A quem vencer ….


Quando João estava prisioneiro na Ilha de Patmos, ele recebeu numa visão sete mensagens para sete igrejas da Ásia. Em cada carta vemos que Jesus não vê a igreja do mesmo modo que as pessoas naturais veem. Uma igreja que aparenta ser rica aos olhos humanos; aos olhos de Jesus pode ser pobre; vice-versa. Eis a mensagem de Cristo a igreja de Filadélfia, Apocalipse 3:7-13.

I – Jesus se apresenta a igreja de Filadélfia como: o santo e verdadeiro; o que tem a chave que pertencia ao rei Davi; o que abre a porta e ninguém fecha, que fecha e ninguém abre. Verso 7 – Ao anjo da igreja de Filadélfia escreva o seguinte: Esta é a mensagem daquele que é santo e verdadeiro. Ele tem a chave que pertencia ao rei Davi; quando ele abre, ninguém fecha, e quando ele fecha, ninguém abre.

Assista o vídeo dessa mensagem:

II – Jesus tem uma mensagem para a igreja de Filadélfia. Ele conhece a sua igreja, sabe quais são as suas obras e tem um diagnóstico espiritual sobre a igreja, diferente do que ela aparenta ser no mundo natural. Verso 8 –“Eu sei o que vocês estão fazendo (conheço as tuas obras ARA). Sei que têm pouca força. Vocês têm seguido os meus ensinamentos e têm sido fiéis a mim. Eu abri diante de vocês uma porta que ninguém pode fechar.

  • 1º – Eu sei … que têm pouca força. Filadélfia era uma igreja com pouca força, talvez pela condição socioeconômica dos seus membros, pela ausência de influência política e social. Isso me faz lembrar das palavras do profeta Isaias acerca do Messias, em Isaias 53:1-3 – O povo diz: “Quem poderia crer naquilo que acabamos de ouvir? Quem diria que o SENHOR estava agindo? 2 Pois o SENHOR quis que o seu servo aparecesse como uma plantinha que brota e vai crescendo em terra seca. Ele não era bonito nem simpático, nem tinha nenhuma beleza que chamasse a nossa atenção ou que nos agradasse. 3 Ele foi rejeitado e desprezado por todos; ele suportou dores e sofrimentos sem fim. Era como alguém que não queremos ver; nós nem mesmo olhávamos para ele e o desprezávamos.
  • 2º – Eu sei … Vocês têm seguido os meus ensinamentos. Filadélfia era uma igreja do ponto de vista natural fraca porque tinha pouca força, mas aos olhos de Cristo ela era grande em poder porque guardava Seus ensinamentos. Diante de Deus os que parecem fracos são fortes – “Sardes tinha nome e fama, mas não tinha vida. Filadélfia não tinha fama, mas tinha vida e poder.”
  • 2º – Eu sei que vocês … têm sido fiéis a mim. Filadélfia era uma igreja fiel, mesmo tendo pouca força guardou a Palavra de Deus e não negou o nome de Jesus. A força de Filadélfia não estava nas estruturas, nas finanças ou nas pessoas, a sua força vinha de Deus.

Foi Jesus quem colocou a porta aberta diante da igreja de Filadélfia, ninguém seria capaz de fechar essa porta até o dia determinado por Cristo. Essa porta continua aberta em nossos dias, mas vai chegar o dia em que Cristo fechará a porta e ninguém poderá abrir.

As pessoas que aceitaram a Cristo, já entraram por essa porta que é Jesus (João 10:9). Não é uma porta fácil de acessar (Mateus 7:13-14), muitos tentam e não conseguem porque é uma porta estreita e apertada. A porta da salvação abre outra porta para a igreja, que é a evangelização.

A igreja de Filadélfia enfrentou algumas barreiras para acessar a porta da evangelização: ela tinha pouca força; ela enfrentou a oposição dos falsos judeus; uma grande tribulação se aproximava. Por essa razão anima a Sua igreja com uma mensagem de recompensa a quem permanecer fiel.

Jesus garante proteção a sua igreja, mesmo que os inimigos persigam e odeiem a igreja, vai chegar o dia em que Cristo revelará o seu grande amor por ela. A igreja será honrada pelo Senhor, verso 9: Escutem! Quanto àquela gente que pertence a Satanás, aqueles mentirosos que afirmam que são judeus, mas não são, eu farei que eles venham e caiam de joelhos diante de vocês. E todos eles saberão que eu amo vocês.

Jesus promete não abandonar a igreja fiel em tempos de aflições. A igreja que não cede as pressões do mundo, que vive o evangelho verdadeiro, jamais será abandonada por Jesus. Nenhum poder humano ou espiritual irá deter a igreja de Cristo, verso 10 – Vocês têm obedecido à minha ordem para aguentar o sofrimento com paciência, e por isso eu os protegerei no tempo da aflição que virá sobre o mundo inteiro para pôr a prova os povos da terra.

Jesus promete que irá recompensar a igreja perseverante, fiel, que segue até o fim, versos 11, 12 – Eu venho logo. Guardem o que vocês têm, para que ninguém roube de vocês o prêmio da vitória. 12 A pessoa que conseguir a vitória, eu farei com que ela seja uma coluna no templo do meu Deus, e essa pessoa nunca mais sairá dali. E escreverei nela o nome do meu Deus, a nova Jerusalém, que virá do céu, da parte do meu Deus. E também escreverei nela o meu novo nome.

Seja um mantenedor deste Ministério

Ajude-nos a levar o evangelho para quem precisa ser alcançado e a contribuir para o ministérios dos pregam a Palavra de Deus.

R$100,00

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s