músicas. Cante canções piedosas que mantenha vivo o seu ser espiritual, essa prática deve fazer parte da sua vida diária como um crente.
  • Evite estar com pessoas que praticam o pecado habitualmente e lugares onde há tentação. A Bíblia nos admoesta a evitar a má companhia, as más aparições e os pecados que constantemente nos assediam. Manter-se longe dos agentes das tentações pode ajudá-lo a superar as tentações como um crente, Hebreus 12.1; I Ts 5.22.
  • Resista ao diabo. Cristo, nosso Senhor, resistiu ao diabo durante seu ministério terreno. A Bíblia nos assegura em Tiago 4.7 que, se resistirmos ao diabo, ele fugirá de nós. Além de orações, meditação e canto etc., há situações que precisam de sua rejeição direta acerca da sedução de Satanás.

Você conhece as áreas fracas da sua vida. Peça a Deus para ajudá-lo a lidar com elas e compartilhar as dificuldades que você tem nessas áreas com irmãos e irmãs cristãos maduros que possam ajudá-lo. Comprometa-se a observar e orar por essas áreas fracas. Lide com elas individualmente até você se tornar vitorioso em cada área.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s