Cristo vive em mim


Qual era a garantia que o apóstolo Paulo tinha para afirmar em Gálatas 2;20 que Cristo habitava Nele? Ele responde no mesmo verso dizendo que a sua vida estava firmada na fé em Cristo, em outras palavras, Paulo estava dizendo que: “esta vida que vivo agora (Cristo habitando em mim), eu vivo na obediência, no modelo que Cristo determinou para mim…Eu sou controlado por Cristo”

Paulo não é apenas um seguidor de Cristo, ele se apresenta como habitação de Cristo e diz o mesmo acerca da igreja, I Coríntios 3:16 – Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?

Assista a mensagem desse sermão:

I – QUAL A DIFERENÇA ENTRE UM SEGUIDOR DE CRISTO E ALGUÉM QUE TEM CRISTO HABITANDO NELE?

O seguidor é alguém que decide onde, quando e como seguir a Jesus. Quando o assunto não interessa o seguidor vai embora, João 6:66 – Por causa disso muitos seguidores de Jesus o abandonaram e não o acompanhavam mais.

O seguidor tem Cristo habitando em sua vida, mas não entrega o controle para Cristo. É como aquela pessoa que tem energia elétrica instalada em sua casa, mas continua usando velas. De vez em quando acende a luz por um instante, mas logo apaga. A vela não trabalha em rede, a sua luz é individual, enquanto a energia elétrica é compartilhada para todos os ambientes da casa, iluminando-os por igual.

Quem tem Cristo vivendo nele, não decide, não age, não fala sem que Cristo permita. É provável que em algumas situações ele queira fazer diferente, mas ao submeter a vida à Cristo, o poder de Cristo age sobre seus pensamentos e emoções trazendo equilíbrio e ordem de acordo com a vontade de Cristo.

A presença de Cristo não imuniza a pessoa de falhas naturais, porém na medida em que a presença de Cristo vai dominando cada compartimento da sua vida, a transformação vai acontecendo gradativamente. II Coríntios 3:18.

Como uma casa que recebe energia elétrica, o crente deve estar continuamente conectado em Cristo para que a sua luz permaneça acesa, Romanos 8:29 afirma que Deus nos predestinou para sermos conforme a imagem de Seu filho. A luz deve brilhar em todo o tempo, onde quer que esteja. Quem tem Cristo no controle, a sua luz brilha naturalmente, Mateus 5:14-16. Onde Cristo vive, tudo muda, Colossenses 3:9,10.

II – COMO DEVE SER O CORAÇÃO DA PESSOA ONDE CRISTO VIVE?

  • Um coração que perdoa. Efésios 4:32 – Pelo contrário, sejam bons e atenciosos uns para com os outros. E perdoem uns aos outros, assim como Deus, por meio de Cristo, perdoou vocês.
    • Como Jesus foi capaz de amar os seus discípulos? João 13:14,15.
    • Quem sujou os pés dos discípulos enquanto caminhavam? Não importa quem sujou, Jesus limpou as sujeiras que os seus pés geraram. Perdoar é ser capaz de limpar o coração do outro com um gesto de amor.
    • Para lavar os pés uns dos outros, ambos precisam se ajoelhar. Não é possível perdoar sem ter humildade para se prostrar perante o outro e dizer – Eu te perdoo, eu removo as manchas do teu coração, independente de quem as tenha causado.
  • Um coração que ouve e pratica, Tiago 1:22-24 – Não se enganem; não sejam apenas ouvintes dessa mensagem, mas a ponham em prática 23 Porque aquele que ouve a mensagem e não a põe em prática é como uma pessoa que olha no espelho e vê como é 24 Dá uma boa olhada, depois vai embora e logo esquece a sua aparência.
    • Na parábola do semeador, o semeador e as sementes são os mesmos, a diferença está em quem ouve a palavra. Na versão NAA da Bíblia encontramos 13 vezes a expressão “quem tem ouvidos ouça”. Jesus sempre orava e na oração ouviu a voz de Deus, MC 1:35; LC 5:16. Jesus conhecia a Palavra, LC 4:4,8,12. Precisamos de tempo para falar com Deus e ouvir a Sua voz.
    • Dedique um tempo para ouvir a voz de Deus, pela manhã – Sl 88:13, pela tarde – Sl 55:17. Leia a Bíblia em oração, Sl 1:2; Pv 2:4,5.
    • O coração que ouve é aquele que lê ou escuta a Palavra de Deus e a coloca em prática, Tiago 1:25.
  • Um coração de adorador, II Co 3:18 – Portanto, todos nós, com o rosto descoberto, refletimos a glória que vem do Senhor. Essa glória vai ficando cada vez mais brilhante e vai nos tornando cada vez mais parecidos com o Senhor, que é o Espírito.
    • O que é ter um coração de adorador? Há muitas semelhanças entre as pessoas que estão dentro da igreja ou em um avião, ambos estão numa jornada e no final irão dizer se gostaram ou não.
    • Durante o voo alguns dormem, leem revistas, conversam, comem, sentem medo, admiram a paisagem etc. Mas, vez ou outra, tem aqueles que aventuram em conhecer o piloto e a cabine de comando, eu penso que essa é a parte mais interessante, conhecer os painéis de comando e falar com quem comanda o avião.
    • Como você se prepara para vir adorar a Deus? Se você recebesse um convite para tomar café com o presidente do seu País ou uma celebridade, você iria de qualquer jeito ou se prepararia para o Encontro? Quem sabe você seja convidado para visitar a cabine e conhecer o piloto.
    • Certa vez Jesus foi adorar e levou consigo 3 discípulos. Enquanto adoravam, Mateus 17:2 – Ali, eles viram a aparência de Jesus mudar: o seu rosto ficou brilhante como o sol, e as suas roupas ficaram brancas como a luz. o rosto de Jesus brilhava.
    • O rosto é uma das partes mais exposta do corpo e reflete o nosso estado de espírito. Através da adoração Deus mostra a sua face a fim de mudar a nossa face. A adoração é como sair do banco de passageiro e visitar a cabine e conhecer o piloto, é ter uma percepção de quem está no controle, uma visão de quem é Deus.
    • A nossa missão não é mudar nossa face para mostrar o brilho de uma luz de vela, mas deixar que Deus brilhe a sua glória através de nossa face, a energia elétrica tomando cada parte da casa e iluminando todo o ambiente.
  • Um coração puro, I Pedro 5:8,9 – Estejam alertas e fiquem vigiando porque o inimigo de vocês, o Diabo, anda por aí como um leão que ruge, procurando alguém para devorar. 9 Fiquem firmes na fé e enfrentem o Diabo porque vocês sabem que no mundo inteiro os seus irmãos na fé estão passando pelos mesmos sofrimentos.
    • O nosso coração é o solo, os nossos pensamentos são sementes que alimentam esse solo. Essas sementes são regadas a partir das palavras que ouvimos e coisas que vemos. Portanto, o nosso coração é regido pelos nossos pensamentos, Gálatas 6:7.
    • Por isso devemos guardar a nossa mente das coisas ruins que geram (pensamentos) sementes ruins, que se forem cultivadas irão contaminar o coração. Um coração impuro restringe a presença de Cristo, Pv 4:23 – Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida (coração) é dirigida pelos seus pensamentos.
    • Como você reage a situações do dia a dia? O que você ouve ou vê regam seus pensamentos? se você não vigiar o seu coração será contaminado e mesmo que haja sementes boas em teu coração, elas poderão morrer porque o teu coração está contaminado.
    • Alguns exemplos de sementes que Jesus não permitiu que contaminassem a sua mente:
      1. Arrogância, superioridade, ostentação e orgulho João 6:14,15.
      2. Heresia, tendência a contrariar as verdades bíblicas a fim de satisfazer o seu ego pessoal ou de outros, Mateus 16:21,23.
      3. Gozação, chacota, zombaria da sua fé, Marcos 5:38-40.
    • Para ter um coração puro devemos pensar como Jesus, regar as sementes boas e eliminar qualquer erva daninha de nossa mente antes que atinja o coração. Filipenses 2:5,6.
      • Como isso é possível? O apóstolo Paulo nos dá a receita em II Coríntios 10:4,5 – As armas que usamos na nossa luta não são do mundo; são armas poderosas de Deus, capazes de destruir fortalezas. E assim destruímos ideias falsas 5 e também todo orgulho humano que não deixa que as pessoas conheçam a Deus. Dominamos todo pensamento humano e fazemos com que ele obedeça a Cristo.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s