Discipulado: Missão da igreja


Como igreja, devemos treinar e encorajar os crentes. O discipulado é um processo vital de desenvolvimento espiritual até que todos cheguemos à plenitude de Jesus Cristo, Marcos 3:13-16. O discipulado é o relacionamento entre um professor (discipulador) e um aluno (discípulo). Um discípulo cristão, pela graça de Deus, torna-se cada vez mais semelhante a Cristo através de uma vida de fé e obediência. Ao olhar para o ministério de Jesus e a igreja primitiva, vemos que o discipulado holístico envolve alguém treinando seu discípulo na Palavra, Relacionamento e Ministério.

O modelo foi definido para nós. A missão de nos equipar como crentes para comunicar nossa fé ao mundo foi um grande componente do discipulado na abordagem de Jesus. Palavra, Relacionamento e Ministério trabalham juntos para modelar de forma holística os princípios de discipulado ensinados por Jesus.

O discipulado é um chamado ao compromisso pessoal com Jesus, para estar com ele e conhecê-lo (Marcos 3:14). Ele designou doze (a quem ele nomeou apóstolos), para que eles pudessem estar com ele e que ele pudesse [então] enviá-los para pregar. A chama é para apreciá-lo e se tornar como ele (Lucas 6.40). O objetivo do discipulado é desenvolver crentes saudáveis que andem pela fé, comuniquem sua fé e multipliquem sua fé.

O discipulado é uma convocação para seguir Jesus e isso às vezes não é fácil. Ele requer obediência exclusiva, completa e inabalável a si mesmo. Jesus apontou as pessoas para si mesmo e as chamou para se comprometerem radicalmente a ele. Lucas 9.23-24 – Então ele disse a todos eles: “Se alguém quiser ser meu seguidor, ele deve negar a si mesmo, tomar sua cruz diariamente e seguir-me. Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá, mas quem perde a sua vida por minha causa salvá-la-á.

O discipulado é um chamado para fazer discípulos. Jesus convocou seus discípulos dizendo: “Vem, segue-me, e eu farei de vós pescadores de homens” (Mateus 4:19; 28:18,19; Marcos 1:17).

Quais são as exigências bíblicas na escolha de um discípulo? Cristo modelou o princípio de que a seleção de discípulos é a chave para o discipulado. II Timóteo 2.2. Devemos procurar por três qualidades principais em um discípulo:

  1. Fiel – Confiança de que o que você está confiando à pessoa estará em boas mãos.
  2. Disponível – É difícil treinar alguém que não esteja por perto. Portanto, um discípulo em potencial deve demonstrar disposição para estar perto de você. Ele ou ela deve modelar o compromisso.
  3. Ensinável – É impossível ensinar alguém que pensa que sabe tudo e não é receptivo à instrução ou repreensão. Assim como Jesus ensinou, não devemos desperdiçar a mordomia de nossas vidas com quem conhece tudo.

Jesus deixou um modelo de treinamento de discipulado para seguirmos: primeiro, Jesus ministrava e discipulava enquanto os discípulos observavam, João 1:35-43; Jesus ministrava e os discípulos assistiam, Lucas 8.49-56; os discípulos ministravam e Jesus observava, Marcos 6:35-44; os discípulos foram enviados para ministrarem e relataram a Jesus, Lucas 10.1-21.

O caminho para fazer novos discípulos é a Grande Comissão: torne-se um discípulo, Mateus 28:19; seja um aluno ensinável, Lucas 6:40; cumpra a Palavra, João 8:31-32; seja disciplinado para negar-se e faça sacrifícios, Lucas 14:27; 9:24; esteja sob autoridade; submete-se a ela, Mateus 8:9, Hebreus 13:17; seja um seguidor, Lucas 9:23-24.

Como começar a discipular outra pessoa? Encontre alguém que seja ensinável e fiel, a quem você possa treinar, II Timóteo 2:2; construa um relacionamento com essa pessoa, Marcos 3:14; passe tempo com seu discípulo, conheça um ao outro; descubra onde essa pessoa é espiritualmente ativa, avalie as necessidades, construa pontos fortes e trabalhe em áreas frágeis; atribua projetos e escrituras para ler e compartilhar experiências pessoais para trabalhar em áreas fracas; conduza seu discípulo através do processo como você aprendeu a ministrar; ajude-lhe a encontrar alguém para discipular e treinar; encontre outras pessoas que você pode treinar.

Como crente em Jesus Cristo, esteja comprometido com a Grande Comissão de ir a todo o mundo e ganhar o máximo de pessoas que puder no Reino de Deus e fazer discípulos do Senhor Jesus Cristo. seja um crente reprodutor, comprometendo sua vida com aqueles que são fiéis, disponíveis e são capazes de ensinar aos outros também.

Seja um mantenedor deste Ministério

Ajude-nos a levar o evangelho para quem precisa ser alcançado e a contribuir para o ministérios dos pregam a Palavra de Deus.

R$100,00

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s