Discipulado: Qual é a tua decisão?


A vida é cheia de decisões. Qual caminho devo seguir? Qual direção devo seguir? Em que faculdade devo estudar? Quais assuntos devo escolher? Qual trabalho devo fazer? Com qual pessoa devo me casar? Onde devo morar? Antes de se comprometer com algo que vai afetar o resto da sua vida, você deve fazer alguns exames em sua consciência primeiro.

Você deve tomar algumas grandes decisões. Você deve ter certeza de certas coisas. Você deve estar convencido que o que você compromete a sua vida é completamente digno do seu tempo, seus esforços e os preciosos anos de sua vida que você se dedicar a ela. Se isso é verdade no trabalho que você escolhe ou nos objetivos da vida que você segue, isso é ainda mais verdadeiro no discipulado.

Para Jesus o chamado ao discipulado é comprometer toda a sua vida com Ele, não apenas uma parte. Esta não é uma decisão pequena! Jesus requer tudo ou nada! Ao olharmos para os doze discípulos, vemos que eles logo encararam algumas grandes decisões quando começaram a seguir a Jesus. Eles tiveram que chegar a uma profunda convicção (crenças fortes) antes de estarem dispostos a comprometer toda a sua vida com Ele.

Essa mesma verdade se aplica a toda pessoa que decide seguir Jesus. Para se tornar plenamente comprometida como um discípulo de Jesus Cristo, ela deve primeiramente ter certeza de três coisas importantes. A pessoa de Jesus (quem é ele?); Seu próprio eu (quem sou eu?); O caminho para encontrar significado e propósito na vida.

I – QUEM É JESUS PARA VOCÊ? Mateus 16:13-20

Ouvir o chamado de Cristo como um jovem discípulo pode não ser fácil ao enfrentar perguntas difíceis para responder. Quem é esse que eu estou seguindo? Devo entregar toda a minha vida a ele? Ele é digno da minha confiança? Eu poderia seguramente colocar minha vida em Suas mãos?

Os primeiros discípulos enfrentaram o mesmo tipo de decisão. No início, eles seguiram Jesus casualmente. Eles tinham fortes esperanças de que Jesus era o tão esperado Messias de Israel. Mas eles ainda não tinham certeza. E porque eles não tinham certeza, eles não estavam totalmente comprometidos em segui-lo.

Mas antes que pudessem ir muito longe no discipulado, eles tinham que ter certeza de que Jesus era tudo o que ele dizia ser. Eles tinham que ter certeza de que Ele era o certo a seguir. Eles tiveram que responder a importante pergunta que Jesus lhes fez: – E vocês? Quem vocês dizem que eu sou?

Esta é uma das questões mais importantes da vida. Não é suficiente responder a essa pergunta dizendo o que outras pessoas pensam – seus pais, seu pastor ou seus amigos. A questão torna-se pessoal: “Quem é Jesus para você?” É uma questão que todos devem responder com convicção profunda antes que possa avançar ao longo do caminho do discipulado cristão.

A resposta de Pedro foi clara: – O senhor é o Messias, o Filho do Deus vivo. Pedro chegou a duas fortes convicções sobre a pessoa de Jesus. Jesus era o Messias que os profetas do Antigo Testamento falaram por muitos séculos. Mas, era mais que isso, Ele era o Filho de Deus.

Quem você acredita que é Jesus? Você chegou a alguma convicção forte sobre quem Ele é? Ele quer dizer algo especial para você? Ele é diferente de todos os outros? Até que você venha ver (como Pedro) quem Jesus realmente é de uma maneira pessoal, você nunca irá muito longe no caminho do discipulado. Você pode seguir como um em meio as multidões, mas nunca seguirá Jesus como um discípulo próximo. Como você pode chegar a este conhecimento de Jesus? Assim como Pedro fez – através da revelação divina. Peça a Deus, pelo Seu Espírito, que se mostre a você. Tal revelação mudará sua vida.

II – CONHEÇA-TE A TI MESMO, Lucas 5:1-11.

Quem é você? Do lado de fora, você é o que você vê. Mas no interior, você é uma mistura de certas emoções e pensamentos, esperança e medos, forças e fraquezas, alegria e tristezas, desejos e decepções que são conhecidos apenas por você, mas nem sempre para os outros. Há algumas partes da sua vida que nem mesmo você entende completamente. Mesmo que você tenha vivido muitos anos, você ainda não pode dizer completamente que conhece a si mesmo completamente. Quem sou eu? Se eu não puder responder a essa pergunta por mim, quem pode?

Um resultado importante de seguir a Cristo é o crescimento interior. Ao conhecer melhor a Cristo, você se conhecerá melhor. Na verdade, você não pode ir muito longe no discipulado até ter chegado ao autoconhecimento de duas coisas sobre si mesmo:

 A primeira é reconhecer que a sua maior força não é suficiente, I Coríntios 1:25. Esta é uma lição importante que todo discípulo deve aprender sobre si mesmo antes que ele possa ir mais longe no discipulado. O crescimento no discipulado exige que eu não apenas entregue minhas fraquezas ao controle de Cristo, mas também a minha força.

A segunda é reconhecer a pecaminosidade do seu próprio coração. O milagre de pegar peixe trouxe Pedro para uma grande crise em sua vida. Mostrou-lhe claramente a glória e a santidade de Cristo. Mas também mostrou a ele sua própria pecaminosidade e indignidade. A revelação da glória de Cristo sempre faz isso. Nunca deixa um homem de pé com sua autojustiça e orgulho. Isso o leva aos pés de Jesus em humilde confissão de que ele não é apto para ser tudo o que Jesus o chama para ser. O crescimento no discipulado requer que o Espírito Santo nos mostre mais da nossa vida egoísta e como lidar com isso, veja Isaías 6.1-6.

Quem sou eu? É somente através do discipulado que você pode realmente responder a essa pergunta. E esta é uma questão que você deve enfrentar se quiser avançar no discipulado. Você deve entender que em relação a Cristo você é fraca e pecador. Essa revelação não pretende te deixar miserável e infeliz. Em vez disso, significa trazer-te para um lugar do discipulado de si mesmo, para que você possa ter liberdade crescente para servir a Cristo de todo o coração (v. 11; Isaías 6.7-8).

III – VOCÊ ESTÁ NO CAMINHO CERTO? João 6:60-69.

Você já andou por uma mata e teve a triste sensação de estar no caminho errado? Tal situação faz com que você se sinta inseguro, diminua o seu progresso e pode até mesmo fazê-lo voltar para encontrar outra maneira melhor. Para chegar ao lugar certo, você deve decidir se está no caminho errado e voltar, ou então se certificar de que está indo na direção certa. Para seguir em frente no discipulado, você deve chegar ao ponto em que tem plena certeza de que está no caminho certo, que Jesus é o único caminho.

O caminho para o discipulado cristão é apenas uma estrada entre muitos caminhos. Ao nosso redor hoje existem muitos caminhos que podemos escolher para seguir. Existem muitas outras vozes nos chamando. E cada uma promete as respostas para a vida. Há o caminho da tradição e dos costumes do passado; o caminho da educação e da aprendizagem; o caminho do materialismo, dinheiro e posses; o caminho do prazer e da excitação; o caminho do comunismo, animismo, budismo, hinduísmo, islamismo ou outro tipo de sistema religioso. Há muitas estradas e muitas vozes chamando Este é o caminho! Que pena passar a vida seguindo um caminho que no final te deixa vazio, insatisfeito e perdido!

Existe apenas um caminho. Jesus deixou bem claro que há apenas um caminho para a vida – um caminho estreito e difícil que poucas pessoas encontram (Mateus 7.14). Esse é o caminho de Jesus, o caminho do discipulado (João 14.6). No início, grandes multidões seguiram Jesus. Mas, quando eles aprenderam que o caminho do discipulado era difícil, um por um, eles se afastaram e não O seguiram mais.

Jesus virou-se para os doze que permaneceram e perguntou-lhes: – Será que vocês também querem ir embora?  Qual foi a resposta deles? Jesus nunca nos obrigou para sermos Seus discípulos. Ele deixa essa decisão para nós. Mas, se nos tornarmos seus discípulos verdadeiros, chegará o tempo em que teremos que decidir: Eu estou no caminho certo ou não? Irei com Cristo ou retornarei? Eu vou continuar ou desistir? Não pode haver escapatória dessa decisão. Ser um discípulo é uma decisão que você deve tomar.

Seja um mantenedor deste Ministério

Ajude-nos a levar o evangelho para quem precisa ser alcançado e a contribuir para o ministérios dos pregam a Palavra de Deus. Inscreva em nosso canal no Youtube.com/IndependenciaCristo

R$100,00

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s